collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: arduino com bateria de 50V- Lanterna 100w led  (Lida 20674 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #15 em: 19 de Julho de 2014, 23:19 »
então? eu ainda estou a ver a viabilidade do projecto, podes dar um dica?

a ideia é descarregar em serie, com uma margem de segurança do fim, por isso querer ler a voltagem do pack.
ao carregar, carrego com o carregador proprio que faz o balanço a carregar, uma a uma.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #16 em: 19 de Julho de 2014, 23:55 »
Vais ter de as controlar individualmente em vez do pack completo, com uma cadeia de 12 se uma ficar mais fraca ou te esqueceres de carregar uma delas quando começares a consumir vai sofrer uma inversão de tensão aos terminais e nem dás por nada ao ler a tensão, só vais ver quando for pelos ares.

Eu seguia o que sempre tenho visto em lanternas: boost. Há reguladores muito eficientes por aí.

Como disse e muito bem o senso, passa no candlepowerforum que não faltam lá gajos com lanternas potentes. Por exemplo parecida com a que queres fazer: http://www.candlepowerforums.com/vb/showthread.php?387839-DIY-100W-led-light

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #17 em: 20 de Julho de 2014, 00:41 »
atenção que as células não eram individuais, eram baterias de 3S de 11,1V cada, em que 4 faria os 44,4V, sendo muito mais fácil carregar 4 baterias mesmo que uma a uma do que carregar as 12S.

mas sim, devo fazer algo mais barato.
ja estive a ler lá no forum e estes LED's não são assim tão bons quanto parecem.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #18 em: 20 de Julho de 2014, 02:04 »
as baterias pretendes carregá-la internamente na lanterna, ou vai ser do tipo, qdo tiverem gastas, sacas fora e substituis por outras que carregaste cá fora?..

E só pretendes usar um led de 5W é isso?..

Qto ao teres um dimmer pro/s led/s, ainda à dias vi um artigo sobre como dimmar leds.. a ver se descubro o artigo..

Queres rivalizar-te com esta flash light? :P
« Última modificação: 20 de Julho de 2014, 02:11 por Hugu »

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #19 em: 20 de Julho de 2014, 02:24 »
quanto tiver gasta saca fora, se usar lipo não arrisco  ;D

neste momento tenho um LED de 50W, e o objectivo é substituir por outro de 100W mais tarde.

mas já percebi a falha, fazer pwm aos 50V para o LED  com um mosfet teria de adicionar uma bobine e um díodo e fazendo assim o "step down" na mesma, por isso vou ter sempre de usar um 'step up' ou um 'step down', acabo assim de perder a vantagem que via em utilizar uma bateria mais alta.


PS: tenho de fazer um video do led de 50W que tenho para comparares com essa  ;D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #20 em: 20 de Julho de 2014, 03:45 »
Essa lanterna do vídeo foi feita por alguém que não pesca nada de electrónica.
O ângulo dos LEDs normais anda entre 100 a 120º, nada direcionais.
Se vai levar uma resistência por LED então os 50W andam distribuídos entre essas resistências e os LEDs.
Muito espaço desperdiçado e botões em demasia, tudo à grande, é preferível usar uma bateria mais pequena e de menor tensão do que tentar fazer um grande "step down".

A única lanterna que fiz com LED tive de encomendar o spot de 12V e substituir pelo original dela, o circuito regulador está dentro do próprio reflector /dissipador, na altura ainda foram 30€ por um LED de 3W, não se ouvia muito falar dessas coisas.
Ainda hoje funciona: http://pdropes.blogspot.pt/search/label/Lanterna%20a%20LED%203W%2012V

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #21 em: 20 de Julho de 2014, 10:58 »
mas com LED's deste calibre é sempre difícil um afunilamento da luz.

vê ai a comparação de um pequeno LED focado com um de 100W
http://www.candlepowerforums.com/vb/showthread.php?353341-DIY-Flooder-10000LM&p=4118601&viewfull=1#post4118601

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #22 em: 20 de Julho de 2014, 12:55 »
Há alguma razão especial para a tensão da fonte ser tão alta?
PWM em 50V é mesmo para queimar o LED, isso vai sair caro, incluindo o preço do carregador LiPo.

Num divisor de tensão tens sempre uma perda dinâmica do valor a medir, sempre podes colocar um zener de valor alto (perto da tensão máxima da bateria) do positivo da bateria com uma resistência em série ao gnd a fazer de pulldown.

Bat 50V --- Zener 45V --- (medição) --- 10Kohms --- Gnd

Porque é que o zener funciona melhor aqui?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #23 em: 20 de Julho de 2014, 13:39 »
O zener não é linear, vai introduzir distorção nos valores a medir.

Isso é usar um driver dedicado, um IC vai-te custar 2-3€, mais 2-3€ em componentes extra, ao fazeres isso, mandas fazer uma pcb á medida para a coisa.
Convem pelo menos medir a tensão de cada uma das células.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #24 em: 20 de Julho de 2014, 14:30 »
Pelo que estive a ler, ninguém usa um micro para isto, ligam directamente a bateria a um conversor e bastam 12V para se obter a tensão desejada de saída 32~34V.

http://www.dx.com/p/100w-car-notebook-boost-power-supply-module-led-driver-157473#.U8u7l0BUWM0

O zener não é nada linear, mas ao se colocar a resistência de 10K faz com que se tenha uma resultado razoável para ler o estado da bateria quando a variação é pequena, colocar 50V com um divisor teria-se a variação de 0.5V caso a bateria descesse 5V numa escala de 0 a 5V no ADC. Uma leitura de 10bits variava de a 922 a 1023.

Minha sugestão:

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #25 em: 21 de Julho de 2014, 12:23 »
Ia fazer exactamente a mesma pergunta sobre o zener e sobre monitorizar a tensão das baterias.
Ainda assim fiquei sem perceber porque nao tendo o zener um comportamento linear, as leituras obtidas terão algum erro.
Mas segundo o drops o divisor de tensão implica uma perda dinamica. (eu usava este metodo). porque nunca senti necessidade de monitorizar pequenas variações.
Contudo com o zener os valores estarão longe do real ou entao esta-me a escapar algo.


as baterias pretendes carregá-la internamente na lanterna, ou vai ser do tipo, qdo tiverem gastas, sacas fora e substituis por outras que carregaste cá fora?..
Abri um topico sobre isso pois queria uma solução destas para um prototipo que ando a desenvolver, mas ninguem me ajudou verdadeiramente. Tu tens conhecimento nesta area?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #26 em: 21 de Julho de 2014, 12:36 »
Faz um up ao teu tópico, e se achares que deves, adiciona informação.
Avr fanboy

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #27 em: 21 de Julho de 2014, 13:09 »
obrigado a todos pelas ajudas.

como disse acima a ideia dos 50V era não usar um step up, mas como tenho sempre de usar ou um step down, ou um step up, desisti da ideia.
o mais certo é avançar só com um step up como vejo o pessoal fazer neste tipo de LED's, apenas com 22V para trabalhar mais folgado do que a 12V.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #28 em: 22 de Julho de 2014, 11:16 »
E cá está um projecto no HaD igualzinho ao que querias fazer:
http://hackaday.io/project/1789
Avr fanboy

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: arduino com bateria de 50V
« Responder #29 em: 22 de Julho de 2014, 12:17 »
ha varios, a diferença é que eu antes nao queria usar um boost como toda a gente usa, mas vou usar ;D

penso que ja descobri uma maneira barata de controlar a corrente
http://homemadecircuitsandschematics.blogspot.in/2011/12/make-hundred-watt-led-floodlight.html