collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vendo celulas solares A 1.8w  (Lida 7036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Vendo celulas solares A 1.8w
« em: 10 de Maio de 2014, 19:07 »
Bem, estou a vender celulas solares. Comprei algumas, mas não as utilizei todas.

Como sabem, cada vez mais pessoas procuram painéis solares, como rendimento à parte ou para não ter que pagar uma factura de electricidade tão elevada. Existem vários projectos DIY, que eu segui e que deram bom resultado.

As células são tipo A, o que significa que têm partes queimadas ou zonas com solda (muitas células que se encontram online são tipo B, ou seja, têm zonas partidas, queimadas e com solda)

Caracteristicas:
Intensidade máxima: 1.8A
Tensão: 0.5V (média, máxima de 0.6V)
Potencia: 1.8W
Tamanho: 156x78mm

Estou a vender cada célula por 0.9eur (0.5eur por watt produzido, num ano esta pago o investimento).

Descontos para quem comprar em maiores quantidades. Dependendo da quantidade posso incluir tab wire e bus wire tambem, o essencial para fazer um painel fotovoltaico.

Tenho 100 celulas para vender, cerca de 180W (dá para fazer 2 paineis, dependendo do tamanho. Os meus tem 1x0.7m, 48 células). Para quem quiser as 100 células ofereço 20m de tab wire e 6m de bus wire e o preço fica a 75eur.

Estou aberto a propostas também, por pm, de preferencia.
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 19:10 por TheDeadLives »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2014, 19:58 »
Boa tarde.

Dá para colocar uma foto do material?

Cumprimentos, Nuno

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2014, 19:59 »
eu tvz tenha interesse, mas gostava de ter o painel ja montado prá potencia necessario pra uma aplicaçao fora de casa que ainda nao pensei bem qto será a potencia minima necessaria e a respectiva area do painel solar.

Pretendia ter 2 ou 3 luzes de leds para iluminar o interior dum barraco e a entrada à noite, precisava depois de alimentar uma bomba de submergivel de 12V pra puxar agua dum poço de 5 metros (seria esta bomba), depois queria ter um sistema estilo aquario para um tanque grande que tenho em anexo do barraco para criaçao de peixes de agua doce (vai ser uma experiencia,  mas teria de meter uma ou duas resistencias para o aquecimento da agua no inverno, bomba de ar pra oxigenaçao, e um filtro (ou robot aspirador) e mais a electronica pra controlo dos aparelhos e do alimentador automatico.
Depois, dois ventiladores de 12V para arejar o barraco qdo necessario.
Precisava de meter um banco de baterias para acumular a energia solar pra poder ter as coisas a funcionar qdo necessarias.
Acho que só precisaria duma linha de 12V pra isto tudo (pra ja n vejo a necessidade de meter mais um inversor pra ter 230VACs, mas poderá ser uma opçao mais tarde numa segunda fase assim como um sistema de tracking solar pra maximizar a captura da luz solar (ainda a ponderar)).

Não sei bem, mas tipo um painel solar de 60W daria? com que dimensoes ficaria o painel pra ter um painel de 60W com essas placas solares que vendes?
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 20:00 por Hugu »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2014, 20:06 »
Boa tarde.

Dá para colocar uma foto do material?

Cumprimentos, Nuno

Amanha posso colocar umas mesmo das celulas (a minha camara n e grande coisa). Entretanto fica aqui uma:


Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2014, 20:17 »
Citar
Não sei bem, mas tipo um painel solar de 60W daria? com que dimensoes ficaria o painel pra ter um painel de 60W com essas placas solares que vendes?

Hugu não sei bem para a tua aplicação quantas precisarias. O que te posso dizer é que eu fiz 4 paineis, de 1x0.7m com as células (48células em cada painel) para uma estufa, tenho um sistema de 24v (é um pouco mais dificil para o utilizar, por causa dos controladores pwm, mas precisava para motores - comecei por fazer uma bicicleta electrica com os paineis para carregar enquanto andava, mas eles ocupavam muito espaço e acabei por utilizá-los numa estufa) e cada painel tem 3.6A, isto para condições normais. Muito sol e consigo ter 4A. Ou seja, um painel de 0.7m2 tem cerca de 86W. O painel tem um espaçamento de 5mm entre cada célula, podes colocar menos e assim reduzir o espaço (pus este espaço de forma a reduzir o aquecimento de cada célula - o rendimento diminui com o aumento da temperatura).

Com os 4 paineis tenho 14.4A e ocupa-me cerca de 4,2m por 0,75m (com o tamanho do frame). Com 14.4A consigo ligar motores, bombas, carregadores, luzes, controladores e fico a perder energia (dissipada pelo controlador, por não estar a ser consumida).

Eu analisei todos os consumos do que pensava que ia utilizar para dimensionar os meus paineis. Agora depende do teu caso, como disse e da tensao que utilizas. Se utilizares um sistema de 12v, com o tamanho dos meus paineis consegues 7.2A, que te chega para a maior parte das aplicações.

Mas respondendo a pergunta, para ter os 12v e para diminuir a energia perdida (por exemplo, se utilizar mais filas, cada uma com um diodo, poupa-se na energia perdido com sombras - vou por uma explicação em baixo) o painel teria ou 42W ou 84W. 42W com 12v e 3.6A (5x3.5dm) ou 84W com 7.2A (1x0.7m).

Explicação do efeito da sombra em painéis solares
 
http://sargosis.com/articles/science/how-shade-affects-a-solar-array/
http://www.solarchoice.net.au/blog/partial-shading-is-bad-for-solar-panels-power-systems/

« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 20:40 por TheDeadLives »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2014, 18:14 »
Como dito, aqui ficam as imagens das células solares





Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2014, 22:19 »
Boas, esta ultima foto é onde se soldam os fios? 6 fios?

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2014, 22:20 »
Nunito, nao passa somente 2 fios liga é em paralelo os 3 sitios para soldar de cada lado, nao é igual a estas mas da para ter uma ideia.

http://www.thediyworld.com/The-Complete-Solar-Panel-Guide.php
« Última modificação: 11 de Maio de 2014, 22:28 por andlig »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo celulas solares A 1.8w
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2014, 22:45 »
Boas, esta ultima foto é onde se soldam os fios? 6 fios?

Nunito, nao passa somente 2 fios liga é em paralelo os 3 sitios para soldar de cada lado, nao é igual a estas mas da para ter uma ideia.

http://www.thediyworld.com/The-Complete-Solar-Panel-Guide.php
Boas, esta ultima foto é onde se soldam os fios? 6 fios?

Obrigado pela resposta. Tal como o andlig disse, passa um fio pelos três pinos de cada lado, ou seja, ficas com 2 fios a ligar os seis pontos. Na parte superior da célula passam dois fios também, pelo bus (barras com maior largura, que unem as mais finas).