collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: st link  (Lida 4124 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
st link
« em: 08 de Agosto de 2012, 18:47 »
Boas. Ja alguem utilizou o st link existente no stm32f4discovery noutros microcontroladores? Se sim, sabem me dizer se o programa da st consegue programar micros da concorrencia? Tou a tentar programar um lcp1114, mas com o st link utility nao funca, e com o coflash da coocox tambem nao...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: st link
« Responder #1 em: 08 de Agosto de 2012, 18:54 »
O mais simples é meter o pino BOOT0 a high se não me engano, e usar o flash magic, todos os micros 32 bits da ST têm um bootloader serial numa rom separada que não podes apagar nem alterar, vê na datasheet quais são os pinos.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: st link
« Responder #2 em: 08 de Agosto de 2012, 22:16 »
O Bootloader é a opção excelente para esta fase de aprendizagem e testes.

Contudo, costumo usar a Discovery para programar micros externamente. Desliguei os jumpers que saem do programador para a placa de baixo, e soldei uma ripa de pinos lá no sitio para o fazer.
Ligo directamente daí ao outro micro, e programa sem problemas.



Também, a SEGER tem um programador/debbuger em versão Educativa que faz várias marcas e custa barato.

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: st link
« Responder #3 em: 09 de Agosto de 2012, 00:00 »
@senso:
Consegui programar com o bootloader... Quando disseste que todos os micros da ST tem um bootloader que nao podes apagar, querias dizer todos os micros da nxp, certo??
Provavelmente até dão os 2... Mas de qualquer maneira já consegui programar o lpc... Se tiver tempo, até posso por um tutorial :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: st link
« Responder #4 em: 09 de Agosto de 2012, 00:03 »
Tanto uns como outros têm todos ou quase todos bootloader(felizmente tornou-se quase um standart usar bootloaders, pelo menos para hobby é excelente), como no inicio li St nem reparei que era uma referência lpc, peço desculpa pela falta de atenção.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: st link
« Responder #5 em: 09 de Agosto de 2012, 09:36 »
@xiserre: conseguiste programar o LPC com o ST? de qualquer modo.. tutorial então! =)

Que software usam para escrever para o bootloader? Lembro-me de haver um software da ST, existem outros ? opensource?
O bootloader não é só bom para hobbistas... (se não provavelmente nem aparecia essa feature) O bootloader serve em termos industriais para muita coisa: programação em série pós produção, actualização firmware no cliente.. and so on..

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: st link
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2012, 11:02 »
Não consegui... provvelmente será porque o microcontrolador que saiu ainda nao é suportado, porque ainda tá em pre produção lol... O interfacce swd supostamnte é universal... Vou tentar instalar o versaloon e experimentar...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: st link
« Responder #7 em: 09 de Agosto de 2012, 17:47 »
@xiserre: conseguiste programar o LPC com o ST? de qualquer modo.. tutorial então! =)

Que software usam para escrever para o bootloader? Lembro-me de haver um software da ST, existem outros ? opensource?
O bootloader não é só bom para hobbistas... (se não provavelmente nem aparecia essa feature) O bootloader serve em termos industriais para muita coisa: programação em série pós produção, actualização firmware no cliente.. and so on..


Usas o FlashMagic, tinha referido mais acima no tópico.

JTAG tambem é universal, até á parte dos protocolos proprietários..
Avr fanboy