collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot arm  (Lida 17462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot arm
« Responder #15 em: 22 de Dezembro de 2010, 17:02 »
Ligar por wireless xbee e pc é possivel o que acho que o Senso (e eu) duvida (mos) é o facto de colocar a Xbee a comunicar por protocolo Wi-Fi.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Robot arm
« Responder #16 em: 22 de Dezembro de 2010, 17:13 »
Boas o link que esta ai a mim da erro. Eu não percebo muito disto mas pelo que tenho lido por essa net fora é que isso que esta a falar não deve dar para fazer devido aos protocolos utilizados pois estes são diferentes e penso que seja isso que o senso quer dizer. Pode ser que de para fazer é com 2 Xbee um no robo outro no pc mas isso já é muita areia para a minha camioneta, isso e outras coisas  ;D
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 17:34 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Robot arm
« Responder #17 em: 22 de Dezembro de 2010, 20:11 »
E ainda têm este site de electrónica, já está no xbee, vejam as especificações: http://www.littlebirdelectronics.com/products/XBee-Pro-60mW-U.FL-Connection.html

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot arm
« Responder #18 em: 22 de Dezembro de 2010, 20:21 »
Tu estás a brincar?! As pessoas estão aqui para ajudar, estão a gastar o seu tempo, mas o gastar começa a transformar-se em perder quando pessoas como tu postam paginas de lojas sem informação nenhuma! Se viste que é possível usar os XBee com WiFi então diz onde, caso contrário aceitas as nossas sugestões. XBee são modulo que comunicam entre si sem fios, podes ter um num Arduino e outro no PC e tens o Arduino a comunicar com o PC sem fios, até podes ter dois PC's a comunicar por XBee, mas isto não é WiFi.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot arm
« Responder #19 em: 22 de Dezembro de 2010, 21:57 »
O problema do link é ter a virgula(',') agarrada ao link:
http://simplycomputing.com.au/archives/37

A unica coisa que vejo ai é um arduino agarrado a um braço robótico pendurado num robot de compra, até ai não vejo nenhuma interacção com WiFi e muito menos com um pc e tendo em conta a falta de fluidez dos movimentos arrisco-me a dizer que estes foram pré-programados.

Depois, podes ler isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.15.4
Que te explica o funcionamento da stack ZigBee.

Se queres um robot que fale com o teu pc via WiFi e que depois interajas com ele via página web provavelmente montada em php a correr num servidor local(coisa que acho algo manhoso para controlar um robot, mas se queres fazer isso é lá contigo).
http://www.jbprojects.net/projects/wifirobot/

Este usa um WRT54GL a correr openWrt, mas se usares um ethernet shield nem precisas de hackar o router para sacar a porta serial cá para fora e para lhe meter o software a correr.
Estas são as unicas maneiras de usar WiFI, a não ser é claro que desenhes uma placa com um atmega e um chip para ai da Broadcom para fazer a ponte entre o atmega e o sinal WiFi, mas acho isso um bocadinho complexo para um primeiro projecto.

Se continuares a martelar na ideia que o Xbee fala com WiFi faz-lo, mostra-o e pede uns € aos gajos da Digi por dares mais um uso aos sistemas deles.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Robot arm
« Responder #20 em: 22 de Dezembro de 2010, 23:25 »
Boas noites,

quanto ao link depois la consegui porque la estava a "," que não tinha reparado. Realmente o robo Spykee esta a ser controlado pro pc via "wireless" usando este kit: ( http://www.littlebirdelectronics.com/products/XBee-Wireless-Kit-Retail.html ) mas la esta tem de ter 2 Xbee um no robo outro no PC e é um "wireless" Xbee usando o protocolo do mesmo como a própria pagina fala o que não é o mesmo wireless dos pc\router. Mas é como já disse TheDeadLives eu não percebo nada de nada disto o que não quer dizer que não venha a perceber um dia, e é como senso diz
Citar
Se continuares a martelar na ideia que o Xbee fala com WiFi faz-lo, mostra-o e pede uns € aos gajos da Digi por dares mais um uso aos sistemas deles.
que ainda ganhas uns trocos valentes com isso, não leves a mal o que te estão a dizer sobre o Xbee, mas se conseguires fazer isso partilha aqui com a malta porque sempre poupamos uns trocos nas futuras aplicações.
Visto que este é o teu 1º projecto acho que tens de confiar no que te dizem aqui neste espaço pois grande parte deste pessoal sabe o que esta a falar pois esta é a área deles  tanto profissionalmente como hobby e já projectaram belos trabalhos e se leres bem link que postas-te e se fizeres uma busca mais pormenorizada sobre o assunto e esse mesmo projecto vais ver que chega a essa mesma conclusão.

Abraços e óptima continuação.

PS: não leves isto a peito para desmoralizar mas sim com um incentivo para melhorar as pesquisas e estudos sobre determinados assuntos.     
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Robot arm
« Responder #21 em: 23 de Dezembro de 2010, 10:58 »
Passo a citar o que o Senso me indicou:

"Xbee não funciona com Wireless comum que os pc's usam, a frequência é a mesma, o resto não tem nada a ver", portanto podemos assumir com este comentário que é impossível conectar o xbee a pc, mas não é como demonstrei, era só isso que queria esclarecer.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Robot arm
« Responder #22 em: 23 de Dezembro de 2010, 11:14 »
Mas naquele site eles conseguiram fazer uma ligação wifi (wireless) entre o computador e o robot, posso ser eu que não vos estou a entender, mas com o zigbee ou xbee conseguimos fazer uma ligação wireless entre computador para robot e o contrário. Wifi é uma ligação que utiliza os ultra-sons para comunicar entre si e wireless é uma ligação que utiliza os ultra-sons ou comunicação via infravermelhos (IRDA), são a mesma coisa.

Mas de qualquer maneira obrigado a todos e Boas Festas!

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot arm
« Responder #23 em: 23 de Dezembro de 2010, 12:07 »
"Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. " in wikipedia

Ou seja Wi-Fi não significa "wireless" embora seja de facto uma tecnologia sem fios. Um RC comum utiliza RF (radio frequencia) que tambem é "wireless" mas não significa que possa ser controlado por "wifi" sem nenhuma alteração.

Daí esta confusão toda, pois ao usares a denominação "wifi" estamos a assumir que queres utilizar o protocolo IEEE 802.11 utilizado nas redes locais sem fios.

Portanto o que o Senso disse é correcto tendo em conta que ele estava a falar de misturar tecnologias que foi o que todos assumimos que é o q queres fazer.

Agora, para o efeito de controlar um robot remotamente apartir do pc é possivel usar qualquer tecnologia sem fios disponivel desde que vá de encontro a estes 2 pontos:

- Tanto o receptor como o emissor estejam no mesmo protocolo.
- O sistema operativo usado tenha interface (mesmo que programado a parte) para com o equipamento sem fios escolhido.


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Robot arm
« Responder #24 em: 23 de Dezembro de 2010, 13:46 »
Ok, desculpem a confusão, mas o senso lá no inicio disse que era imossivel utilizar o xbee para fazer ligaçãopc ao robot, mas isso n é, como já mostrei

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot arm
« Responder #25 em: 23 de Dezembro de 2010, 14:39 »
Porra que és teimoso, eu tambem disse que podes ligar um Xbee ao computador e usa-lo como se de uma porta serial se trata-se, mas não podes ligar Xbee a um router wireless ou a uma ligação ad-hoc.
Continuas a bater na mesma tecla.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Robot arm
« Responder #26 em: 23 de Dezembro de 2010, 19:18 »
só para completar: os Xbee funcionam sobre a norma IEEE 802.15.4 enquanto o WiFi funciona sobre a IEEE 802.11, funcionam na mesma frequência, de resto é o mesmo que estar a misturar água e azeite

se quiseres controlar o robot por Wifi precisas de um shield:


ou um Arduino com o modulo onboard:


Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Robot arm
« Responder #27 em: 23 de Dezembro de 2010, 20:03 »
Tá bem senso, mas primeiro disseste  que não podiamos conectar. Lá em cima perguntei se poderíamos conectar com o arduino wireless utilizando o blackwindow1, mas ninguém me respondeu.  Já agora, Cbx, para fazer uma ligação wireless de que necessito de fazer e comprar??

Obrigado a todos e boas festas

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot arm
« Responder #28 em: 23 de Dezembro de 2010, 20:17 »
Se achas que tens razão revê os teus posts, em quase todos, sempre que falas em wireless falas em Wi-Fi, o tue português não é muito bom, misturas coisas diferentes e no final somos nós que temos que interpretar o que querias!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot arm
« Responder #29 em: 23 de Dezembro de 2010, 20:41 »
Será que com o BlackWidow 1.0 poderia fazer wireless??
Já tens o programa feito ou já copias-te o programa?
Penso que sim, mas entre ele estar lá e conseguires meter isso a funcionar vai muito.

Como podes ver respondi-te, pode não ser a melhor resposta do mundo, mas respondi.
Sim, usando isto:
http://www.sparkfun.com/products/8687

Montas um Xbee nesse socket e está feito, depois é programar e ter outro Xbee no robot.
Isto usando Xbee nos dois lados.
O que tu estavas a dizer era ter Xbee de um lado e wireless/WiFi do outro, e isso é impossivel, se querias dizer outra coisa peço já aqui desculpa por não te ter compreendido.
Avr fanboy