collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)  (Lida 3900 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)
« em: 19 de Junho de 2013, 21:57 »
Olá, já há muito que não inventava...
Chegou mais uma ideia.

Ha uns tempos atras andei ai com uma guerra para enviar e receber mensagens no arduino com comandos AT atraves de um celular, que fazia de GSM SHIELD.
E consegui atraves de ajuda concretizar esse projecto.


Agora pretendo comprar uma Mota e tenciono na mota instalar um Alarme (spy 5000) e um microcontrolador..o arduino penso que serve.

As ideias para já a parte do alarme são:

ligação remota
Bloqueio a bomba de combustivel remoto.
Sensor de temperatura e humidade ambiente.

Mas para já queria saber como fazer as ligacoes no seguinte:

Sempre que o alarme disparar, neste caso a sirene, fazer a ligacao ao arduino para que este atraves de um comando AT faça uma chamada para o meu numero.

E possivel fazer isso ?

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2013, 11:38 »
Ola, sim claro que é possivel.

No entanto aconselho-te a enviar um SMS ao inves de ligar.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)
« Responder #2 em: 20 de Junho de 2013, 11:49 »
Julgo que ate podes ligar o sinal do alto-falante do alarme (buzina) a um input do arduino. Sempre que este apitar e a mota nao estiver no ACC (outro fio ligado a um input arduino onde les zero e isto para evitar recebers alguma coisa no caso de ires a andar com a mota na rua e apitares a alguem), mandas ou ligas para o telemovel. A mota buzina, o arduino vai ler um valor positivo (1 no caso de ser input logico, um valor diferente de zero e provavelmente alto, no caso de ser um input analogico).
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)
« Responder #3 em: 20 de Junho de 2013, 12:51 »
Acho bem que se façam projetos mais não seja para aprender qualquer coisa nova.

Dito isso:
Assim como ninguém já olha para os alarmes dos carros, também ninguém liga nenhum aos das motas, e considero um mau investimento. E se a mota sair a rolar (pelas própias rodas ou em cima de uma carrinha), o corte de combustível sem um método para saber onde a mota está serve de pouco.

Na minha mota tenho um destes: Alarme GPS-GSM para mota TLT-2H
Se mexerem a mota quando está desligada envia-me um SMS com coordenadas e link para o Google maps. Se lhe fizer uma chamada, responde com os mesmos dados. Tem um rele a cortar o combustível que posso controlar por SMS também. E tem uma bateria de backup interna que dura mais de 1 dia. Meti-lhe um cartão USO, e 5€ de saldo duram-me há mais de 2 anos. Se estiveres disposto a pagar dados, dá para configurar para enviar a localização por GPRS para um servidor e há vários sites gratuito onde dá para seguir e ver o histórico da localização da mota.
Pelo preço e caraterísticas, não tem que enganar.


Background:Sou condutor de mota regular (agora faço uns 300km por semana) há uns 15 anos, sempre com motas de alta cilindrada.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Arduino mais Alarme Mota e comandos AT (telemovel)
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2013, 15:40 »
obrigado pelas respostas,efetivamente, a questão do GPS também não vou descurar, pois é sem dúvida também um investimento muito bem feito.
Se qualquer das formas, essa questão do alarme era me realmente necessária, pois o comando com pager, tem um alcance comprovado de 2km em linha de vista, mas para eu ter mesmo certeza que o alarme está a tocar precisava de alternativas.

E essa de me ligar para o telemovel é mesmo boa, posso tar a dormir e não ouvir o pager, e o telemovel de certeza que irei ouvir, pois irá ter um toque personalizado so para aquele numero, tipo sirene alarme.

já vi que deve ser facil faze-lo, vou comprar o alarme esta semana que entra, para depois SIMULAR aqui em casa isso, alguma coisa peço-vos ajuda no codigo, terei a certeza que me irão ajudar.