collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pista do Robot@Factory FNR  (Lida 7608 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Pista do Robot@Factory FNR
« em: 28 de Agosto de 2016, 21:06 »
Boas alguém daqui já participou no Robot@Factory do festival nacional de robótica? Ou alguém que me consiga indicar as dimensões aproximadas dos armazéns e das máquinas, quer a abertura quer o volume geral e posição na pista.
O objectivo é avaliar uma ideia que estou a desenvolver para um sistema de posicionamento para o robot, simples mas que permita ao robot um sentido de orientação suficientemente bom para não ter de recorrer unicamente ao seguimento das linhas brancas.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2016, 00:13 »
Procura o regulamento que tens la tudo.
Pelo menos no robot bombeiro tens.
Se nao encontrares o regulamento "nacional" procura na competição internacional que normalmente as dimensões são as mesmas.

No robot bombeiro pelo menos é assim!

(é uma dica, nao uma certeza)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2016, 05:29 »
No robot bombeiro todas as medidas estão bem definidas no regulamento, no entanto o mesmo não acontece no robot@factory e se bem me lembro é uma competição criada em Portugal não havendo por isso regulamentos internacionais.
Talvez isto seja para criar um certo nível de incerteza e obrigar a um robot mais flexível para diferentes cenários.
A informação que eu procuro é mais para perceber os obstáculos existentes na pista para melhor desenvolver 4 beacons que são permitidos pelo regulamento.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2016, 09:37 »
Viva,
sugestao: se nao "esta definido", sugiro fazer download de fotos de todas as provas anteriores para ter uma ideia dos cenarios.

Pelo que entendo do que descreves, o seguimento de linha orienta-te (e define) o cenario e tu estas a ter outro tipo de abordagem (i.e: nao planeado pelo concurso)
Nesse caso e' bom que o algoritmo seja mesmo bom :) Porque se o resto nao estiver definido, vai ser uma surpresa.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #4 em: 29 de Agosto de 2016, 12:10 »
Está previsto no regulamento, inclusive com espaço dedicado para os beacons, existem linhas que permitem atingir o objectivo mas é possível melhorar as rotas caso não se siga a linha.
A ideia das fotos é boa, mas não encontro praticamente nenhumas online

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #5 em: 29 de Agosto de 2016, 14:38 »
participei no 1º ano, mas ja deve ter mudado muito... na altura foi um pouco em cima do joelho...

EDIT:
o melhor que te posso arranjar

http://robotica2016.ipb.pt/docs/regras-robot-factory.pdf
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, 14:43 por StrikerofDeath »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2016, 13:05 »
Também participei no 1 ano e na estg ainda anda uma pista dessas (pelo menos ha 2 anos andava). Esta semana nao sei se consigo, mas tenho no pc fotos, regulamento e penso que medidas da pista.

Podes contactar também o responsável da prova, que pelo que sei e um professor da FEUP (que agora nao recordo o nome)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2016, 19:29 »
Ja estas desenrascado?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #8 em: 09 de Setembro de 2016, 20:36 »
NOP, pelas fotos que encontro já dá uma noção,  mas tenho de passar para 3d as medidas que estimei para ver como fica.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #9 em: 09 de Setembro de 2016, 23:36 »
Do robotica2011 devo ter as coisas no outro disco externo que tenho, mas não o tenho agora comigo. Contudo, ao pesquisar vejo que os regulamento ainda está online: http://robotica2011.ist.utl.pt/docs/2011_Robot@Factory-regras-pt.pdf Tem inclusive um simulador que pode usar. Isto foi em 2011.

Do robotica2013, onde não participei, pedi a um colega e arranjou o regulamento e um anexo do regulamento:
Regulamento Robot@Factory2013
Regulamento_anexo Robot@Factory2013

Se mesmo assim não for suficiente diga que posso falar com outro pessoal que foi em 2013...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2016, 22:50 »
Podes contactar também o responsável da prova, que pelo que sei e um professor da FEUP (que agora nao recordo o nome)
Paulo Gomes da Costa ou Paulo Moreira

Eu tenho fotos ou videos dessa prova da feira robotica que foi realizado em Bragança (posso fornecer se for mais valia)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Pista do Robot@Factory FNR
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2016, 09:10 »
Podes contactar também o responsável da prova, que pelo que sei e um professor da FEUP (que agora nao recordo o nome)
Paulo Gomes da Costa ou Paulo Moreira

Eu tenho fotos ou videos dessa prova da feira robotica que foi realizado em Bragança (posso fornecer se for mais valia)

Paulo Costa, exatamente! ;)

Conheci-o no robotica2011 no IST, no primeiro ano da competição..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein