collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?  (Lida 16146 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #45 em: 06 de Setembro de 2017, 10:32 »
A existencia de PFC nos designs hj em dia acho que eh mais habitual e nao eh muito custosa para nao ter nada.
Na minha experiencia na area, o PFC eh mesmo um factor comercial / argumento como "qualidade" do equipamento.
Existem solucoes simples que custam centimos, mas para baixas potencias e outras mais elaboradas para fontes com mais potencia.

Encontrei aqui um artigo da area a ver os diferentes metodos:
http://www.ledsmagazine.com/articles/print/volume-11/issue-4/features/developer-forum/proper-driver-design-eliminates-led-light-strobe-flicker.html

Quanto ah questao dos efeitos secundarios e quem paga o consumo das cargas nao lineares, nao sei...  nao sei muito da area.. lembro-me de ouvir falar que grandes empresas instalavam condensadores e que isso lhes ajudava a poupar, mas nao sei se cobram esse tipo de consumo diferentemente a empresas que consomem muito.
Teoricamente nao vejo qual a razao deste problema, na pratica imagino que consumos nao lineares muito elevados estraguem a qualidade do sinal de tensao da linha, mas do que isso desconheco..

alguem entendido que explique?
O factor de potência refere-se unicamente é relação entre energia activa e energia reactiva, nas indústrias a grande maioria das cargas são indicativas logo precisam de energia reactiva para funcionar, esta energia não aparece do nada e tem de ser "produzida" nalgum lado, antigamente isto acontecia com recurso a motores síncronos é mais tarde baterias de condensadores ao nível das sub-estações, mas isso tinha o problema de sobrecarregar as linhas de transmissão pois aí circula toda a energia aparente, por essa razão a energia reactiva é paga por todos os consumidores de energia com contratos de baixa tensão especial ou superior, o valor pago pela energia reactive é superior ao pago pela energia activa e quanto mais baixo o factor potência mais caro fica o valor da energia reactiva.
Por esse motivo a correção do factor potência (aproximar o coseno de phi o mais possível de 1) é uma preocupação grande na indústria hoje em dia, a maneira mais usada é instalar uma bateria de condensadores de vários estágios que vão sendo ligados à rede conforme necessário. É um investimento considerável mas que se paga normalmente  no primeiro ano de utilização, o único caso em que conheço valores é de uma empresa relativamente pequena de metalomecânica em que a poupança é de 400 euros mês na factura de electricidade.
Os harmónicos estão mais ligados às fontes electrónicas, a preocupação na indústria é nós variadores electrónicos de elevada potência que introduzem grandes distorções na rede (mesmo ao nível local) que interferem com os sistemas de controlo de processos e  sistemas informáticos, este tipo de interferências são normalmente combatidos com filtros à entrada dos variadores, mas estes custam bastante dinheiro e não se traduzem numa poupança imediata pelo que a sua implementação ainda vai sendo "reduzida".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #46 em: 06 de Setembro de 2017, 15:41 »
eish, ja vai no 4º separador?! :o ..

Ha uns dias atras, se nao me engano no sabado, o jornal Público tem uma notícia/artigo bastante desenvolvido sobre iluminação publica. Aborda esses assuntos relacionados com "poluição luminosa" e outros..

a iluminação led pode potenciar um aumento da poluição luminosa, mas só se for usado em excesso porque penso que a iluminação led por ser mais direccional/focada e se for substituida em igual volume que a iluminação actual (falando da iluminação urbana), vai criar um menor efeito de nevoeiro luminoso...vi nao hà muito que a industria dos filmes e respectivos efeitos/manipulação das imagens terá outra abordagem porque o efeito da luz da ilumnição leds é diferente da iluminação classica.. Tb ha filmes que ja foram realizados e que foram filmados em zonas com iluminação a leds para criar um efeito diferente (penso que um dos filmes que foi filmado à noite em ruas/estradas com ilumniação de leds foi no filme colateral).

Mas tudo depende como se faz a introdução da iluminaçao leds na ilumnição publica, porque a iluminação a led se tornar mais barata, acessivel, e facil de implemnetar, tende haver um aumento deste tipo de iluminaçao led nao apenas pra iluminar, como para fazer reclames luminosos e demais efeitos e a tendencia de termos cada vez mais poluição luminosa (isto se as coisas nao forem controladas/bem reguladas). Quem ja viu o filme "ghost in the shell", alguem gostou de ver o retrato futurista que eles fazem do meio urbano com toda aquela iluminação/sinalização e publicidade luminosa como se vivessemos dentro dum arco-iris psicadélico? eu detestaria ver e viver num mundo em que um dia o nosso mundo se tornará assim  :-\

Eu tenho mudado toda a iluminação de casa para iluminação a leds, ainda nao consegui (tb implica algum investimento, testes/escolhas, até porque chego ao cumulo de as alternativas a led serem demasiadas brilhantes para certas opções como em candeeiros de mesinha cabeceira..), mas a ideia era ter tudo a leds, mas nunca pra aumentar a iluminação existente porque nao pretende que a casa seja uma arvore de natal todo o ano..

Relativamente ao espectro da luz das lampadas de leds, quanto se sabe com as lampadas de leds dá para escolher quase qq cor que queiramos, até por nao existem só lampadas leds de luz muito branca ou azulada. Na iluminação publica penso que a luz amarela até tende a ser mais radiante e luminosa, porque em zonas onde se usam lampadas de luz mais branca, as ruas parecem ser sempre ruas de iluminação mais fraca. E lampadas de leds publicas, tb não haverá em branco frio, poderia-se mudar para uma luz mais amarela.. o que torna um investimento grande deve ser o facto das infraestrutras da ilumnição urbana nao estar optimizada para a iluminação a leds e a lampadas de leds terem-se de se adaptar à actual infrastrutura e tornando-as menos eficientes ou de construção mais cara (penso eu).

Qto ao uso de leds nos semáforos, nunca ninguem já parou num semáforo num dia de bastante sol e uma pessoa estar a olhar para eles e nao saber em que cor está? com a iluminação a leds, esse problema nao existe.. se a iluminção a leds se torna num problema em zonas onde a neve tapa os semáforos, entao que passem a meter vidros com aquecimento como temos no vidro traseiro do carro :)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #47 em: 06 de Setembro de 2017, 20:36 »
Talvez seja a quem se interessar por estas coisas dar uma vista de olhos aqui:

https://tech.ebu.ch/docs/techreview/trev_301-gierlinger.pdf

Andei muitos anos mergulhado nestas coisas até ao tutano, mas parece-me que alguma coisa já não recordo.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #48 em: 08 de Setembro de 2017, 14:08 »
Não li todos os posts deste tópico, mas como filho de um trabalhador da EDP, desde que me lembro ser gente a EDP tinha uma política de incentivar à poupança de energia.

Essa poupança mais do que uma medida ambiental ou social, é uma medida económica para a EDP.

A energia mais cara de produzir é a energia fuel, a energia mais barata é a renovável.

Se todos consumirmos menos energia, vamos consumir menos energia fuel, a energia renovável (hídricas, eólicas e solar) é a que está "sempre" em produção e só não é construída mais porque não é trivial "ligar" e "desligar" a sua produção.

As novas hídricas já tem inversão de sentido, permitindo de noite encher de volta as barragens com o excesso de produção das eólicas para durante o dia voltar a utilizar a mesma água para produzir energia fazendo das novas hídricas autenticas baterias, contudo quando o consumo é de pico, tem que entrar gás, fuel ou carvão que é a mais cara e como tal deve de ser evitado o consumo para se utilizar só a energia mais barata.

Quanto menos energia consumires, mais a EDP ganha, porque ao consumires menos, ela pode usar energia mais barata de produzir, produzindo a 2 ou 3cent o KW (renováveis) em vez de a 18 ou 20cent o KW (fosseis), quando te vende sempre a 14cent o KW (valor ao público).
(valores de exemplo)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #49 em: 08 de Setembro de 2017, 14:50 »
Citar
A energia mais cara de produzir é a energia fuel, a energia mais barata é a renovável.

Só para deixar a nota de que há um gajo que não concorda com esta afirmação, que esse gajo sou eu, mas que, na minha opinião, é assunto demasiado político para meu gosto para ser aqui dirimido.

... como quando os computadores dizem " ... an error might have occurred."

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #50 em: 08 de Setembro de 2017, 14:53 »
Gostava de ouvir a sua opinião e, afinal afinal, só assim podemos ver outros pontos de vista e julgar o nosso.

Sozinhos somos apenas macacos a achas que há um Deus que faz crescer bananas nas bananeiras.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #51 em: 08 de Setembro de 2017, 14:54 »
O TigPT acho que se esqueceu de reforçar a ideia que é mais barata para a EDP , não para o consumidor (ou contribuinte ;) ) ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #52 em: 08 de Setembro de 2017, 14:56 »
Sim, pode não ter ficado explicito, mas para o consumidor o valor é sempre o mesmo, o contratado, as flutuações de preço são só para o produtor e por isso o produtor querer produzir menos energia da mais cara.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #53 em: 08 de Setembro de 2017, 16:01 »
Citar
Sim, pode não ter ficado explicito,

Caro TigPT

Ficou explícito e a minha observação abrange igualmente a sua clarificação.

Continua a haver um maluco, eu, que não concorda, que é casmurro e fica na dele.

:)

Abraço
SC

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #54 em: 08 de Setembro de 2017, 16:09 »
Mas não quer correr o risco de mudar de opinião ou não quer partilhar o seu ponto de vista com os restantes?

Eu gosto do tema e gosto sempre de ouvir outros pontos de vista, concorde ou não com os mesmos.

Já agora, a semana passada visitei a barragem do Lindoso e um dos grupos estava em funcionamento. Deixo um vídeo:



Edit:
Adicionadas duas fotos, a primeira é da válvula de admissão de água para um dos grupos, está por baixo de uma coluna vertical de 400m de água, ao lado está um depósito de 11Toneladas de óleo a 61bars para fazer actuar a mesma.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #55 em: 08 de Setembro de 2017, 16:10 »
As origens dos custos ou pontos de vista do que fica "mais barato e para quem" são muitos,
extrair energia de fontes "verdes" nao é barato (eg: contruir uma barragem, etc),
mesmo nos dias de hoje com a tecnologia actual, gasta-se muita energia e materiais a produzir geradores para energia verde..

Depois ha muitas variaves políticas que desconhecemos, por exemplo (estou a imaginar), pode haver patrocinio politico para produzir por fontes de energia verde (porque talvez ainda seja uma produção mais cara, derivado ao investimento e retorno).. enquanto que em energia fossil nao ha patrocinios,logo fica mais cara.

A energia fossil é "porca", mas pelo custo gera muita energia (fisica)

No entanto, do ponto meu ponto de vista, tudo o que for feito para poupar o planeta do uso fossil, mesmo que ligeiramente mais caro, é bem-vindo, para além de potenciar o desenvolvimento..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #56 em: 08 de Setembro de 2017, 16:12 »
Nã ....

É complicado, fere muitas susceptibilidades e é uma chatice.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #57 em: 08 de Setembro de 2017, 16:18 »
No entanto, do ponto meu ponto de vista, tudo o que for feito para poupar o planeta do uso fossil, mesmo que ligeiramente mais caro, é bem-vindo, para além de potenciar o desenvolvimento..
Mesmo atómico?  (do tipo corrente de fissão de urânio, nada dos "fancy" que ainda andam em desenvolvimento) >:D

Brincadeira, a resposta é obvia ;)

Lindoso já lá estive há uns 20 anos (na faculdade), e ando sempre à procura de lá voltar mas ainda não surgiu a oportunidade (ir onde estão as turbinas, à barragem já fui muitas vezes!)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 16:20 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #58 em: 08 de Setembro de 2017, 16:20 »
Trabalhei uma vez, num vídeo (não gravei só fiz o serviço de montagem ... vulgo editing) sobre a barragem do Lindoso quando tinha acabado de entrar ao serviço.

Fiz um outro, já não me lembro as circunstâncias, suponho que anterior ao trabalho acima, sobre uma 'tubagem' que vinha de uma barragem, atravessava uma montanha para levar a água a turbinar muito mais abaixo, noutro vale.

Ainda tinha cabelo e muito.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, 16:23 por SerraCabo »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mitos: mudança da ilumação tradicional p/ iluminação a LEDs?
« Responder #59 em: 08 de Setembro de 2017, 16:39 »
A primeira central do Lindoso já está desactivada, devia de ser essa onde as tubagens eram visíveis, esta está 400m por baixo da albufeira na vertical.

Já agora, a barragem do Lindoso é um projecto de Engenharia 100% português.