collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 555 Timer config  (Lida 4970 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
555 Timer config
« em: 19 de Outubro de 2014, 14:45 »
Com o objectivo de fazer mover um pêndulo através de uma bobine estou a tentar usar um timer 555 mediante esta config:



A Bobine medindo o consumo com o multímetro medi uns ~1.80mA, por isso penso que posso ligar directamente mas meti um díodo 1N4002 para proteger o timer.

Eu preciso que o output fique um pouco mais tempo em LOW do que em HIGHT.. não estou a conseguir seleccionar a R1 e R2 correctas.. o C1 tenho um 1.0uF

Alguma dica p.f.? Estava a tentar com R1=15k e R2= 150k mas o OUTPUT fica HIGHT muito depressa e não dá tempo do pêndulo balançar até ao outro lado e voltar.. fica sempre chegado para o lado direito..

« Última modificação: 19 de Outubro de 2014, 14:51 por almamater »

Offline Electropepper

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 116
    • Electropepper
Re: 555 Timer config
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2014, 14:58 »
Esperimenta isto http://www.csgnetwork.com/ne555timer2calc.html ?
E podes googlar existem montes destes calculadores pela net, eu tambem uso um app o electrodroid.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 555 Timer config
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2014, 15:27 »
Tenta a configuração tipica de PWM e com um pot para poderes ajustar em detalhe, como neste artigo: http://dqsoft.blogspot.pt/2010/04/ci-555-parte-5-gerando-um-sinal-pwm-com.html

No entanto não sei se vais conseguir o que queres, porque há sempre pequenos erros e forças externas aleatórias, e não deves conseguir manter o pendulo sempre certo, deduzo; para manteres um sistema desses a funcionar terias que ter feedback, um esquema em que estás (automaticamente) a ajustar constantemente o PWM.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2014, 16:04 »
Pois.. estou a chegar a essa conclusão.. sem feedback não consigo!

Experimentei adicionar um PNP, uma vez que a bobine tem 3 contactos, pensei em ligar 1 ao 0V e os outros irem ligando assim:

-> Qdo o Output for HIGHT liga um
-> Qdo o OUTPUT for LOW liga o outro através do PNP

Mas mesmo assim atrofia.. uma força acaba por puxar a outra e ele está mais parado do que a andar..

O circuito que estava a funcionar (que avariou) era made in china, sinceramente não sei como eles fizeram mas que funionava funcionava  ::)


Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #4 em: 20 de Outubro de 2014, 10:43 »
Vou testar fazer com um circuito flip-flop.. pode ser que dê para controlar melhor

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: 555 Timer config
« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2014, 11:27 »
Lembro-me de ter visto um esquema desses pêndulos e não era nada tão complicado.
Encontrei este:

Tirado de aqui: http://sound.westhost.com/clocks/free-pendulum.htmle

O íman do pêndulo ao passar em frente à bobine gera um pulso que passa por C1 e faz Q1 entrar em condução, que fecha o Q2 e faz corrente passar pela bobine e impulsionar o pêndulo. Podes ter de ajustar valores mas a solução parece-me boa e tem a vantagem de se auto ajustar porque só "dispara" quando o pêndulo passa em frente à bobine


Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #6 em: 21 de Outubro de 2014, 00:20 »
Obrigado pelo esquema, de facto assim parece que é mais fácil. Estive a olhar melhor para o circuito atual e a tentar perceber como funciona, penso que seja +/- como o esquema acima:




Os 3 fios fui eu que liguei, no ponto onde está o fio branco a pista liga a +3v. Os  outros fios ligam àqueles componentes ali perto que identifiquei assim:



Supostamente o funcionamento deve ser parecido, mas ainda não percebi como tenho de ligar os 2 fios da bobine e adaptando ao esquema mencionado. O pino do lado direito ficará sempre ligado ao + os outros 2 é que vão receber o - mediante o esquema dos transistores..

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #7 em: 21 de Outubro de 2014, 17:44 »
 ::) hé hé uma coisa simples pode ser complicada de resolver..

Como a bobine tem 3 fios, um dos fios ligo os 3V os outros servem para puxar o pêndulo, um do meio para a direita e o outro do meio para a esquerda. Terei de alterar algo no esquema certo?

pois por exemplo, qdo o pêndulo passa pela bobine (que está no meio) e desloca-se para a direita, ativa o circuito e que faz dar 1 impulso, mas depois qdo está a voltar para a esquerda e passa novamente na bobine vai dar outro impulso e para escolher 1 ou outro fio (para saber que impulso lhe heide dar, se para a esquerda ou direita) precisava de saber o sentido para onde ele se está a deslocar certo?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: 555 Timer config
« Responder #8 em: 21 de Outubro de 2014, 17:56 »
Não estou a perceber nada, mas não me esforcei...

Pelo aspeto da foto as duas bobines são uma para fazer o "sense" do pendulo a passar e fornecer corrente para a base do transistor (fio do meio), e a outra para atuar o pêndulo (fio esquerdo).
Pelo que tenho visto esses atuadores apenas afastam o pendulo da posição de repouso, estão-se a borrifar de vai da direita para esquerda ou vice versa.

Porque é que não canibalizas essa pcb e sacas o circuito já pronto :P
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 17:59 por jm_araujo »

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2014, 19:45 »
Hoje à noite vou-me dedicar a isto e arranjar a solução :) muito obrigado pelas dicas jm_araujo

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: 555 Timer config
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2014, 00:39 »
Bem, ainda fiz o esquema com os 2 transístores mas não funcionou, possivelmente teria de mudar os valores de alguns componentes ou assim. De qualquer forma fiz o sugerido, usei o circuito já existente e por acaso está bom: