collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Convivio Lusorobotica  (Lida 41246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #30 em: 14 de Dezembro de 2015, 18:42 »
Fim de semana de 27 e 28, confirmo ;)
Se estiveres à cabeça da organização abre um tópico separado para o evento geral a explicar o que têm em mente e o pessoal dar ideias do que fazer ou melhorar

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #31 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:09 »
Mas basta levar os pc's, dou-vos uma aula de como destruir BIOS e como fazer OC até sair silicio grelhado lol, um bocado de queijo ralado e uns condimentos e tá feita a pizza.  8)
Tipicamente usa-se uma alcatifa "especial", está no regulamento do robocup que alcatifa usam, aquilo encontra-se semi facilmente por cá, vinil para quem tiver rodas de "borracha" chinesa é uma desgraça em robots com direção diferencial..
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #32 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:11 »
Nunca tipo vi em pessoa essas cenas de vinil por isso não sei bem.
Obrigado pelo info ;)

No robocup por acaso acho que usam sempre quadrados nas cenas de seguir linhas não?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #33 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:18 »
Estou a gostar da ideia, vinil não é critico em aderência, basta ter umas rodas de borracha e safa-se; se bem que drifts é outra alternativa retirada das librarias qb :P

Também estou de acordo quanto aos labirintos, isso exige bastante programação, testes e memorização dos trajectos, é algo um pouco complexo para já, penso eu.

2 Meses parece muito tempo mas na realidade não é, envolve mecânica, programação, testes e afinações, falo por mim que nunca fiz algo do género, quer dizer, acabei por fazer apenas a parte mecânica/eléctrica e está em repouso faz... 15 anos !

obs: para que são os quadrados?!

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #34 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:24 »
Tipo para fazer as pistas de linhas temos vários tipos de linhas. Vários tipos de curvas, "rectas" aos zigue-zagues. Depois monta-se tudo para formar uma pista. Assim sendo fácil alterar a pista.

O problema assim é que entre os quadrados ficam espaços e altos. Tipo assim como tá no anexo
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #35 em: 14 de Dezembro de 2015, 19:55 »


Estou a gostar da ideia, vinil não é critico em aderência, basta ter umas rodas de borracha e safa-se; se bem que drifts é outra alternativa retirada das librarias qb

Fiz um robot com o chassi magician da Dagu e o "chão" preto que usava era manga plástica, a baixa velocidade não tinha problemas de derrapar, mas cálculo que numa prova de velocidade possa trazer problemas.

Também estou de acordo quanto aos labirintos, isso exige bastante programação, testes e memorização dos trajectos, é algo um pouco complexo para já, penso eu.

Citar
2 Meses parece muito tempo mas na realidade não é, envolve mecânica, programação, testes e afinações, falo por mim que nunca fiz algo do género,

Os labirintos seria mais para quem já tem um seguidor de linha montado e testado e quer um outro desafio maior.

Citar
quer dizer, acabei por fazer apenas a parte mecânica/eléctrica e está em repouso faz... 15 anos !

Sei o que isso é, o meu robot bombeiro falhou a competição de 2013 porque lhe fritei o cérebro na véspera e desde aí nunca mais lhe peguei...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #36 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:30 »
Ha/havia um user que fez um micro-mouse e que partilhou o trabalho aqui no forum, o tr3s, e era fixe se ele pudesse partilhar o projecto de modo que os participantes usassem o mesmo chassis, e depois cada um fazia só a programação...e a ideia de ter uma pista meio escorregadia, podia ser aliciante, porque teria de ser uma prova onde a velocidade teria de ser complementar à pericia em evitar escorregamentos ou despistagens.. e que tivesse depois tb prova de labirinto onde se via a potencialidade destes micro-robots.

Assim todos entravam em pé de igualdade, e a competição seria à volta da programaçao (que é a parte mais revelante nestas provas)

Uma prova de futebol tb era interessante existir.. mais complicado porque a ideia de replicar 3 a 5 robots iguais nao é facil, se associar um robot por pessoa, teria de ser um projecto de grupo ou que tb n seria facil criar grupos e haver grupos suficientes para a competiçao...aí era apostar nas escolas e convidar as escolas que já costumam participar nestas competiçoes e criar-se uma equipe LR, nem que se repartissem as contribuiçoes por varios users que mm n possam estar presentes, tenham contribuido algo prá equipe LR...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 20:34 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #37 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:43 »
Não estou de acordo com a clonagem de um projecto existente, tira a pica toda e teria de se seguir as instruções de montagem.
Daí vem a criatividade, cada um monta o seu de acordo com o que sabe e dentro das suas possibilidades financeiras.
Além disso nem todos os bots são adequados, é uma prova de velocidade e desempenho e não de programação com o mesmo carro.

Há quem já tenha o seu seguidor de linha, considero um desafio interessante este...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #38 em: 14 de Dezembro de 2015, 20:54 »
Posso alugar um.
Tenho dois robots com eletrónica completa, é só adicionar código, um deles era o kit de robótica ultra barato que estavamos a fazer no nucleo, e o outro é um rato, para o micro-mouse da UA..
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #39 em: 14 de Dezembro de 2015, 21:03 »
Eu preferia que trouxessem os vossos, nem que seja num base de cartão :p

É assim, nos vamos ter um kit, tem cenas desnecessárias para este propósito mas pode-se cortar nisso para ficar mais barato. A cena é que disponíveis para usar só temos para os nossos colegas :/
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #40 em: 14 de Dezembro de 2015, 21:38 »
Aquele, contas por alto, e se o soldar quem o compra, ficava em 50€, mas era preciso vender pelo menos uns 10 para ter esse preço.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #41 em: 14 de Dezembro de 2015, 21:41 »
Eu preferia que trouxessem os vossos, nem que seja num base de cartão :p

É assim, nos vamos ter um kit, tem cenas desnecessárias para este propósito mas pode-se cortar nisso para ficar mais barato. A cena é que disponíveis para usar só temos para os nossos colegas :/
A ideia de fornecer um chassi para mim era interessante, pelo menos limitar a um único modelo de motor e rodas, isto faria todos partirem em condições idênticas, visto que seria uma prova de velocidade, pondo assim o ênfase na parte técnica, sensores e programação.
No entanto 2 meses não dá de todo para a organização estar a arranjar o material e despachar isso para os participantes a tempo de ainda desenvolverem o robot.

Para estar a usar uma base idêntica ao do t3s mais valia um desenho rápido de um novo pois aquele tem uma série se extras que não interessam de todo para um seguidor de linha de velocidade

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #42 em: 14 de Dezembro de 2015, 22:10 »
cada um que participe co quiser, quem quiser levar um ja feito que leve, quem quiser copiar que copie, quem quiser levar um em cartao que leve.. cada um que escolhe co participar, só dei uma opiniao pra colmatar tempo de criação pra quem nao tem nada e onde as provas procuram coisas especificas e competiçao em pé de igualdade.

Cada tipo de torneio nesses eventos roboticos pretendem contemplar varias áreas...criatividade, velocidade, programaçao, autonomia, funcionalidade, robustez...logo pra cada competição costuma haver regras e requisitos minimos ou obrigatorios pra todos os interveniente participem em pé de igualdade.. ok pronto, nao é pra ganhar trofeus ou premios monetário, seria só pelo convivio e participaçao, mas se nao existe competiçao, é uma coisa que tb nao dá pica (ninguem gosta de perder nem a feijoes) e ao haver regras ou um standard de partida, poderia gerar competiçao positiva e motivadora em fazer melhor que o outro..


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #43 em: 14 de Dezembro de 2015, 22:12 »
A mim sugeriram uma carpete de vinil porque fica da cor que quiseres, e depois ou metes fita adesiva e depois é fácil lavar a cola, ou mesmo pintar... mas ainda não vi as hipóteses. Queria evitar os quadrados porque quero mesmo o chão sem os buracos

Se tiveres hipótese passa num bricomarchê, procura uma espécie de tapetes plásticos vendidos a metro, estive à pouco a dar uma olhadela e têm um tipo tecido grosso branco porreiro e um plástico anti-derrapante cinza metalizado porreiro, o tecido fica a cerca de 8 euros o metro linear e o plástico cinza a 3.

Se não houver ideia de mudanças no percurso durante o dia da prova os quadrados podem ser colados uns aos outros e assim evitar os altos e os espaços abertos

Edit: Porque não usar papel de cenário, o preço é baixo e a aderência deve ser boa.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 22:18 por artur36 »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Convivio Lusorobotica
« Responder #44 em: 14 de Dezembro de 2015, 22:46 »
Fim de semana de 27 e 28, confirmo ;)
Se estiveres à cabeça da organização abre um tópico separado para o evento geral a explicar o que têm em mente e o pessoal dar ideias do que fazer ou melhorar
Bem, estou mesmo a gostar do vosso entusiasmo.
Até o senso já se juntou à festa. :)

Esta prova nacional / Convivio está dependente da aceitação aqui no fórum.
Por motivos que não vale a pena estar aqui a falar, a divulgação da prova está extremamente atrasada. É daí há um elevado medo de que seja um fiasco (esta categoria)

O motivo para propor um convívio e competição surgiu de um post em que tropecei e me deu o click.

O objectivo é trazerem a vossa EXPERIÊNCIA, criatividade e sobre tudo boa disposição.
A realizar haverá um preço de inscrição, mas também prémios para os vencedores.

Como suspeitei muitos de vocês vão participar em "equipas de 1" ahahaha
Mas podem sempre trazer amigos e familiares ;)

Mostra de projectos é uma ideia como já disse o Luis. Podemos também fazer um mercado e trocar/vender material que já não queiram. Entre outras coisas (haja logistica).

Gostava de contactar o TigPT o mais rápido possível mas ao mesmo por PM porque não encontro um contacto mais directo.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 22:49 por Kristey »