collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensores do carro com arduino  (Lida 21010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Sensores do carro com arduino
« em: 27 de Outubro de 2010, 19:49 »
   Boas, pessoal, como sabem sou fanatico por mecanica e electronica, a uns dias tive a dar um jeito em alguns sensores do meu carro, modificando os valores com resistencias e afins, e ate ficou uma coisa engraçada.
A minha ideia agora é usar um arduino e lcd, para fazer uma coisa como deve ser:
os tipos de sensores são:

   Sensor de temperatura da admissao(varia entre 10kohm-1kohm)
Sensor de pressao da admissao(esse é alimentado por 5 v e emite um sinal de 1.5 ate 5v consoante a pressao)
Sensor de oxigenio(emite um sinal de 0.1v ate 1.5v)
Sensor de posição da combota(é de tipo hall se não me engano, ainda não fui ver os valores)
Injector de gasolina(ainda a estudar..)

   Portando queria ideias para fazer isso funcionar, o arduino vai ter como entrada o sensor e como saida a ficha do suposto sensor que vai a centralina, e assim permite-me ligar os sensores normal, ou em serie/paralelo com arduino)
o que ele precisa de fazer é ler o sinal do sensor e modificar o valor para mais ou menos(o valor que o utilizador introduzir) de modo a que o sinal que vai para a centralina seja diferente.
Claro que era tudo mais facil utilizando a centralina megasquirt, mas por enquanto não ah dinheiro


Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2010, 21:15 »
Já pensaste bem nas consequências disso? quando fiz o mini computador de bordo para o meu carro sem querer  um fio soltou se da breadboard e o injector ficou todo aberto, consequência gasolina a mais e encharcou o motor!! tive sorte de conseguir por o carro andar e não ter queimado o injector!


não podes simplesmente alterar o prog da centralina?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2010, 01:06 »
Não precisas de mexer nos injectores, ao mexeres no valor dos sensores a centralina do carro vai "compensar".

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2010, 01:10 »
Já pensaste bem nas consequências disso? quando fiz o mini computador de bordo para o meu carro sem querer  um fio soltou se da breadboard e o injector ficou todo aberto, consequência gasolina a mais e encharcou o motor!! tive sorte de conseguir por o carro andar e não ter queimado o injector!


não podes simplesmente alterar o prog da centralina?
Poder posso, mas da muito trabalho, isso de ter consequencias não me preocupo visto ser um carro ja antigo
Não precisas de mexer nos injectores, ao mexeres no valor dos sensores a centralina do carro vai "compensar".
eu sei que compensa njay, mas assim permite-me mais afinação, e também da para estudar melhor visto que os dados vao ser monstrados num lcd que po enquanto vai ser um 2x16 e quando tiver a posibilidade vai ser um 4x16


Queria sabe é o que preciso para ler os sinais analogicos e as voltagens,e para os mandar do arduino pra centralina

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2010, 01:21 »
ADC -> controlador -> DAC :). Agora é electrónica para adaptar os 2 mundos, ampops para converter os intervalos de tensão dos sensores para o ADC do Arduino (o senso tinha aí um tópico onde discutimos um pouco isso) e DACs com ampops que o arduino possa controlar para gerar as mesmas tensões que os sensores geram e com resolução adequada.

Na prática pode não ser asism tão simples porque a centralina pode fazer algum tipo de teste ao sensor e alguns sensores não têm um comportamento linear (como as sondas de temperatura).

Depois apra ficar robusto ainda tens que dar uma atenção especial à alimentação e a tolerar alguns erros por parte das entradas e saídas (por exemplo tolerar um curto de qualquer dos pinos de entrada/saída para a massa).

E, caso não tenhas noção disso, a fazer experiências podes causar danos ainda mais graves do que encharcar o motor (se houver um catalizador e ele levar com gasolina, dizem que é quase morte certa do mesmo), como estragar rolamentos ou partir bielas - ou estragar a centralina dando-he uma tensão "errada".
« Última modificação: 28 de Outubro de 2010, 01:24 por Njay »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2010, 01:37 »
pois ja vi que é uma dor de cabeça com tantos converters :) vou juntar mais dinheiro e fazer a megasquirt
Obrigado pela ajuda pessoal, mas isso não quer dizer que o projecto vai ser abandonado, quando me der na cabeça faço-o

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2010, 09:57 »
encontrei este site aquilo pelo forum foi o senso que o apresentou!

http://code.google.com/p/multidisplay/



vê este site o fulano não mexe nos valores só os altera! acho que para começar e compreender como faz as medições e os cálculos é o melhor.

no meu utilizei o lcd do 3300, arranjas isso numa feira da ladra ao preço da chuva!





« Última modificação: 28 de Outubro de 2010, 09:59 por ivitro »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2010, 10:35 »
encontrei este site aquilo pelo forum foi o senso que o apresentou!

http://code.google.com/p/multidisplay/



vê este site o fulano não mexe nos valores só os altera! acho que para começar e compreender como faz as medições e os cálculos é o melhor.

no meu utilizei o lcd do 3300, arranjas isso numa feira da ladra ao preço da chuva!


ainda bem que troceste esse link, na fonte que alimentação que ele utilizou aqui
http://code.google.com/p/multidisplay/wiki/Powersupply
basta-me fazer esse circuito para que tenha 5v sem interferências em relação a picos de corrente certo?

caso eu queira 12v poderei utilizar o mesmo circuito mas em vez do lm7805, substituía-o por um díodo zener de 12v, achas que serve para ter os 12v e ter as tais protecções de picos?

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2010, 12:29 »
eu utilizei esse circuito mas com valores diferentes! acho que um zener não é suficiente. porque há momento em que a tensão aos terminais da bateria é menos de 12 V

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2010, 12:32 »
então sendo menos de 12v o zener deixa passar tensão, mas se subir para + de 12v é que ele fica com os tais 12v certo ou estou errado?

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2010, 12:41 »
certo mas aquilo na bateria é uma maluqueira se calhar devias ter mais qualquer coisa para filtrar. o ideal era tas já um CI que regula-se isso e assim era te menos uma dor de cabeça!


O user asena meteu ai um pdf num topico (não sei qual é tens que procurar) que fala sobre fontes de alimentação, o livro é muito fixe mesmo.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #11 em: 28 de Outubro de 2010, 12:43 »
pois mas se eu utilizar o lm7812 ele se baixar acho que dos 13v ele deixar de regular voltagem para os 12v, e é se a bateria chega-se para ligar o Lm

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #12 em: 28 de Outubro de 2010, 13:00 »
daí ter te dito  que se calhar um circuito já feito era melhor.

não podes trabalhar com uma tensão menor?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #13 em: 28 de Outubro de 2010, 13:09 »
nop, é para alimentar dois lm3914 de um vu dai ter de ser 12v

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #14 em: 28 de Outubro de 2010, 14:03 »
para uma coisa super low cost fazer a primeira parte daquele circuito, penso que servi para a encomenda.

um bobine seguida do zener de 12V depois o diodo e o condensador em paralelo com o zener.