collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Revista colaborativa de electrónica  (Lida 31773 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #15 em: 20 de Junho de 2012, 17:22 »
Vou deixar a minha sugestao/ões:

a revista deve conter artigos didaticos, tutoriais e projecto de raiz, podem n ser originais, podem até ser citaçoes, mas que no minimo sejam circuitos testados e com material que se possa adquirir em lojas de electronica em portugal ou entao disponiveis em distribuidoras mouser.com, farnell, digikey...

Deve ter artigos pequenos, e para iniciantes e artigos mais prós, nem que se desenvolvam ao longo de varias revistas (estilo: continua na proxima ediçao), para podermos levar a revista quer para quem se está a iniciar co para quem seja mais exigente e queira a pronfudar conhecimentos/conteudos/projectos..

Acho que todos os circuitos deviam ser tratados em todos os aspectos! analise de circuito/schematic, softwares de desenho, identificaçao de comps, tutoriais para certos comps mais complicados, leituras de datasheets, contas e calculo de um certo comp k é importante para a funcionalidade do circuito, desenho de layout, layouts disponiveis/acetatos à escala 1:1, codigo de layout para mandar fazer a pcb fora, tecnicas de soldadura e montagem do circuito, testes de funcionalidade, e pra acabar um link do video no dropbox para quem quiser ver o circuito a funcionar! Por isso acho k era importante ter um equipe que pudesse montar os circuitos e testar qto à sua funcionalidade! e nao apenas a escrever teorias, citaçoes e no final dizer, ah e tal, o circuito n tem garantias de funcionar ou k fica a cargo de cada um!... pk o que ha para aí, é circuitos que sao adulterados de preposito ou nao, ou cheio de bugs e qdo alguem sem conhecimentos vai montar o circuito simplesmente n funciona e nem sabe se foi erro pessoal se é erro de projecto/circuito!..

Eu em nome da G7, gostava de colaborar num modo mais pratico neste projecto, já tenho uma pessoa a tratar de fazer uma BD onlien de layouts e assim depois pode-se gerir e catalogar layous/pcbs mais facilmente e como vai ser uma base de dados online e publica, era uma mais valia e um bom suporta de conteudos para a revista! e claro, apoio ao fabrico de pcbs e/ou revenda de componentes ou disponibilidade de ter comps mais complicados de arranjar!
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 17:25 por Hugu »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2012, 14:31 »
Obrigado rapazes. Sim, uma solução pode passar por ter um template. A história da 1 página, digamos que é 1 página de texto, fora imagens e desenhos. De qualquer forma é apenas uma "guideline", não será rigorosamente seguida.

Para já vamos separar a revista de items como PCBs e afins, o que não quer dizer que quem submeter um projecto não possa submeter o layout ao Hugu ficando assim disponível para mandar fazer. Simplesmente a revista em si nunca trará um PCB nem fará venda de PCBs ou de componentes. Mais uma guideline que eu acho fundamental é não haver projectos com componentes dificeis de arranjar ou microcontroladores só vendidos já com código gravado. O esquema e sw dos projectos que forem publicados não podem ser "fechados". Podem ter uma licença que não permite comercialização mas toda a informação tem que estar disponível, e sim, obviamente os projectos têm que funcionar. Fica a cargo da revisão verificar isso omelhor possível do ponto de vista de design e, caso haja alguma dúvida, discutir isso com o autor e/ou fazer a montagem para verificar o funcionamento se puder, ou, caso não seja possível concluir nada sobre o funcionamento, rejeitar a publicação do artigo. Mais do que isto não se pode pedir a quem vai trabalhar de borla.

Não sei se a publicação será trimestral. Para começo será quando houver artigos, como já referido anteriormente, embora tentando não deixar que a coisa se arraste muito tempo.

Mais alguma coisa? Em breve abrirei novo tópico com as guidelines para escrita de artigos e a dar inicio ao periodo de submissão de artigos.

Famos fazer isto :)!!!! Até já!
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 14:34 por Njay »

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #17 em: 22 de Junho de 2012, 14:55 »
Boas, é uma otima ideia podem contar comigo no que souber e pude.

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #18 em: 22 de Junho de 2012, 18:05 »
Gostei da Ideia. É sempre bom a partilha de conhecimento :)

Cumprimentos,

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #19 em: 23 de Junho de 2012, 02:27 »
Devia-se criar uma secçao semi-privada em algum forum (se n der pra usarem este, eu cedo espaço no forum G7) para se criar um suspense à volta da revista e do seu conteudo e tb com uma equipe já mais ou menos definida e que seja constante e ao longo dos tempos, pk senao qdo sair, já toda a gente viu os conteudos aqui no forum e depois ja n é novidade nenhuma!  :P

Ou entao o Njay que define uma equipe pra trabalhar com ele na ediçao da revista e o pessoal que quiser participar, que faça os conteudos em privado e que os envie pro njay e sua equipe editar e escolher a sua divulgaçao na revista! Os artigos dpx ficam assinados pelos autores se assim o quiserem e assim qq um pode escrever qq conteudo para a revista e ver o seu trabalho publicado! (mas a meu ver este metodo pode ser problematico, qdo os conteudos da revista adeveem todos das participaçoes particulares de cada um, e haver altura que as participaçoes privadas n terem enviado nenhum conteudo e n haver conteudos para fazer uma revista ou entao haver varios conteudos sobre o mm assunto pk cada um de nós n sabe se outro user vai escrever sobre o mm assunto e por aí fora)

A formaçao de uma equipe pra escrever conteudos, tvz traria mais vantagens na regularidade e assiduidade na revista e distribuiçao de trabalhos de modo a que cada um tratasse de certo assunto e assim maior controlo e uma ideia antecipada ja semi-programada para a proxima revista e um plano mais elaborado que traria um revista mais bem elaborada porque haveria a hipoteses de escolher um tema principal a tratar na revista em cada numero e sub-consuentes conteudos, mas tinha a desvantagem de ter o pessoal smp motivado e a produzir conteudos smp que tenha tempo livre ou nao, cabeça ou conhecimentos! pk aí o pessoal tinha de ter mto amor à camisola e terá a obrigaçao de apresentar smp trabalho e a organizaçao na equipe tinha de ser uma ordem a seguir á risca!

Se quiserem um espaço semi-privado, co ja disse, eu arranjo uma seccao e espaço no forum da G7 e a equipe G7 podia ajudar ou ficar apenas away pra evitar fugas de informaçao ou pirataria da revista antes de tempo!  ::)


Para já vamos separar a revista de items como PCBs e afins, o que não quer dizer que quem submeter um projecto não possa submeter o layout ao Hugu ficando assim disponível para mandar fazer. Simplesmente a revista em si nunca trará um PCB nem fará venda de PCBs ou de componentes.
Tvz ficou a ideia que eu estaria a querer-me aproveitar da revista para aumentar o meu negocio particular ou vir a ganhar mais pedidos de material ou de fabrico de pcbs, mas n é totalmente verdade!
Falei nessa situaçao pq acho que a revista devia ter um componente mais pratica e nao totalmente teorica! Revistas teoricas e livros com teoria é o que nao falta por aí aos pontapés! Ao ter layout disponiveis, dpx cada um podia fazer as pcbs onde bem quisesse, ou via DIY ou pra quem n quisesse conseguisse fazer, entao que pudesse ter a opçao de mandar fazer fora! Assim como disponibilidade de layouts, acho que tb se devia disponibilizar fimrwares e codigos de modo a ser o mais open-source possivel, e por tb a comunidade a trabalhar e a melhorar codigos/programas, mas claro respeitando circuitos de outros autores segundo as condiçoes autorais de cada autor! E tb usar/promover ferramentas/programas gratuitos!

Eu acho que a revista devia seguir a ideia da Elektor ou a Electronic Pratique... pk são das revistas de electronica que são mais do estilo DIY ou se n conseguires fazer tu mm, podes adquirir/comprar e assim montar os circuitos na mm!
Ao tornar os conteudos o mais open-source possivel, dpx podia-se ter um comunidade a fazer melhorias e alteraçoes a circuitos e assim promover novos conteudos e novas informaçoes para a revista e teria-se a vantagem de se ter uma revista que seguisse o sabor e gostos da maioria e por isso melhor aceitaçao e sucesso nos seus leitores!

Qto à publicidade na revista, o ideal era n haver, mas isso ja está visto que é impossivel, por isso ou arranjando parceiros/patorcinios e publicidade devia-se restingir somente ao mercado português (ou maioritariamente!)! Temos de promover a economia nacional e fazer a revista o mais tuga possivel!

Nomes prá revista, minha sugestões (até se pode abrir votaçao no inicio deste topico pra se começar a fazer votaçao aos nomes sugeridos ou mais votados):
- ElectroTuga
- Electrónica PT
- Electro Magazine
- Revista Electrão (os "electrões" nao estão patenteados pois nao!? :P)

p.s.:ja agora nada de escrita de palavras e textos segundo o acordo ortográfico! é vergonhoso ver ja mtos meios a escreverem segundo o novo acordo ortografico e o mm ainda n ter sido aprovado! Sou a favor da evoluçao da escrita da lingua portuguesa, mas nao desta maneira abrasileirada que querem impingir! (desculpem os amigos do Brasil, mas a lingua mãe é o Português e nao o "brasileiro"!..)
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 02:50 por Hugu »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #20 em: 23 de Junho de 2012, 02:36 »
Não sou lá grande escritor mas contem comigo para o que for preciso  ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #21 em: 23 de Junho de 2012, 04:51 »
Santo deus hugo, é pontapés na gramática até mais não..
A revista é gratuita pelo que percebi e ter peer-review de cada artigo no forum é uma mais valia antes de ser compilada em revista, manter secretismo não tem qualquer tipo de vantagem.
Eu é só darem uma tema/área geral que consigo escrever pelo menos um artigo.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #22 em: 23 de Junho de 2012, 09:52 »
Se quiserem um espaço semi-privado, co ja disse, eu arranjo uma seccao e espaço no forum da G7 e a equipe G7 podia ajudar ou ficar apenas away pra evitar fugas de informaçao ou pirataria

Sugeres que as pessoas trabalhem noutro forum, quando têm este forum de grande qualidade onde podem fazer isso?


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #23 em: 23 de Junho de 2012, 11:33 »
Hehehehehehe é a parte do forum em que se faz corte e costura da malta lol como ele disse num post recente  ;D ok ok era na brinca lol haaaaaa é verdade nao sendo paga nao é pirataria lol

Abraço
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 11:34 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #24 em: 23 de Junho de 2012, 13:34 »
Boas pessoal
Acho boa ideia se precisarem de ajuda e só falar.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #25 em: 23 de Junho de 2012, 16:14 »
Santo deus hugo, é pontapés na gramática até mais não..
já era tarde (2:50 e nao 1:50 (corrijam o clock do forum sff!) e nao tive vontade de rever o texto e corrigir os erros :P )

Se quiserem um espaço semi-privado, co ja disse, eu arranjo uma seccao e espaço no forum da G7 e a equipe G7 podia ajudar ou ficar apenas away pra evitar fugas de informaçao ou pirataria

Sugeres que as pessoas trabalhem noutro forum, quando têm este forum de grande qualidade onde podem fazer isso?

Já começo a sentir uma certa perseguição..
Não, eu falei que posso ceder um espaço privativo para poderem trabalhar os conteudos da revista, nada impedem de usar este forum para escreverem os artigos, mas se precisarem dumas certas especificaçoes ou privacidade eu disponibilizo o forum G7..

Só acho que devia ter um certo secretismo para melhor aceitaçao da revista, senao pra isso, fazia-se em formato digital e abria-se um blogue ou um post no forum e metia-se lá os conteudos ao estilo copy-past!..

É pra ser uma revista em formato papel tb ou nao?... quem quiser adquiri um formato papel e pagar nem que seja um preço de custo, poder mandar vir o envio da revista pra casa por correio? (é k ha smp pessoal k prefere a versao papel que a versao digital, mm que seja preciso pagar ou pagar mais por ela...)
« Última modificação: 23 de Junho de 2012, 16:28 por Hugu »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #26 em: 23 de Junho de 2012, 16:20 »
Todos agradecem a tua colaboração Hugo, mas se forem necessárias tais ferramentas, também se pode criar uma área para o efeito. Acredito que será mais produtivo e de superior qualidade se todos poderem colaborar de forma publica.

PS - Para este e outros projectos, podemos criar https://bitbucket.org que precisarmos sem restrições, cortesia da http://www.atlassian.com para com o LusoRobótica.

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #27 em: 25 de Junho de 2012, 00:31 »
Fazer uma revista impressa acarreta alguns problemas (pôr dinheiro à frente para impressões, distribuição, etc.), dado que a revista é colaborativa e "pro bono" de todas as partes, acho que devia ser disponibilizada em PDF  livremente online, num site onde fosse possível ter código disponível para download e também fosse possível aprofundar algum assunto que não caiba nas tais 5000 palavras a que nos propomos. Há bastantes sites desses por aí, tipo repositório + blog/página/wiki, penso que seria uma maneira interessante de usar como base para o trabalho. A revista, apesar de (neste caso) ser em PDF podia ter um layout que fosse adequado à impressão, assim matávamos 2 coelhos de uma só cajadada, por um lado tinhamos o aspecto familia e visualmente interessante de uma revista impressa mas em PDF, por outro, se alguém quiser, pode imprimir a revista e não se perde nada.
Quanto aos nomes para a revista, que pontaria Hugu! Electrónica-PT é o nome de um fórum português dedicado a arranjar electrodomésticos, Electrão é o nome de uma revista/jornal que volta e meia é publicado na Universidade de Aveiro, ElectroTuga é o nome também de um site estranho e aparentemente, entre outras coisas, sobre electrónica.  :P
Já que o pessoal parece estar com vontade de andar com isto para a frente, podiamos então começar por discutir a abordagem inicial, por exemplo, vamos começar por ter artigos realmente básicos? Explicar o funcionamento de uma resistência, condensador e companhia? Explicar a lógica digital e introduzir o desenho de máquinas meramente lógicas? (Sistemas Digitais, anyone?)
Penso que antes de estarmos a escrever artigos monumentais e depois submetê-los para corrermos o risco de os ver rejeitados/alterados por não serem a coisa mais adequada para os objectivos da revista (pelo menos nesta fase) podiamos propor-nos publicamente a escrever um artigo sobre um tema qualquer com determinada abordagem, e aí o pessoal podia ir discutindo a melhor maneira de escrever o assunto (eventualmente até colaborando) e depois essa pessoa ficava responsável por escrever esse artigo e assim evitávamos que chegada à altura de submissão de artigos aparecessem dois ou mais semelhantes :)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #28 em: 25 de Junho de 2012, 00:50 »
LusoMagazine-Electrónica
Tudo sobre electrónica e projectos
Já nas bancas e disponivel em www.lusorobotica.com
Ahahahah ;D
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Revista de electrónica comunitária
« Responder #29 em: 25 de Junho de 2012, 02:14 »
- Lutrónica
- Portugatrónica
- ElectrónicaTuguês