collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Interface serial rs232 com breaduino  (Lida 2420 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Interface serial rs232 com breaduino
« em: 26 de Junho de 2013, 20:04 »
Boas, venho por este meio pedir uma ajudinha com a ligação de um breaduino que esta a funcionar(o programa que vem de origem no bootloader(blink)), mas não estou a conseguir programar o mesmo através das minhas tentativas de interface serial.

Até agora tentei dois circuitos diferentes para o interface um com o max232 e outro com componentes básicos (transístores díodos etc..)

Aqui apresento os esquemas/resources pelas quais me guiei:

Breaduino(a funcionar normalmente, quase todos disser para construi-lo +- desta maneira): http://www.appliedplatonics.com/breaduino/steps.html

Interface com max232():


Uploaded with ImageShack.us

Interface com componentes básicos:


Uploaded with ImageShack.us

Em ambas as interfaces estou a utilizar um cabo usb-serial(em principio com os drives propriamente instalados):http://www.inforpascoa.pt/media/image/UA0042_lg.jpg

A questão e que ao fazer upload(depois de seleccionar a porta e o bootloader adequado) o IDE continua a não conseguir fazer o upload para a bread.

Gostava se possível que me iluminassem com a possibilidade de algum passo do qual eu me esteja a esquecer(bem me estava a parecer que estava a ser muito fácil..) ou outras ideias, checklist etc.

P.S.peço desculpa se já se falou neste assunto antes no fórum mas eu não encontrei nada que me ajudasse muito.
P.S.ja agora eu já vi gente na internet a programar o breaduino com as ligações próprias de um arduino original á bread, alguém sabe se isto e possível com um arduino mega2560 para um breaduino com atmega328?

Obrigado desde já.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Interface serial rs232 com breaduino
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2013, 20:39 »
Ele está a fazer o reset automatico?
Por vezes nem sempre funciona, e mal ele acabe de compilar, carrega no botão de reset.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Interface serial rs232 com breaduino
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2013, 22:21 »
Em alguns conversores USB<->Série o pino 4 não funciona (não implementaram), e portanto o reset não é feito automáticamente.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Interface serial rs232 com breaduino
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2013, 00:28 »
Funcionou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! finalmente uma coisa me corre bem!!! funcionou com o circuito de componentes simples (circuito que não tem o MAX232)   Obrigado a ambos, a ti njay pelo esquema do circuito e a ti senso pela dica do reset logo depois da compilação :)
PS. já agora que "estou com a mão na massa" não há problema nenhum em ter a fonte de alimentação a alimentar o breaduino e o cabo serial ao mesmo tempo ligados ao circuito pois não?
Agora meu próximo objectivo e me informar acerca de como fazer o burn do bootloader :)

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Interface serial rs232 com breaduino
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2013, 23:33 »
Hehe hoje descobri porque e que não estava a conseguir fazer reset automaticamente no circuito simples lol! no esquema do circuito pensava que a ligação /RESET estava ligada ao ground no cruzamento (o que não fazia sentido nenhum lol), esqueci-me que para haver realmente ligação condutora tinha de haver um pontinho no cruzamento de duas linhas, aqui fica a observação caso algum novato como eu caia na mesma.