collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot para FNR 2011  (Lida 10649 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mazeca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Robot para FNR 2011
« em: 05 de Novembro de 2010, 10:34 »
Boas, somos um grupo de área de projecto e o nosso tema é robótica. Como actividade principal pensamos desenvolver um robot detector de vítimas, do género da competição do Festival Nacional Robótica e queremos mesmo participar caso consigamos efectua-lo.

Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda para saber mais ou menos o material necessário para construir um robot eficiente e onde o adquirir, posteriormente gostaríamos também de contar convosco para ajudar na montagem propriamente dita.

Obrigado desde já,
Mário, José, Carlos

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2010, 12:11 »
A pergunta inevitável: quais são os vossos conhecimentos em:
  • Electrónica
  • Programação

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2010, 22:00 »
Pessoal antes de vos podermos ajudar seja no que for precisamos de saber exactamente o que pretendem, como pretendem, e quanto estão dispostos a dar (€) pelo projecto.

Com 80€ faz-se uma coisa, com 200€ faz-se outra.
Com experiência usas uma coisa, sem experiência tens de usar outra.

E assim sucessivamente.. É como chegarem e perguntarem: "Qual o melhor computador para eu comprar?"... Bem, imaginem os milhões de hipóteses que existiriam.

Boa sorte e que o robot seja um sucesso!  ;)
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline mazeca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2010, 17:54 »
Nós em programação não sabemos nada, mas vamos contar com a ajuda de um Mestrado em Robótica o que por si já satisfaz também a electrónica.

Quanto a fundos, esperamos ter o financiamento da escola, caso não o tenhamos, queríamos desembolsar um máximo de 100€.

E o projecto em si seria um robot de detecção de vítimas para participar no Festival Nacional de Robótica, em rescue.

Desde já obrigado.

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2010, 18:08 »
Não só têm de detectar vítimas... Têm muitos pontos por onde pegar:
- Fazer o robot seguir linhas pretas;
- Fazer o robot  detectar obstáculo, contorná-lo, e voltar à linha preta;
- Fazer o robot voltar à linha preta depois de a perder (um corte na linha);
- Fazer o robot detectar uma vítima;
- Fazer o robot detectar uma zona de evacuação.

Não é assim tão linear e tão fácil como aparenta...
Atenção que os 100€ podem ficar curtos.
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline VascoP

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #5 em: 06 de Novembro de 2010, 19:47 »
Nós em programação não sabemos nada, mas vamos contar com a ajuda de um Mestrado em Robótica o que por si já satisfaz também a electrónica.

Quanto a fundos, esperamos ter o financiamento da escola, caso não o tenhamos, queríamos desembolsar um máximo de 100€.

E o projecto em si seria um robot de detecção de vítimas para participar no Festival Nacional de Robótica, em rescue.

Desde já obrigado.

Com um mestrado em robótica a ajudar, possivelmente até seria mais benéfico vocês aprenderem com ele e virem aqui ensinar  ;D

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #6 em: 06 de Novembro de 2010, 20:25 »


100€ podem ficar curtos? Depende do que queiras... mas acho ue com 50€ consegues fazer o suficiente para a busca e salvamento!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #7 em: 06 de Novembro de 2010, 20:39 »
100€ podem ficar curtos? Depende do que queiras... mas acho ue com 50€ consegues fazer o suficiente para a busca e salvamento!

Tens de me dizer como, que eu pelo mais barato ficou-me pelos 80€ e ainda a faltar componentes e portes...
Arduino: 23€
Gearboxs: 12€
2 rodas: 4€
Ball center: 4€
Ponte H + 3 Leds + 6 Condensadores + suporte + pilhas + breadboard : 20€
Sensor para detectar linhas: 16€
Ainda me falta os sensores para detectar a zona de evacuação e a vítima que ainda não percebi como o farei.

Não esquecendo ainda os portes e a base para o bicho.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, 20:46 por NelsonPRSousa »
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #8 em: 06 de Novembro de 2010, 20:57 »

Pois, secalhar anda por ai sim!

Estava a esquecer-me de contabilizar o microcontrolador, por exemplo... pois como uso samples, ate me esqueço que eles custam :D
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #9 em: 06 de Novembro de 2010, 23:46 »
Quando começares a comprar às ripas e às bobines, vais ver como é  ;D ;D ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #10 em: 07 de Novembro de 2010, 14:03 »
Mesmo que comprasses os pics eram 4 ou 5€ porque já tens programador e mais umas coisas básicas para montar e testar os mesmos, para um iniciante básico o custo inicial é sempre o pior.
Podem cortar muitos dos custos mesmo assim, se pedirem TCRT5000's da Vishay podem voces fazer o sensor segue linhas, já poupam alguma coisa, se o vosso Mestrado em Robótica é realmente agarrado á pratica da coisa deve ter experiencia e material para programar pelo menos uma raça de micro-controladores, portanto ele pode-vos ajudar a poupar mais alguma coisa, quase de certeza que ele usa pics, logo é só ele pedir samples e não precisam de se preocupar com isso tambem.
Um pedaço de plástico para a base tambem são uns €, tentem ser criativos, e puxar pela cabeça.
Avr fanboy

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #11 em: 17 de Novembro de 2010, 11:10 »
Boas, somos um grupo de área de projecto e o nosso tema é robótica. Como actividade principal pensamos desenvolver um robot detector de vítimas, do género da competição do Festival Nacional Robótica e queremos mesmo participar caso consigamos efectua-lo.

Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda para saber mais ou menos o material necessário para construir um robot eficiente e onde o adquirir, posteriormente gostaríamos também de contar convosco para ajudar na montagem propriamente dita.

Obrigado desde já,
Mário, José, Carlos

Boas,

Donde é que são?

Eu tenho um programa de apoio a Area de Projecto na UC, se depois quiserem falem comigo...


Offline mazeca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #12 em: 04 de Dezembro de 2010, 18:07 »
Afinal, devido a indisponibilidade em relação à data decidimos participar na RoboParty, iniciativa dinamizada pela UMinho.

Obrigado por todo o apoio prestado :)

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #13 em: 05 de Dezembro de 2010, 03:08 »
100€ podem ficar curtos? Depende do que queiras... mas acho ue com 50€ consegues fazer o suficiente para a busca e salvamento!

Tens de me dizer como, que eu pelo mais barato ficou-me pelos 80€ e ainda a faltar componentes e portes...
Arduino: 23€
Gearboxs: 12€
2 rodas: 4€
Ball center: 4€
Ponte H + 3 Leds + 6 Condensadores + suporte + pilhas + breadboard : 20€
Sensor para detectar linhas: 16€
Ainda me falta os sensores para detectar a zona de evacuação e a vítima que ainda não percebi como o farei.

Não esquecendo ainda os portes e a base para o bicho.

Arduino: 23€ -> podes sempre construir um pinguino (ser no sub-forum  PIC)
2 rodas: 4€ -> Com alguma imaginação arranjas umas por 0€
Sensor para detectar linhas: 16€ -> Se for por IR podes sempre construi-lo tu mesmo, já existe um tópico aqui no forum sobre isso
LED's, condensadores, resintencias -> podes sempre retirar de material avariado
Se orçamento for muito restrito, temos sempre algumas opções onde podemos poupar.

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Robot para FNR 2011
« Responder #14 em: 05 de Dezembro de 2010, 14:45 »
Boas, somos um grupo de área de projecto e o nosso tema é robótica. Como actividade principal pensamos desenvolver um robot detector de vítimas, do género da competição do Festival Nacional Robótica e queremos mesmo participar caso consigamos efectua-lo.

Gostaríamos de saber se podemos contar com a vossa ajuda para saber mais ou menos o material necessário para construir um robot eficiente e onde o adquirir, posteriormente gostaríamos também de contar convosco para ajudar na montagem propriamente dita.

Obrigado desde já,
Mário, José, Carlos

Boas,

Donde é que são?

Eu tenho um programa de apoio a Area de Projecto na UC, se depois quiserem falem comigo...

Só agora é que li isto ...
O nosso grupo está a construir um robô para o FNR 2011, mas estamos com alguns problemas financeiros xD
Será que é possível esse programa apoiar um grupo de AP dos Açores?
PS: Dois dos membros deste grupo irão à Universidade de Coimbra uma vez por mês, a partir de Janeiro, para participar no quark ... por isso se for preciso encontrar-nos, é possível.