collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Contador de abelhas  (Lida 17716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Contador de abelhas
« em: 11 de Março de 2013, 09:46 »
Muito bom dia a todos,
Venho aqui solicitar ajuda e opiniões para um projecto que queria implementar.
Sou apicultor, e tenho algumas centenas de colmeias de abelhas.

Um dos indicadores produtivos, prende-se com a quantidade de abelhas que entram e saem da colmeia em determinada quantidade de tempo.

Assim, e para evitar sentar-me em frente a colmeia e fazer uma contagem aproximada, queria implementar um sistema que me conseguisse contar aproximadamente o numero de abelhas que entram e saem da colmeia.
A ideia seria montar o dispositivo a entrada da colmeia, deixa-lo la cerca de 5 a 10 minutos, e ao fim desse tempo retira-lo, indicando-m eo sistem ao numero de abelhas que ali passaram.
Caso fosse possivel indicar o numero das que entraram e o numero das que sairam, era ideal. Mas, caso me mostre apenas as que passaram independentemente do sentido, tambem serve nesta primeira fase.

O problema prende-se com eu nõ fazer ideia que tipo de sistema posso implementar para fazer esta contagem aproximada..

Alguem tem sugestões?

A entrada das colmeias é mais ou menos assim:


Pode ainda ser usado este sistema para entrada, caso facilite:

StarRider

  • Visitante
Re: Contador de abelhas
« Responder #1 em: 11 de Março de 2013, 10:53 »
Boas,

A concepção e implementação do sistema em causa não é trivial, mas também não é nada do outro mundo. O uso da régua de metal vai simplificar a implementação dos sensores, e depois é somente uma questão de firmware.

Detectar a passagem de uma abelha por cada orifício é simples, saber a  direcção em que a abelha passou é também possível.

Uma vez que se trata de um projecto para fins comerciais, é uma questão de se fazer um orçamento para o desenvolvimento do mesmo.

Abraços,
PA

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Contador de abelhas
« Responder #2 em: 11 de Março de 2013, 10:57 »
Visto isso ser uma entrada tão pequena, porque não usar um simples infravermelho numa ponta e um receptor na outra ponta, e sempre que o "feixe" fosse quebrado contava 1 abelha, eu não percebo nada de abelhas, mas não deve haver muitas vezes várias abelhas a passar juntas no feixe, porque se passarem ao mesmo tempo só conta 1 e na realidade passaram mais do que uma...

o funcionamento é igual ao das portas dos elevadores..

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Contador de abelhas
« Responder #3 em: 11 de Março de 2013, 10:58 »
O uso da régua de metal vai simplificar o design dos sensores, e depois é somente uma questão de firmware.

Detectar a passagem de uma abelha por cada orifício é simples, saber a  direcção em que a abelha passou é simples uma questão de ter dois detectores por cada oficio, mas implica que exista uma espécie de "túnel", nem que seja com apenas uns 5mm.

Basicamente se colocares um sensor de cada lado do buraco consegues perceber porque sensor a abelha passou primeiro e assim tiras o sentido. No entanto convem que a regua tenha alguns mm. Outra opção seria um sistema baseado em visao mas é mais complexo para quem tem poucas bases.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Contador de abelhas
« Responder #4 em: 11 de Março de 2013, 11:05 »
no caso da entrada "condicionada" pela "porta" da segunda imagem penso que seria exequível com relativa facilidade com recurso a foto-interruptores, qualquer coisa com isto:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Vishay-Semiconductors/TCST1202/?qs=sGAEpiMZZMunxn%2f4XiYBQvHFlE%252bU4YobIat%2fM5rsjtA%3d
Consegue-me dizer as medidas aproximadas da entrada que mostra na segunda foto.
A contagem penso ser fácil, incluindo saber se entram ou saem, dois foto-interruptores por abertura um do lado de dentro e um do lado de fora com uma rotina idêntica à de um encoder funcionando por interrupções, o mais dificil poderá mesmo ser o controlar muitas entradas ao mesmo tempo mas aí os mais entendidos que se ponunciem.

Edit: Ups parece que alguns já se adiantarem, mas parece que vão no mesmo sentido da minha ideia, pelo que já pude observar em algumas colmeias é perfeitamente possível entrarem várias abelhas ao mesmo tempo daí ser preferível vários sensores e\ou se possível uma entrada que limitasse a quantidade de abelhas a entrar ao mesmo tempo o que não sei se é possível
 
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 11:08 por artur36 »

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Contador de abelhas
« Responder #5 em: 11 de Março de 2013, 11:07 »
Boas,

A concepção e implementação do sistema em causa não é trivial, mas também não é nada do outro mundo. O uso da régua de metal vai simplificar a implementação dos sensores, e depois é somente uma questão de firmware.

Detectar a passagem de uma abelha por cada orifício é simples, saber a  direcção em que a abelha passou é também possível.

Uma vez que se trata de um projecto para fins comerciais, é uma questão de se fazer um orçamento para o desenvolvimento do mesmo.

Abraços,
PA

Caro starrider,
de comercial este projecto não tem nada :)
É unica e exclusivamente para contagem das minhas abelhas, nas minhas colonias :)
Nem sequer é um produto "vendavel" entre apicultores, acredite :)

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Contador de abelhas
« Responder #6 em: 11 de Março de 2013, 11:10 »
Visto isso ser uma entrada tão pequena, porque não usar um simples infravermelho numa ponta e um receptor na outra ponta, e sempre que o "feixe" fosse quebrado contava 1 abelha, eu não percebo nada de abelhas, mas não deve haver muitas vezes várias abelhas a passar juntas no feixe, porque se passarem ao mesmo tempo só conta 1 e na realidade passaram mais do que uma...

o funcionamento é igual ao das portas dos elevadores..

Cumps,
André.

Ola zordilon,
efectivamente, rara é a vez em que entra so uma unica abelha :)
Uma colmeia tem em media 50.000 abelhas, e de cada vez esta na rua cerca de 20 minutos, dependendo do flora.
É so fazer contas :)
Tenho a certeza que desse forma, ao fim do dia so teria contado uma abelha, tal é o movimento ininterrupto de entrada e saida.
MAs de qualquer forma, muito obrigado pela resposta :)

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Contador de abelhas
« Responder #7 em: 11 de Março de 2013, 11:13 »
no caso da entrada "condicionada" pela "porta" da segunda imagem penso que seria exequível com relativa facilidade com recurso a foto-interruptores, qualquer coisa com isto:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Vishay-Semiconductors/TCST1202/?qs=sGAEpiMZZMunxn%2f4XiYBQvHFlE%252bU4YobIat%2fM5rsjtA%3d
Consegue-me dizer as medidas aproximadas da entrada que mostra na segunda foto.
A contagem penso ser fácil, incluindo saber se entram ou saem, dois foto-interruptores por abertura um do lado de dentro e um do lado de fora com uma rotina idêntica à de um encoder funcionando por interrupções, o mais dificil poderá mesmo ser o controlar muitas entradas ao mesmo tempo mas aí os mais entendidos que se ponunciem.

Edit: Ups parece que alguns já se adiantarem, mas parece que vão no mesmo sentido da minha ideia, pelo que já pude observar em algumas colmeias é perfeitamente possível entrarem várias abelhas ao mesmo tempo daí ser preferível vários sensores e\ou se possível uma entrada que limitasse a quantidade de abelhas a entrar ao mesmo tempo o que não sei se é possível

Ola,
a chapa que condiciona a entrada tem 43cm de comprido, por 6 cm de altura.
Quanto a espessura é uma simples "chapa". Deve ter aí 1 ou 2 mm no maximo
No entanto, pode ser alterada para ter aberto apenas buraco sim, buraco nao.

Isso não é sensores demais para ser controlados por um unico arduino?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Contador de abelhas
« Responder #8 em: 11 de Março de 2013, 11:19 »
Pois também pensei nisso, sendo assim uma solução boa, seria como diz o metro_ seria por visão, mas tinha que ser uma boa camara e fazer a análise de imagem...

;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Contador de abelhas
« Responder #9 em: 11 de Março de 2013, 11:23 »


Ola,
a chapa que condiciona a entrada tem 43cm de comprido, por 6 cm de altura.
Quanto a espessura é uma simples "chapa". Deve ter aí 1 ou 2 mm no maximo
No entanto, pode ser alterada para ter aberto apenas buraco sim, buraco nao.

Isso não é sensores demais para ser controlados por um unico arduino?
a dificuldade poderá ser precisamente como controlar tantas entradas, acredito que seja possível de o fazer, não com apenas um arduino mas talvez por multiplexagem com chips multiplicadores de entradas, se não houver um fluxo demasiado grande de abelhas, tipo 10 abelhas por segundo, penso que seja exequível, mas sinceramente os meus conhecimentos ainda são um pouco limitados para garantir com 100% de certeza que funciona, mas pelo menos numa fase inicial porque não tentar um único sensor para toda a entrada, ignorando o facto de puder entrar mais que uma abelha ao mesmo tempo e depois tentar melhorar o design. Qualquer coisa tipo isto:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=527.0
Mas em vez de o emissor e o receptor se encontrarem juntos cada um ser colocado numa ponta da entrada.
As dimensões que penso serem mais importantes são a das aberturas propriamente ditas para se avaliar se existe espaço para sensores individuais, e já agora o número aproximado de entradas

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Contador de abelhas
« Responder #10 em: 11 de Março de 2013, 14:32 »

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Contador de abelhas
« Responder #11 em: 11 de Março de 2013, 14:37 »
O google é amigo:
http://www.instructables.com/id/Honey-Bee-Counter/
Eu ja tinha visto esse, mas em componentes é extremamente caro :(
E a diferença de preço das peças, para um já a funcionar e no mercado (16 euros) é abrupta de mais :)
Até 40 / 50 euros + arduino ainda me estico, mais que isso já é muito dinheiro so para carolice, hehe

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Contador de abelhas
« Responder #12 em: 11 de Março de 2013, 15:01 »
Helder trazes sempre projectos interessante e de certa forma megalomanos :)

A melhor forma é usar processamento de imagem e o ideal mesmo é uma camara tipo FLIR para poder ser utilizada tambem de noite (mto caro!)

Em relação ao processamento de imagem podes ver OpenCV e se usares C# então o EmguCV é uma boa biblioteca.

Isto basicamente é uma contagem de blobs, mas o grande problema a resolver é a qualidade da imagem adquirida, porque durante o dia tens grandes variações de luminosidade.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Contador de abelhas
« Responder #13 em: 11 de Março de 2013, 15:21 »
O google é amigo:
http://www.instructables.com/id/Honey-Bee-Counter/
Eu ja tinha visto esse, mas em componentes é extremamente caro :(
E a diferença de preço das peças, para um já a funcionar e no mercado (16 euros) é abrupta de mais :)
Até 40 / 50 euros + arduino ainda me estico, mais que isso já é muito dinheiro so para carolice, hehe

Para isso é arranjar uma entrada como a que está no instructables com o background todo branco...

Compras meia duzia de QTR's calibras o branco, e tudo o que for diferente de branco contas como abelha...

Fazes um array aí de 30 a 40cm de sensores .... e gastas uns 20 ou 30€... ;)

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Contador de abelhas
« Responder #14 em: 11 de Março de 2013, 15:50 »
Citar
Para isso é arranjar uma entrada como a que está no instructables com o background todo branco...

Compras meia duzia de QTR's calibras o branco, e tudo o que for diferente de branco contas como abelha...

Fazes um array aí de 30 a 40cm de sensores .... e gastas uns 20 ou 30€... ;)

Cumps,
André.
Lindo :)
Ideia excelente :) :)
Vamos lá começar a partir "pedra" :)
Se isto funcionar, mando-lhe 2 quilos de mel por email :p