collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server  (Lida 23864 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Boa tarde,

Primeiro vou explicar o que necessito de fazer... Tenho uma "farm" de mining para alt coins que já tem alguma dimensão; e por isso tive de deslocar todas as minhas maquinas para um local dedicado. Acontece que por vezes o sistema crasha e necessito de um reboot fisico  e pensei fazer com arduino e web server. Usando o exemplo de ligar um led por http; cortava os fios do botão que ligo o pc, ligo um fio a saida digital do arduino, outro a massa e o resto penso que seria exatamente igual; estou certo? é possivel?
Quando ligamos o led remotamente estamos a dar curto que é exatamente o que faz o botão de ligar o pc; existe algum problema relativamente a voltagem do sistema?
Este sistema iria-me poupar muita gota e muita dor de cabeça ^^
obrigado!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #1 em: 17 de Março de 2014, 16:22 »
Porque não faz reboot com script e Cron?

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #2 em: 17 de Março de 2014, 16:25 »
Isso eu ja tenho, ate tenho um script que quando detecta algum problema com alguma grafica faz automaticamente reboot. Mas o problema é que as vezes o pc crasha no arranque e tenho mesmo de fazer um reboot fisico :S Alguma ideia?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #3 em: 17 de Março de 2014, 16:37 »
Uma vez que a computação é maioritariamente gráfica, podes ter tudo a correr dentro de uma VM garantindo que se crashar crash só a VM, e tens sempre acesso à máquina base por ssh.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #4 em: 17 de Março de 2014, 16:46 »
Eu tenho o meu servidor na Amen. O script deles permite reboot físico. O meu conselho que coloque num serviço de Data Centers profissional.

Os serviço de Data Centers têm algo semelhante a isso:

http://www.automatedhome.co.uk/reviews/energenie-lan-power-management-system-4-ip-controlled-mains-sockets.html

Outra possibilidade é o controle remote da UPS do seu servidor. As UPS modernas permitem controle remoto.

Se tem interesses no Bit Coin sugiro que pense em alojar o seu servidor em Data Centers.

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #5 em: 17 de Março de 2014, 16:59 »
Compreendo, mas isso é impossivel por varios factores, o principal é o custo.
A minha "farm" consome 10 000 watt por dia, pagar para ter isso ligado é algo impensável.
Em segundo lugar os datacenters não alojam miners (os meus tem 6 graficas topo de gama, em que cada uma atinge os 90ºC, necessito de 1 AC para cada 2 pcs e 6 ventoinhas 220v para cada um para manter as temperaturas abaixo dos 70ºC. Os armarios não estao desenhados para este tipo de sobreaquecimento :S

Eu descobri este em que tenho tudo para criar o web based:
http://startingelectronics.com/tutorials/arduino/ethernet-shield-web-server-tutorial/web-server-LED-control/

mais este que tenho como dar reboot direto:
http://martinkarlsen.dk/watchdog

O problema é que o segundo é completo de mais, eu nao quero automatismos, eu tenho alertas quando algo esta mal, quero ser eu a fazer reboot mesmo. Não sei que diodo o gajo usa, mas sabendo penso que o codigo seria este:
  pinMode(LED_PIN, OUTPUT);
  pinMode(RESET_PIN, OUTPUT);

Só mesmo para dar o reboot fisico.

Será? qual é o diodo que ele usa?


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #6 em: 17 de Março de 2014, 16:59 »
datacenter profissionais não tem rings gráficos para o tipo de utilização que o Freskhu pretende.

O melhor é mesmo ver de algum tipo de mini server para reboot local como arduino com relê ou algo que exista out of the box para esse efeito!

Ou então no caso de poder virtualizar como parallels ou vmware que permitem acesso nativo à gráfica na mesma, pode ter sempre acesso ao SO que está na máquina nunca bloqueando a mesma.

Ou arranja uma app mais profissional como o http://www.asteroidapp.com que já não tens esse tipo de problemas.

PS - Esse investimento todo rende alguma coisa?

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #7 em: 17 de Março de 2014, 17:05 »
Virtualizar é impossivel!
Eu ja uso um SO base linux que so da mesmo para isto, é muito superior ao astero!
Preciso mesmo é de uma cena para dar reboot, com os tutoriais que postei acima penso que da para fazer, mas nao tenho muita experiencia!

Sim, rende muito!!! e cada vez mais, mas porque nao tenho custos com eletricidade; caso tivesse 10 000x 24 horas x 30 dias /1000 x 0.13 centimos = €€€€€€€ conta eletricidade, portanto já nao dava muito lucro!
Se me ajudares a construir isto eu faço-te um tutorial, ate te vendo umas maquinas construidas :p

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #8 em: 17 de Março de 2014, 17:28 »
Por curiosidade sobre bitcoin mandei vir um ASIC: Creio que a minha via não será a mais económica mas pode ser que possa aprender alguma coisa. O que me preocupa com Bit coin é o que me preocupa co mo dólar. Não estar por detrás uma reserva de ouro! Portanto baseia-se na especulação e confiança e já vimos o que aconteceu várias vezes com o papel de Bolsas.

Mas sobre o reboot, de certeza haverá algume que queira ajudá-lo a criar um sistema de reboot físico. E talvez possa oferecer uma unidade de bitcoin ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #9 em: 17 de Março de 2014, 17:29 »
Hehe, só mesmo curiosidade, as moedas oscilam tanto que não só compensa se conseguires vende-las na hora.

Tens vários exemplos abaixo e podes pesquisar mais no google.

Podes ligar directo ao switch on off do pc como se carrega-se 10s no botão, fechas o circuito 15s por exemplo e força o power off, depois dás um pulse de 1s ou assim passado uns instantes para ligar.

http://www.instructables.com/id/Ethernet-Switching-with-Arduino/step3/Ethernet-Switching-Version-406/
http://www.hobbyist.co.nz/?q=web-switch-tutorial

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #10 em: 17 de Março de 2014, 17:39 »
Boas,

Relativamente aos asic e as bitcoins, nao compensa!!! E vender mal se mina tambem nao compensa :D eu so vendo 1 vez por mes até... A ideia é minar alt coins que nao haja asics (assim tens mais hash power) e depois trocar por bitcoins, e parte delas esperar que subam e depois trocar por bitcoins :D
Posso dar uma ajuda nisso!

Vou ler esses tutoriais para ver se me sai alguma coisa!!! Claro que se houver uma alma carisosa para fazer isto pago em bitcoins claro :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #11 em: 17 de Março de 2014, 17:43 »
Desde que transforme bitcoins em dinheiro de moeda física, acho que está a ser sábio. O ASIC foi só para estudar o que se faz em termos de código, e talvez acabe por descobrir quando é que aocntecerá o crash e vender o conhecimento... Estou a brincar  8). É mesmo curiosidade! Irei utilizar o ASIC com Raspberry Pi!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #12 em: 17 de Março de 2014, 17:44 »
E um raspberry pi? fica-te mais barato e parece-me bem mais simples. Embora a caixa nao tenha botao de reset ve se a tua motherboard suporta.

Quanto à energia, dizes que não pagas porque?

Offline Freskhu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 29
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #13 em: 17 de Março de 2014, 17:53 »
E um raspberry pi? fica-te mais barato e parece-me bem mais simples. Embora a caixa nao tenha botao de reset ve se a tua motherboard suporta.

Quanto à energia, dizes que não pagas porque?

Eu tenho 2 arduinos, podia usa-los! mas se houver um tutorial em raspberry pi eu compro uma e faço!
Nao pago a energia porque nao :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Ajuda a construir reboot a computar por remote com web server
« Responder #14 em: 17 de Março de 2014, 18:01 »
O perigo sempre é que também o Raspberry Pi crashará. O melhor é mesmo creio eu é um sistema igual ao que propus que é usado em Data Centers (ninguém vai lá ao pé da ma´quina para fazer o reboot físico).

No fórum de bitcoin discutiu-se o rearranque remoto:

https://bitcointalk.org/index.php?topic=7150.0
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 18:07 por Tayeb »