collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção CNC - Controladora, Motores e Software  (Lida 85241 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #90 em: 18 de Outubro de 2012, 04:46 »
Boas


Quando alguém compra uma cnc de marca conhecida que tipo de software costumam elas trazer?


Cumps

Boas,

Quando diz de "marca conhecida" quer dizer CNCs profissional ou as mesas router vendidas por ai até aos 1000 euros ?

O standard profissional é a Fanuc, nas amadoras o Mach3 é o mais usado, estamos como é óbvio a falar de interpretadores de GCODE, que é a linguagem de programação para o comando dos movimentos da CNC/Router. 

Abraços,
PA

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #91 em: 19 de Outubro de 2012, 20:54 »
Olá boa noite,

ando a projectar uma cnc no solidworks (uns minutinhos de vez em quando, o tempo livre não é muito para já) mas sou um completo leigo no assunto. Há uma série de coisas que me fazem confusão, mas se não se importam vamos por partes, senão isto mais ia parecer um inquérito :P

1 - Como é feito o suporte do fuso com rosca trapezoidal? Isto é, como é que o ligam ao motor e do outro lado como é que o apoiam sem que ele oscile nem prenda os seus movimentos?

2 - Entre usar um fuso de por exemplo 14 e um de 20, considerando que têm o mesmo passo, há alguma desvantagem em escolher o de 20 para além do custo deste ser superior?

3 - Obterei melhorias significativas em utilizar um sistema de apoio destes http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagenr=1856 em vez dos típicos veios? O que são aqueles "casquilhos flutuantes" que dão à escolha?

Obrigado!

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #92 em: 19 de Outubro de 2012, 22:41 »
1 - Como é feito o suporte do fuso com rosca trapezoidal? Isto é, como é que o ligam ao motor e do outro lado como é que o apoiam sem que ele oscile nem prenda os seus movimentos?
Como uma imagem vale mais do que 1000 palavras, aqui ficam alguns exemplos de possíveis soluções:

Lado do motor (solução mais cara):


Lado do motor (solução mais barata):



Lado oposto (fim de curso):



2 - Entre usar um fuso de por exemplo 14 e um de 20, considerando que têm o mesmo passo, há alguma desvantagem em escolher o de 20 para além do custo deste ser superior?
Depende um pouco da "massa" da CNC/Router e do comprimento do eixo, 14mm dá perfeitamente para um
fuso até +-600mm de comprimento. Fusos de 20mm oferecem outra rigidez mas requerem mais torque do motor.
Se os fusos foram devidamente suportados em ambas as pontas (como mas fotos em cima) e devidamente
alinhados um fuso de 16mm pode ir até aos 1200mm de comprimento sem vibrar quando as RPM vão ao limite.


3 - Obterei melhorias significativas em utilizar um sistema de apoio destes http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagenr=1856 em vez dos típicos veios? O que são aqueles "casquilhos flutuantes" que dão à escolha?
Sim, esses sistemas lineares são OS MELHORES, suportam grandes cargas verticais e horizontais, não tem folgas,
são facilmente lubrificados e ajustados. mas o preço também é consideravelmente superior.

Abraços,
PA
« Última modificação: 19 de Outubro de 2012, 22:55 por StarRider »

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #93 em: 19 de Outubro de 2012, 23:19 »
Obrigado pela resposta rápida!

Na primeira foto não estão peças a mais :P ?  Isto é o que eu penso que seja o modo de montagem desse sistema aí. Seguindo as peças da direita para a esquerda:

A 1ª deve ter duas aberturas circulares, de um lado pende-se o veio do motor e do outro o fuso. A 2ª suspeito que seja para manter o alinhamento, deve ter também duas aberturas, do lado do motor pousa o adaptador e do outro está o rolamento por onde passa o fuso.

Ora, sobraram-me duas peças...um rolamento e aquela peça quadrada, onde é que acertei? Já agora, para quê o efeito ondulado na 2ª peça?

Outra coisa que vi nessa imagem, é normal os fusos virem com as pontas sem rosca?

Obrigada!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2012, 23:24 por elfo106 »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #94 em: 25 de Outubro de 2012, 21:26 »
Pessoal, desses perfis vende-se ca em portugal...Na TAFE, ou SAPA, ou EXTRUSAL...em espanha na CORTIZO...

são fabricas de aluminio...eles vendem disso em barras de 6 mt's...e acho que é barato...

Cumprimentos,,
Os preços desse tipo de perfil na extrusal são: já com tratamento incluido, obigatório ser barra de 6.5m.
F013001 ? 10.87€ ML + IVA
F013002 ? 6.28€     “         “
F013003 ? 8.06€     “         “
F013005 ? 16.98€   “         “

Resumindo, vai ficar mais barato eu construir a minha cnc em tubo de ferro. :-\

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #95 em: 25 de Outubro de 2012, 21:38 »
Vê se encontras outro lado que não te obrigue a comprar 6 metros disso. Não me parece normal obrigarem a comprar uma barra inteira.

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #96 em: 17 de Dezembro de 2012, 00:18 »
Boas.
Quem já tem CNC a funcionar, qual a melhor controlador a a usar?
Além da melhor, qual a mais económica para inicio?

Estou a construir mais uma espécie de CNC e precisava de uma controladora para fazer teste aos motores de impressora. Eles não são muito grandes, e como têm alguma redução por carretos queria ver se tinham força para continuar com eles.
Já tenho o esqueleto de umas poucas de CNC mas quando chega à parte da movimentação ficam encostadas por falta de controladora para testes.
A ideia da controladora económica é apenas para testar o funcionamento/força dos motores. Logo que ela funcione conto fazer uma controladora modular de forma a colocar os drivers junto aos motores, bem como fazer placas de controlo PWM para o spindle.
Venham lá sugestões.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #97 em: 08 de Janeiro de 2013, 15:04 »
Boas.
Quem já tem CNC a funcionar, qual a melhor controlador a a usar?
Além da melhor, qual a mais económica para inicio?

Estou a construir mais uma espécie de CNC e precisava de uma controladora para fazer teste aos motores de impressora. Eles não são muito grandes, e como têm alguma redução por carretos queria ver se tinham força para continuar com eles.
Já tenho o esqueleto de umas poucas de CNC mas quando chega à parte da movimentação ficam encostadas por falta de controladora para testes.
A ideia da controladora económica é apenas para testar o funcionamento/força dos motores. Logo que ela funcione conto fazer uma controladora modular de forma a colocar os drivers junto aos motores, bem como fazer placas de controlo PWM para o spindle.
Venham lá sugestões.

Boas


Estou a fazer uma CNC, ou seja ainda não está acabada.
No entanto já tenho toda a parte electrónica (há excepção do spindle motor) e já tive tempo para estrear o controlador.
Por experiência própria pouco mais posso dizer para além de que funciona, mas tens muito feedback pelas nets fora acerca deste controlador.

Comprei ESTE KIT.
O controlador é fixe e há imensa malta a usá-lo em bons projectos como ESTE, no entanto é uma opção mais económica que não permite upgrades.
Também existem controladores "iguais" mas que aceitam mais eixos. Acho que as opções vão até 5 eixos.


Espero ter sido útil.
Boa continuação e abraço ;)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 15:05 por caxuda »

Offline umeoka

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #98 em: 12 de Fevereiro de 2013, 06:51 »
Olá Amigos. Sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vocês.
Penso em usar esta controladora (tb6560) com outra finalidade (rotor de antena para satelite: azimute e elevacao).
Vocês sabem me dizer se é possível desenvolver softwares especificos ? ela vem com drivers e SDK que permitam que eu faça a programação e controle os motores ?

Desde já agradeço,
Henrique

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #99 em: 28 de Abril de 2013, 19:13 »
Boas, em relação ao mach3 e converter dxf em Gcode.
Os programas que andei a pesquisar são o Qcad(para desenhar) e o SheetCam(converte o dfx em Gcode), mas têm um problema, não consigo encontrar programas full edition.

Agora a minha pergunta é, que tipo de outros programas que sejam full, aconselham?

Abraço

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #100 em: 29 de Abril de 2013, 00:57 »
Boas, em relação ao mach3 e converter dxf em Gcode.
Os programas que andei a pesquisar são o Qcad(para desenhar) e o SheetCam(converte o dfx em Gcode), mas têm um problema, não consigo encontrar programas full edition.

Agora a minha pergunta é, que tipo de outros programas que sejam full, aconselham?

Abraço


Boas,

Alguns exemplos do que uso/usei:

SolidWorks para CAD, HSMWorks para CAM directo a partir de desenhos do SolidWorks
- Estupidamente potente
- Estupidamente completo
- Pode ser usado para conceber desde um alfinete até ao Space Shuttle
- 2D, 3D, 3,5D
- Pesado
- Penosa curva de aprendizagem
- Desmesuradamente caro (fácil de encontrar nos torrents)

FeatureCam, CAD e CAM integrados
- CAD bastante bom, faz tudo o que é normal num programa de CAD
- CAM para fazer 2D e 2,5D, com toolpath simples de usar e potentes
- Gera GCODE 100% compatível com o Mach3
- Fácil de configurar o driver para o Mach3
- Pode controlar directamente algumas CNCs (sem necessitar do Mach)
- Curva de aprendizagem não tão longa como o SolidWorks mas mesmo assim não é simples
- Não é grátis e não é fácil de encontrar

ArtCam (ou Vetrix e VCarve que são clones), CAD e CAM integrados
- o CAD dá para fazer 2D e 2,5D mas é relativamente básico e limitado
- Dá para importar DFX e construir as toolpaths de forma simples, rápida e potente, muito bom neste campo.
- Gera GCODE 100% compatível com o Mach3
- Fácil de configurar o driver para o Mach3
- Leve, simples e barato. Existe por ai aos pontapés ;)
- A melhor opção para criar GCODE a partir de DFX 2D e 2,5D.

Abraços,
PA




 
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 01:00 por StarRider »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #101 em: 29 de Abril de 2013, 11:44 »
Boas, obrigado pelas dicas.

Andei aqui a pesquisar programas perdidos nos discos do pc, encontrei aqui Delcam Powershape, não sei se dá :-\ e o Cimatron  :-\

Abraço

Offline pjfortes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #102 em: 13 de Junho de 2013, 17:09 »
Boas


Quando alguém compra uma cnc de marca conhecida que tipo de software costumam elas trazer?


Cumps

Boas,

Quando diz de "marca conhecida" quer dizer CNCs profissional ou as mesas router vendidas por ai até aos 1000 euros ?

O standard profissional é a Fanuc, nas amadoras o Mach3 é o mais usado, estamos como é óbvio a falar de interpretadores de GCODE, que é a linguagem de programação para o comando dos movimentos da CNC/Router. 

Abraços,
PA

Boa tarde,

esses routers que fala em cima, onde consigo encontrá-los? Pretendo adquirir um desses mas tou farto de procurar e não encontro nada.

cumprimentos

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #103 em: 14 de Maio de 2014, 23:04 »
ArtCam (ou Vetrix e VCarve que são clones), CAD e CAM integrados
- o CAD dá para fazer 2D e 2,5D mas é relativamente básico e limitado
- Dá para importar DFX e construir as toolpaths de forma simples, rápida e potente, muito bom neste campo.
- Gera GCODE 100% compatível com o Mach3
- Fácil de configurar o driver para o Mach3
- Leve, simples e barato. Existe por ai aos pontapés ;)
- A melhor opção para criar GCODE a partir de DFX 2D e 2,5D.

Boas, desenterrei este tópico porque pesquisei e encontrei o que pretendia.

Quando falas ali em configurar o driver para o Mach3, do que falas? Eu estou a utilizar o ArtCam mas nunca configurei nada do tal driver, secalhar é também por isso que está a dar-me problemas.

Cumprimentos, Nuno

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #104 em: 15 de Maio de 2014, 13:21 »
eu tenho feito umas brincadeiras em Solidworks com o Solidcam . acho bastante poderoso. tenho testado algumas alterações nos pos-processadores para linuxcnc, mas ainda não passei das simulações...

resumindo, não sei o que há mais, mas também não me interessa  ;D. para mim, mesmo com alguma falta de experiencia, tem resultado.