collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mini Arduino  (Lida 8923 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Mini Arduino
« em: 04 de Janeiro de 2011, 18:20 »
Boas,

Desde ontem que ando entretido a tentar desenhar um mini arduino baseado no Boarduino (imagem em baixo), mas com algumas diferenças.



As minhas ideias principais para a placa são:
  • Ter tudo o que seja importante num arduino normal como o duemilanove
  • Ser pequena
  • Dar para utilizar numa breadboard facilmente
  • Ser "single-sided" para ser mais fácil de fazer e ser mais barata se se quiser comprar
  • Ser programada por um cabo FTDI por várias razões como:
            -  Ter mais aplicações na área da robótica que os USB A-B normais
            -  Por vezes ficar mais barato (http://letsmakerobots.com/node/23728)
            -  Poupar espaço na placa
  • Ser barata
  • Possa ser facilmente incluída noutras placas para criar por exemplo kits para seguimento de linha ou controladores de motores que possam comunicar com o microcontrolador principal por serial ou i2c.
Têm mais ideias para ela? O que mais pode dar jeito?

Outra coisa, o que me tem estado a dar mais dores de cabeça até agora são os 6 pins do ICSP, eu nunca os usei nos meus arduino duemilanove.
E vocês, costumam-nos utilizar? Para que servem? Acham que vale a pena incluí-los nesta placa?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 18:32 por XicoMBD »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini Arduino
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:35 »
Os pinos do ICSP são basicamente os pinos do SPI e o do reset que no atmega328p são os pinos por onde se faz a programação por ISP, dá jeito se quiseres usar um programador ISP por exemplo para meter o bootloader no atmega, mas não me parece que seja necessário pois podes programar os atmega fora dessa placa.
Acho que vai ser dificil bateres os preços dessas placas, pois os criadores compram dezenas ou centenas de chips de cada vez.
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Mini Arduino
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:44 »
Os pinos do ICSP estão ligados aos pinos 13, 12, 11, reset, GND e 5v(como podes ver aqui), podes usar esses em vez da ficha 3x2 ficha essa que existe para coincidir com as fichas dos cabos dos programadores, penso não ser absolutamente necessário.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 18:46 por amando96 »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:54 »
Os pinos do ICSP são basicamente os pinos do SPI e o do reset que no atmega328p são os pinos por onde se faz a programação por ISP, dá jeito se quiseres usar um programador ISP por exemplo para meter o bootloader no atmega, mas não me parece que seja necessário pois podes programar os atmega fora dessa placa.
Acho que vai ser dificil bateres os preços dessas placas, pois os criadores compram dezenas ou centenas de chips de cada vez.
Pois, era isso que eu tava a pensar. Quanto aos preços sei que devem ser difíceis de bater, mas o meu objectivo principal não é fazer negócio com elas, mas sim criar uma placa que seja fácil de fazer em casa e que seja fácil de adaptar. A minha ideia inicial era fazer uma placa para seguimento de linhas que pudesse dar as informações ao arduino principal por serial, i2c ou pelos pinos digitais, como der mais jeito consoante o robot. Mas decidi começar por uma coisa mais simples, esta placa, para servir como base.

Acho que o TigPT à uns tempos apresentou uma ideia aqui no fórum que acho que consistia mais ou menos nisso, ter as várias partes dos robots a comunicar por i2c para ser fácil de trocar as partes se se ter muito trabalho a programar o microcontrolador principal, não me lembro é em que tópico foi...

Os pinos do ICSP estão ligados aos pinos 13, 12, 11, reset, GND e 5v(como podes ver aqui), podes usar esses em vez da ficha 3x2 ficha essa que existe para coincidir com as fichas dos cabos dos programadores, penso não ser absolutamente necessário.
Isso já eu sabia ;)  Por isso é que tenho estado com problemas as desenhar as pistas. Acho que vou optar mesmo por o tirar...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini Arduino
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:56 »
Sim, é um projecto open-source para ter vários modulos de sensores e de controlo que comunicariam por i2c de preferencia, e depois era só adicionar as placas/modulos que queriamos e iria existir uma espécie de drivers para cada placa em que seria só importar um .h e ficava pronto a usar.
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:58 »
Sim, já encontrei o tópico http://lusorobotica.com/index.php?topic=2534.0.


Fazes ideia se isso avançou alguma coisa desde Julho?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2011, 19:00 por XicoMBD »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini Arduino
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2011, 19:10 »
Se ninguem disse nada é porque ficou tudo parado, eu tambem queria contribuir, ainda tenho aqui um monte de sensores para segue linha á espera de um pcb.
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #7 em: 04 de Janeiro de 2011, 19:18 »
Pois, mas como não andei muito aqui no fórum durante o verão podiam ter falado e continuado isso noutros tópicos e eu não me ter apercebido.


Acho que vou tentar incluir o socket para ser compatível esse projecto, era porreiro se isso reanimasse  ::)

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #8 em: 04 de Janeiro de 2011, 23:59 »
Tou aqui com uma dúvida, até agora tenho estado a pôr as pistas de alimentação com 1mm, mas dava-me jeito que fossem mais finas.
Posso pôr algumas com 0.5 mm de espessura ou aconselham-me a manter o 1 mm?

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Mini Arduino
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2011, 14:08 »
Tou aqui com uma dúvida, até agora tenho estado a pôr as pistas de alimentação com 1mm, mas dava-me jeito que fossem mais finas.
Posso pôr algumas com 0.5 mm de espessura ou aconselham-me a manter o 1 mm?

tens que calcular a corrente máxima nas pistas, e procurar a espessura recomendada para essa corrente. se estanhares as pistas ajuda bastante!

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2011, 18:06 »
Assim ficou a minha 1ª tentativa.

Ainda não experimentei adicionar os pins para esse tal projecto da LR, mas de resto acho que está a cumprir quase todas as minhas ideias iniciais, embora para poder manter a placa "single sided" e deixar  os pins do microcontrolador facilmente assessiveis para se poder adicionar outros componentes tenha deixado umas pistas do gnd apenas con 0.5mm de espessura  :-\

Mas lembrei-me agora e acho que vou adicionar um plano ligado ao gnd para resolver isso.

O que acham?
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 18:08 por XicoMBD »

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Mini Arduino
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2011, 18:21 »
Acho que podes usar alguns componentes SMD que são faceis de soldar para poupar algum espaço (resistências e condensadores)  :)

Quanto a outra coisa acho que os females headers que tens ai não têm o mesmo espaçamento dos normais usados na placa arduino. (mas não tenho a certeza).

Cumprimentos  :)

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Mini Arduino
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2011, 18:30 »
A mim soldar smd's assusta-me um bocadinho e, por outro lado, quis alterar o menos possivel o esquema original. Mas é uma ideia a ter em conta.


Sim, não têm o mesmo espaçamento nem a mesma disposição, a ideia é a placa ser o mais simples possivel para ser "single sided" e para funcionar bem em breadboards. A maioria estão dispostos tal como no microcontrolador.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Mini Arduino
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2011, 18:37 »
as headers estão bem, mas há ai traços, esses mais finos, que para DIY são complicados de fazer, pelo menos os que passam entre os furos.

aconselhava-te a usar jumpers e um plano de GND

outra coisa: se isso é para usar numa breadboard aconselhava o mínimo de "tralha" possível e um tamanho mais reduzido.

edit: os componentes SMD soldam-se bem pelo menos até ao tamanho 0805, há  tutoriais no youtube bastante bons.

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 18:39 por CBX »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Mini Arduino
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2011, 18:39 »
Fiquei impressionado com a facilidade que se solda SMDs, basta adicionares uma pinça às ferramentas para fazeres isso facilmente, até chips em SOIC se soldam muito facilmente, a sparkfun tem uma espécie de tutorial sobre isso.

Ainda fiquei de comprar uma caixa de resistências e condensadores no ebay...

PS: Acho que basta teres traços à volta de 0.4mm de grossura para passar um ampere de corrente através de cobre com altura padrão.

E ya, traços finos com pouca prática são difíceis, mas cheguei a fazer de 0.2mm com o método de toner :)