collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Preparar bancada de testes  (Lida 25429 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #75 em: 09 de Setembro de 2017, 08:57 »
Vasco mereces o premio do autor da lei da sobrevivencia ;)

SerraCabo em relaçao aos dois ultimos videos que publicou nao servem mesmo nada como exemplo daquilo que quiz exemplifcar com os tais encostos do corpo.

No 1º não ha ali nenhuma falha de segurança nem houve ao longo da soldadura, apesar de que aquela peça podia muito bem ter sido soldada virada para cima, basta olhar para o desenho da mesma. De qualquer maneira o soldador tinha as duas maos ocupadas a segurar a ferramenta de soldagem. apena tinha o braço apoiado para lhe dar mais estabilidade, mas acredita que tambem ja vi bons soldadores a fazer soldaduras assim sem se apoiarem a nada.
Nestes casos deve semrpe procurar-se a posiçao mais adequada e que nos ofereça mais segurança de equilibrio.
De qualquer maneira neste video, a pessoa nunca teria problemas porque esta a trabalhar com luvas e fato adequados a soldadura. logo mesmo que lhe caisse algum bocado incandescente em cima da mao nao iria dar um salto contra a parede arrancado os cabos da maquinas e levando um esticao de tal ordem que morresse logo ali fulminado.

No 2º Video, idem idem, aspas aspas.

Parece-me que esses dois exemplos nao sao de escolha feliz para demonstrar aquele tipo de trabalho em que a pessoa é tipicamente preguisoça e tenta por todos os meios minimizar o esforço que tem que fazer mesmo que isso ponha a sua segurança pessoal em causa.

Andei a pesquisar fotos de situaçoes dessas de graves falhas de segurança em serralharias principalmente.
Ponho aqui algumas dessas fotos que consegui encontrar no google, infelizmente de serralharias tugas nao consegui encontrar fotos de falhas de segurança e seguimento de regras minimas.
Sao todas de instalaçoes brasileiras...









nesta abaixo gostava que me disseses qual a falha de segurança grave que esta aqui:



agora temos aqui uma foto duma soldadura que em termos de trabalho é semelhante à do 1º video.
este nao se apoiou no braço mas sentou-se. é exactamente a mesma coisa, visto que o objectivo do tal "encosto" é permitir efectuar o trabalho duma forma mais eficaz e nao por calansice.


nesta abaixo, o tecnico esta a mexer num local perigoso e com corrente electrica mas como se pode ver esta a usar as duas maos, nao deixou nenhuma mao atras das costas. e esta a mexer num sistema electrico.



aqui nesta ja so esta a usar uma mao, mas a outra esta num local nao perigoso, eventualmente ate é capaz de estar no bolso da bata dada a posiçao do braço. mas aqui mesmo que a tivesse agarrada ao eixo da transmissao tambem nao a perderia, visto que o carro esta no ar e desligado.



portanto como se pode ver, os acidentes acontecem nao por nao ter a mao no bolso, mas sim por nao se respeitar normas basicas de trabalho seguro.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #76 em: 09 de Setembro de 2017, 10:52 »
LVirtual:

Citar
No 1º não ha ali nenhuma falha de segurança

Tratava-se de pontos de apoio para aumentar a estabilidade do corpo (por exemplo, para conseguir chegar com uma ponta de prova de um multímetro a um local de acesso mais difícil). Por um lado aumenta a segurança que permite acertar no local certo, por outro diminui-a se a mão de apoio for colocada no local errado. Isto é particularmente verdade na reparação de equipamentos electrónicos, quando se pretende medir um ponto num local atarracado.

Os pontos de apoio são ferramentas de trabalho. No caso da soldadura usam-se, com frequência, grampos colocados de forma a que se possa encostar o braço, as costas, etc. e não é por se estar encostado a um grampo que se é preguiçoso. E, sim, este aumento de estabilidade aumenta a qualidade de trabalho e a segurança.


Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #77 em: 09 de Setembro de 2017, 10:58 »
LVirtual:

Citar
No 1º não ha ali nenhuma falha de segurança

Tratava-se de pontos de apoio para aumentar a estabilidade do corpo (por exemplo, para conseguir chegar com uma ponta de prova de um multímetro a um local de acesso mais difícil). Por um lado aumenta a segurança que permite acertar no local certo, por outro diminui-a se a mão de apoio for colocada no local errado. Isto é particularmente verdade na reparação de equipamentos electrónicos, quando se pretende medir um ponto num local atarracado.

Os pontos de apoio são ferramentas de trabalho. No caso da soldadura usam-se, com frequência, grampos colocados de forma a que se possa encostar o braço, as costas, etc. e não é por se estar encostado a um grampo que se é preguiçoso. E, sim, este aumento de estabilidade aumenta a qualidade de trabalho e a segurança.

mas nao era a esse tipo de pontos de encosto que eu me referia, como disse no post anterior e nos outros.

essa ideia de trabalhar com a mao ociosa no bolso, so vai fazer com os iniciantes corram mais riscos do que se a tiverem noutro lado. tem é que ser passada a ideia que o melhor é ter um olho no trabalho e outro na mao ociosa.
Ou seja sempre que possivel nunca ter maos ociosas, porque quando se trabalha na industria faz sempre falta as duas maos, quanto mais nao seja para reforçar a segurança ao segurar uma rectificadora mesmo que seja das pequenas e a peça a cortar ou rectificar esteja presa.

em relaçao a 5ª foto que publiquei consegues identificar o risco iminente que o operario da treta esta a correr?
esse sim pode-lhe acontecer algo catastrofico como tens passado aqui a ideia atraves da mao no bolso e este esta a usar as duas maos.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #78 em: 09 de Setembro de 2017, 11:12 »
Citar
essa ideia de trabalhar com a mao ociosa no bolso, so vai fazer com os iniciantes corram mais riscos do que se a tiverem noutro lado.

Pode fazer ou não. Se estiver sentado numa bancada e tiver que medir uma tensão mais alta, se possível coloco a mão à ilharga.  Se estiver de pé o não houver problemas de estabilidade do corpo (estar-se em bicos de pés é instável) mantenho a mão nas costas ou à ilharga. Se estiver na rua e houver vento e frio, a mão vai para o bolso.

Na electricidade, mais um ponto de apoio é, nalguns casos, um risco acrescido. Se estiver a apanhar laranjas é capaz de não ser. Se estiver a trabalhar com equipamentos alimentados a 12V não há risco desse tipo mas há de forem 300V.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #79 em: 09 de Setembro de 2017, 11:23 »
gostava de saber como consegues medir uma tensao seja ela de que valor for só com uma mão.
a menos que estejas a olhar para o valor que a fonte de alimentaçao regulavel estiver a debitar.

Mesmo nos meus ultimos 13 anos a trabalhar como tecnico de electronica e a fazer reparaçoes de todo o tipo de equipamentos electricos e electronicos em bancada, motores inclusivé, sentado ou em pé nunca tive tendencia para por a mao em cima de fios descarnados em carga, alias nunca tenho fios em carga com pontas descarnadas sem estarem presas num dado de junçao e se for encessario para aumentar a segurança meto-lhe fita isoladora a volta dos parafusos do dado de junçao. sempre ensinei isso a quem vinha aprender a trabalhar para junto de mim.

Quando reparava ou testava circuitos electronicos mesmo que tivessem fontes de alimentaçao comutadas incorporadas fazia quase tudo sentado na bancada de electronica, e muito raramente nao usava as duas maos, ou a segurar o esquema do bicho numa mao e com a outra a medir pontos com o multimetro, ou a segurar as duas pontas do multimetro ou so uma ponta do osciloscopio sempre os pontos de alimentaçao a 230 v estavam fora de cena nem que tivesse que meter um cabo de 2 metros entre a fonte e o circuito e meter a fonte na plataforma superior da bancada.

Quando tinha que reparar equipamentos eletromecanicos como motores ou barreiras automaticas fazia-o na bancada de serralharia e sempre de pé, mas nessa area nunca consigo fazer o trabalho so com uma mao, tenho sempre coisas para fazer com as duas. E esse é que é o trabalho mais susceptivel de provocar acidentes, reparar ou afinar equipamentos electromecanicos, ha sempre alguma peça de ferro a andar a roda ou a mexer...

e continuas sem identificar o risco iminente na tal 5ª foto que publiquei aqui. ou para ti nao existe nenhum risco de segurança naquela imagem?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 11:25 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #80 em: 09 de Setembro de 2017, 12:48 »
Citar
gostava de saber como consegues medir uma tensao seja ela de que valor for só com uma mão.

 ???

Fixando uma ponta e medindo com a outra. É o b-a-ba.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #81 em: 09 de Setembro de 2017, 13:29 »
Clips/crocodilos, pontas de prova tipo osciloscópio, ligador caracol lol.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #82 em: 09 de Setembro de 2017, 14:39 »
Nalguns casos conseguem usar-se as duas pontas numa só mão. Segura-se o multímetro com uma mão (ou pendura-se), e seguram-se as duas pontas com a outra mão de forma análoga à forma de segurar os pauzinhos chineses de comer arroz.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, 14:42 por SerraCabo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #83 em: 09 de Setembro de 2017, 14:51 »
Nalguns casos conseguem usar-se as duas pontas numa só mão. Segura-se o multímetro com uma mão (ou pendura-se), e seguram-se as duas pontas com a outra mão de forma análoga à forma de segurar os pauzinhos chineses de comer arroz.

e acabas a provocar um curto circuito na placa como ja vi acontecer. mas curto circuitos em placas a 5,12, ou 24 volts nao mata ninguem em especial, a menos que tenha um pacemaker...

mas vamos la voltar á segurança no trabalho e seguir certas normas basicas de segurança que nao incluem a mao atras das costas e analisar aquelas fotos que publiquei e que estranhamente decidiste fugir ao tema porque afinal nao estao de acordo com os videos que publicaste que ate estao dentro de todas as normas de segurança.

mais uma vez pergunto, consegues identificar o perigo eminente na 5ª foto a que o fulano da rectificadora esta sujeito? pode ate fazer aquilo todos os dias durante anos sem acontecer nada, mas se e quando acontecer é a morte do artista e o consequente darwin award.
Consegues identificar ou nao? ja agora lanço o desafio tambem a outros que acham que ja conhecem tudo em termos de segurança e que a segurança so é boa se meter-mos a mao no bolso.

Vamos ver quem aceita o desafio de identificar possiveis acidentes naquele momento em que a foto foi tirada.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #84 em: 09 de Setembro de 2017, 16:15 »
Citar
e acabas a provocar um curto circuito na placa como ja vi acontecer.

Usa-se uma mão, por exemplo, para com as duas pontas medir a resistência um componente num circuito que está desligado. Onde há o curto circuito?

Não estou num concurso de identificar perigos. Tenho mais que fazer. Dei um exemplo de um perigo que se corre em determinadas circunstâncias e da solução que milhões de gajos usam para se defenderem. Nem sou adepto de palavras cruzadas ... quem gostar que as faça.

E também não gosto de futebol. E agora?

O caro não sabe medir uma tensão com uma só mão, não sabe que usar as duas pontas na mesma mão é coisa corriqueira e útil (apenas para quem consegue - exige habilidade) e fala de curto circuitos ...  e agora quer que eu ande a perder tempo a ver imagens e a brincar às escondidas?

Conviria que fosse aprendendo o mais básico antes de opinar sobre os b-a-bas que desconhece.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #85 em: 09 de Setembro de 2017, 16:42 »
Serra quem tem estado a opinar sobre o bê-à-bá da mao atras das costas ou no bolso nao tenho sido eu.
eu tambem nao gosto de futebol e agora? Tambem nao gosto de fazer palavras cruzadas em ingles, e agora?

Por acaso sei medir muitas coisas só com uma mão. E tambem sei usar o multimetro só com uma mão, e agora?

E tambem sei que quando foste confrontado com situaçoes reais e autenticas e nao com hipoteticas teorias da mao no fio e a outra na parede, preferiste desviar a conversa para outro tipo de ataques. e agora?

Trabalhava-se com uma mao atras das costas antigamente quando ninguem queria seguir regras porque davam muito trabalho e estorvavam ha hipotese do pessoal se encostar a parede para descansar o corpo porque ja eram 16 horas e tava-se farto de dar ao pernil o dia todo de pé...
Isso sim, aconteciam muitas desgraças por causa disso, ja trabalho ha decadas suficientes para ser contemporaneo dessas situaçoes no seculo passado. E por isso é que havia muitos acidentes. nao era por seguirem a rigidez das regras de segurança no trabalho, era mesmo por burrice. nem por excesso de confiança nem por falta de qualquer outra coisa.

Agora eu explico onde esta o perigo iminente na tal foto que volto a publicar aqui:


temos uma pessoa com uma rebarbadora na mao a rectificar soldaduras dum lado da estrutura e outra a fazer soldagem por pontos do outro lado.
o artista da rebarbadora esta a trabalhar de calçoes (coisa que é proibida pelos regulamentos em serralharias e o caro decerto sabe disso)
O mesmo artista esta a trabalhar encostado a um monte de tubos que segundo parece é um local de armazenagem dos mesmos. tem cerca de meio metro de espaço para se mexer, mais coisa menos coisa.

Agora imagina que ele encosta a perna suada ao cavalete metalico ao mesmo tempo que o colega esta a carregar no gatilho da maquina de soldar. nao vai apanhar choque mas de certo que vai sentir o formigueiro da corrente de soldagem a passar por ele e oa mesmo tempo as limalhas incandescentes saltam-lhe para a perna com a pele a vista.

Queres adivinhar a catastrofe que sucede a seguir ou explico eu?
É melhor explicar eu porque nao te apetece andar a brincar as escondidas.

Ora bem, quando sentimos algo a queimar ou picar a pele da perna a tendencia é a perna subir e a mao descer em direçao á perna, para eliminar ou minimizar o problema mas como ao mesmo tempo esta a suceder uma sensaçao de quase-choque eletrico o cerbero do artista vai ficar todo baralhado e a sua reaçao é largar tudo o que esta a fazer e dar um passo atras para se afastar do perigo. Agora adivinha lá o que acontece quando der um passo atras? vai cair em cima dos tubos, vai largar a rectificadora a trabalhar e se for daqueles artistas que travam o botao da maquina para nao fazer doer o dedo entao ainda melhor, vamos ter uma maquina com um disco de material abrasivo a trabalhar a alta rotaçao a saltar sozinha dum lado pro outro. ao mesmo tempo o colega dele com o susto vai largar o alicate de soldar mesmo que esteja a carregar no gatilho de soldar. com sorte pode nao levar com nenhum estilhaço do disco da rebarbadora, mas so com sorte...
E o homem ate é o unico dos dois que tem a mao ociosa ha vista e sem estar a tocar em nada.

E agora diz-me la onde é que a teoria da mao no bolso ou atras das costas aqui vai funcionar?
esta fotografia representa uma boa parte daquilo que as regras de segurança no trabalho impedem de fazer no nosso país.

;)

Vá, continuaçao de um optimo sabado. E nao te chateies porque o mundo vai evoluindo tendencialmente para melhorar a segurança de pessoas e bens, apesar de tudo.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #86 em: 09 de Setembro de 2017, 16:52 »
Vai ficar a falar sozinho.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #87 em: 10 de Setembro de 2017, 09:42 »
Vasco mereces o premio do autor da lei da sobrevivencia ;)

Obviamente não fui contemplado com o Darwing award, mas fiz o possível. :-D
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #88 em: 10 de Setembro de 2017, 11:07 »
O facto é que pelo que é dito acima, eu não deveria estar vivo, lá pelos 10 anos tirei os dois bornes de uma ficha (inicio dos anos 70, os bornes enroscavam directamente em cima dos fios nem era preciso chave de parafusos) e enfiei-os numa tomada (um em cada mão) para ver o que acontecia. Evidentemente que apanhei um esticão, mas não caí para o lado nem me queimei nem tive nenhum espasmo... A seguir espetei os bornes numa borracha e voltei a fazer o mesmo, porque tinha lido não sei onde (possivelmente no Mundo de Aventuras ou no Falcão) que a borracha protegia de electricidade, e realmente aí não apanhei nenhum esticão. O prédio era de 1910, não tinha terras, os fusíveis eram uma ou duas voltas de fio torcido entre os pinos de uma daquelas fichas de porcelana e nem sequer queimaram.
E como é que há pessoas que são atingidas por um raio e sobrevivem ?
Obviamente não fui contemplado com o Darwing award, mas fiz o possível. :-D
Foste contemplado por um "mini-darwin-award", apesar de já no início dos anos 70 existirem "regulamentos"/conhecimentos de que não devias fazê-lo (segundo o que te lembras até na literatura infantil já se falava nos perigos da electricidade), como criança curiosa que eras foste experimentar qual a sensação, tiveste uma segunda oportunidade, de certeza que a tua atitude mudou a partir daí.
O espasmo que dizes não ter sentido foi aquilo que te safou, o braço ao contrair em duração do corpo arrancou as mãos dos fios. Fizeste aquilo que o Araújo e o SerraCabo indicam como sendo a situação mais perigosa e que apenas uma mão nas costas/bolso/ilharga é capaz de evitar, no entanto não morreste, o que comprova que é preciso mais erros graves ainda para morrer, mesmo em contactos voluntários e a AGARRAR uma fase e o neutro a corrente não é suficiente para matar.

By the way nunca ouvi falar de ninguém atingido directamente por uma descarga atmosférica que sobrevivesse, o único caso semelhante que conheço é de alguém que estava a 1 ou 2 metros do "ponto de entrada" na terra de um relâmpago e que esteve inconsciente mais de meia hora até ser encontrado por um familiar, não morreu mas passado um ano ainda era seguido regularmente por um cardiologista e tomava cerca de 10 comprimidos diários para manter o coração a trabalhar devidamente.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Preparar bancada de testes
« Responder #89 em: 10 de Setembro de 2017, 14:34 »
Vai ficar a falar sozinho.

por acaso ontem fiquei a falar sozinho, porque dá-me cabo da alma ver pessoas agarradas a dogmas só porque é mais seguro estar em cima do pedestal a olhar para o povo lá em baixo e rir-se daquilo que acredita serem parvoeiras, so porque alguem do povo nao fez o mesmo caminho que a pessoa se gaba tanto de ter feito. :(

isso é que é excesso de confiança e "cegueira" pura. depois é normal que se tenha muitos acidentes no curriculo.
Como ja escrevi antes, "cego é aquele que nao quer ver".
Olhar pra frente faz doer os olhos a algumas pessoas nao sei porque... :(

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."