collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Prova de Aptidão profissional  (Lida 17195 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Prova de Aptidão profissional
« em: 12 de Abril de 2015, 15:45 »
Boas,
Eu estou a pensar em construir um carro automatizado para o meu projeto final, só que tenho poucos conhecimentos na parte de programação no visual basic, a minha ideia era com um raspberry, um arduino e uma webcam conseguir guiar o carro. Queria saber se alguém me pode ajudar.

Aguardo Resposta

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #1 em: 12 de Abril de 2015, 16:18 »
Boas,
Eu estou a pensar em construir um carro automatizado para o meu projeto final, só que tenho poucos conhecimentos na parte de programação no visual basic, a minha ideia era com um raspberry, um arduino e uma webcam conseguir guiar o carro. Queria saber se alguém me pode ajudar.

Aguardo Resposta
Boas,

Com um arduino YUN e uma webcam consegues fazer isso.
Ao mesmo tempo podes controlar via wifi, porque o arduino YUN conecta-se a uma rede Wifi.

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #2 em: 12 de Abril de 2015, 19:44 »
E como faço a programação com o modulo arduino YUN?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #3 em: 12 de Abril de 2015, 21:10 »
E como faço a programação com o modulo arduino YUN?
De que programação falas? Programação para controlar o carro ou a câmara?
Para a webcam, precisas de seguir isto https://learn.adafruit.com/wireless-security-camera-arduino-yun/introduction
Isso funciona com o sistema linux incorporado no arduino YUN.
Se não perceberes de linux, tens de seguir outros tutoriais.
Podes começar a instalar o programa PuTTY, http://www.putty.org/

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #4 em: 12 de Abril de 2015, 21:30 »
Da programação que tenho de fazer para que através da webcam o carro seja guiado.

Obrigado pela sua ajuda.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2015, 00:00 »
Procura aqui  o fórum, ouve um user que fez isso com processing

StarRider

  • Visitante
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2015, 01:59 »

... se calhar estás um pouco "fora da tua liga", não percebes nada de programação, e pelas
perguntas nem estás minimamente a ver a coisa, possivelmente devias procurar outra "aptidão".

A não ser que recorras à programação com a tal ferramenta especial que muitos arduineiros usam
que é a toolchain "copy&past".

.... another one bites the dust



Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2015, 08:43 »
Como o StarRider falou, penso ser este projecto.
Mas este projecto penso que vai ser muita areia para a tua camioneta  :-\
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6642.0

Pensava que querias guiar tu o carro e não ele sozinho através da webcam.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #8 em: 13 de Abril de 2015, 09:17 »
Eh para entregar neste ano lectivo ou no de 2016?


Se for este ano lectivo, nao eh um bocado tarde para comecar a PAP?
Isso para ser entregue e apresentado em Junho/Julho, ja devia ter sido comecado em Setembro do ano passado.

Quando fui professor, os meus melhores alunos iniciavam as PAP's no Verao anterior! alguns pediam-me ajuda antes do penultimo ano acabar, para irem com trabalho para as ferias.
Faziam trabalhos espectaculares, de invejar alguns alunos universitarios. E com minima ajuda da equipe de professores.
Eram todos agarrados pelas empresas locais nos dias em que acabavam o curso. Eu fazia questao de "os vender" o mais possivel, mereciam.

Os outros... bom, os outros comecavam depois da Pascoa e no fim tinham de fazer o famosos "copy&paste", para conseguirem ter alguma coisa. Tinham notas miseraveis pois na maior parte das vezes quando apresentavam, nao sabiam o que estavam a apresentar pois o trabalho tinha sido copiado e nao tinham a minima nocao do que tinham ah frente. Estes ficavam meses ah espera de trabalho e quase todos acabavam a fazer coisas que nao gostavam, depois perguntavam-se pq eh q nao encontravam outras coisas.
Eh o eterno problema dos sornas, cocadores e procrastinadores. Em que o Arduino veio piorar.


Como o Starrider diz e muito bem, "another one bites the dust".

Sorry for the rant, mas quanto mais leio este (e outros) foruns, com o passar dos anos, soh vejo a cena a piorar:  uns a trabalharam e a esforcarem-se para estudar e aprender, outros ficam na sombra, vao por trahs e copiam apenas as coisas.

Dont worry, no fim, quem sabe sabe. De cada vez que contrato alguem para trabalhar comigo, o processo de seleccao eh bastante virado para o hobby pessoal e para as coisas que faz fora do trabalho. Interessa-me saber se teem "garra e gana" para a tecnologia, se gostam de experimentar, partir e descobrir. O CV eh apenas uma mera formalidade nesta sociedade mediocre e autista de hoje em dia.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #9 em: 13 de Abril de 2015, 13:52 »
Seguindo o raciocínio do @Sena, existem duas vertentes de um CV, os hard skills obtidos pela via de ensino corrente, sendo estes de agrado ou não de quem os tira, e os soft skills como o nome indica é por gosto mesmo, podem-se tirar cursos à volta disso mas sempre com vontade de se aprender mais sobre a matéria.

As empresas ligam muito a isso e deve ser incluído no CV SEMPRE, pois quem os contracta tem por interesse saber se essa pessoa se vai aplicar por gosto e dedicação ou se vai andar pela maré.

Minha opinião, as PAP são para apresentar o que se tem de conhecimento actual, muito ou pouco, se tiver fundamentos a ideia e se for bem defendida, a nota será adequada, não é preciso inventar grandes esquemas e com 3 plataformas / linguagens diferentes como pretendes fazer, isso para mim é um grande disparate e os bugs, sim, esses vão aparecer, quem não for autor do código original fica perdido em 3 tempos.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #10 em: 13 de Abril de 2015, 14:46 »
Este cursinho on-line é perfeito para o que queres:

https://www.udacity.com/course/artificial-intelligence-for-robotics--cs373

Tiras 3 ou 4 semanitas a tempo inteiro para fazer o curso e ficas apto a fazer até carros que se auto-guiam.

Offline rondas13

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Prova de Aptidão profissional
« Responder #11 em: 13 de Abril de 2015, 19:20 »
Nunca trabalhei com o modulo arduino YUN, sei algumas coisas de linguagem c mas não muitas, ainda estou no segundo ano e ainda aprendi pouca coisa, e esforço me para cada vez aprender mais. O projeto é para apresentar no ano 2016.