collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros  (Lida 9094 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #15 em: 23 de Julho de 2014, 12:03 »
Para mim a maior falha do Eagle é a falta de "hierarchical design" como deve ser: http://www.eaglecentral.ca/forums/index.php?t=msg&goto=156564&9965f4d59ac2bfa4ea5094ec7670f887/
É uma feature da nova versão (7) mas só se aplica a schematics. Não faz sentido não se aplicar também ao layout.
O kicad sei que tem hierarchical blocks já ha bastante tempo, mas não sei se também se aplica a layout. Alguem confirma?

Ha uns tempos tentei mudar-me de Eagle para Kicad aliciado por essa feature mas acabei por desistir, desmotivado essencialmente pela forma como são criadas/geridas as bibliotecas de componentes.

O kicad só tem esse hierarchical blocks nos esquemáticos. No entanto há formas de criar várias cópias de um layout se é isso que pretendes.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #16 em: 23 de Julho de 2014, 14:07 »
O que me faz confusão no Kicad, é associar footprints á parte do esquema, apesar de ver a potencialidade que isso tem para tornar o programa muito mais flexivel, olha, quero mudar isto tudo de 1206 para 0805, é ir lá e mudar, presumo eu.

Eu sinto isso como uma feature.
Gosto de ver o esquema (algo como um desenho teorico) separado do footprint (da implementacao)
E na verdade, é isso que o KiCad tem implementado, o esquematico nao esta associado as bibliotecas do footprints.

E o que acontece normalmente é que aquando do desenho do esquematico, o footprint ainda nao esta calculado.
Por exemplo, coloca-se umas resistencia para fazer dissipacao, desenha-se o circuito, mas depois é que se calcula o tamanho dessa resistencia. Claro que podes logo associar isso (o footprint) no esquematico ou deixar uma nota (ex: SMT 1/4W)

Em outros software pro que trabalhei, tinhas logo no esquematico que selecionar o elemento correcto, por exemplo se ias ter de usar uma 0805 entao tinhas logo na biblioteca do esquematico que colocar um simbolo que tivesse associado uma resistencia 0805

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #17 em: 23 de Julho de 2014, 14:20 »
E o gajo tem um modo "auto" para atribuir footprints, se colocares o valor certo numa certa propriedade do simbolo (a maioria dos simbolos já trás essa propriedade preenchida).

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #18 em: 23 de Julho de 2014, 15:25 »
Mas também dá para seguir essa logica no Eagle. Por exemplo tenho um componente para um resistencia, "R", com varias footprints ("packages"), no schematic poso usar uma qualquer depois no layout escolho qual me dá mais jeito. Já me aconteceu por exemplo mudar todas as resistencias/condensadores de 0806 para 0402. Tem é de se fazer "replace" (do package/footprint) em cada um dos componentes, basta um click em cima de cada um.