collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dimmer para luz 12v  (Lida 5032 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Dimmer para luz 12v
« em: 06 de Fevereiro de 2014, 23:07 »
Boa noite,

tenho num carro instalados 2 farois suplementares longo alcance e em alguma inscursões todo-terreno gostaria de poder ligar esses farois auxiliares em conjunto com os médios do carro, isto porque legalmente so podem ser ligados em simultâneo com os máximos.

O que queria é para nao incomodar quem vai no carro da frente poder ligar esses farois suplementares apenas a meia potencia. Ou seja, ligariam em conjunto com os máximos alimentados directamente (potência máxima) e ligariam tambem (apenas fora de estrada por questoes legais) em conjunto com os médios mas com uma potência mais reduzida.


Qual a melhor forma de fazer isto, sendo que estamos a falar quase de 10A (110W)?


Obrigado

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro de 2014, 23:51 »
Se puder ser com 1/4 da potência, dá para fazer só com um relé DPDT (dois contactos, duas posições), ou dois relés SPDT (Um contacto, duas posições) com as bobines de comando em paralelo. Não sei se são fáceis de encontrar  relés automotivos DPDT (são estes : LINK), mas os SPDT são fáceis de encontrar, são os que tem 5 contactos: LINK

Junto envio o esquema. O +12V "Ligar Lampadas" é a alimentação das lampadas (duh :) )
O +12V "1/4 Potência" quanto tem 12V activa o relé e passa as lampadas de uma configuração paralelo (full power), para configuração em série (1/2 da voltagem em cada lâmpada, 1/4 da potência).

Não representei fusíveis porque já deves ter, nem o interruptor para activar o relé(s).

Em vez de relé podias utilizar um interruptor DPDT no habitáculo, mas tinhas de passar mais fios (os relés podem ficar perto das lampadas e o calibre do "1/4 Potência" pode ser bem fino), e não costumam dar-se com cargas pesadas tão bem como os relés.



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2014, 03:17 »
(desculpem o offtopic)
Eu tenho um carro inteligente, mas o burro nao me avisa a necessidade de luzes `a noite.. (com tantos automaticos, n sei porque esta opçao nao esta presente/activa no carro).. co posso meter um avisador de luzes? meto um ldr nos farois e outro exteriormente pra  verificar noite e comparar e verificar que os farois n estao acessos?.. acho um metodo meio rasca...n existe melhor maneira?

(o carro e um ford focus dos novos..tvz a opçao esteja desactivada e que possa ser activada via computador... assim co outras burrices que tb deviam estar activadas, co usar os vidros electricos qdo carro parado... fecho central com fecho dos vidros, caso estejam abertos..)

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2014, 10:33 »
Vai a um fórum da marca. Os Ford são super-configuráveis por software, há mil e uma cenas que podes mudar. De certeza que num forum da marca te podem ajudar melhor.
Edit: http://www.fordownersclub.com/forums/topic/34562-automatic-headlight-sensor/
Um gajo a comprar as peças necessárias no ebay, e colocar como se fosse de origem.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, 10:36 por jm_araujo »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2014, 13:34 »
Muito obrigado jm_araujo!

Mais logo já vou experimentar, mas acho que alimentar os farois a 6v não vai ser suficiente para terem uma luz razoavel.

A minha ideia inicial era utilizar algo deste genero: http://www.ebay.com/itm/DC-DC-15A-Converter-Buck-Adjustable-4-32V-12V-to-1-2-32V-3-3V-5V-24V-Step-Down-/281206555382?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item41793782f6 em que o potenciometro era definido para uma tensão cuja luminosidade era a "ideal"

Acham que aguentaria com uma carga de 100w? (na realidade depois seria menor pois eu quereria uma tensão mais baixa)




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2014, 13:48 »
É bom que o casquilho tenha ligação ao chassis do carro (GND), não é muito normal fazer derivações do casquilho para outra lâmpada em série.
O mais simples é usar pwm com mosfet.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2014, 13:57 »
Vais continuar a incomodar todos os carros, seja de frente, ou de trás, isso não vai ter nem a mesma altura, nem o mesmo alcance que os médios, por alguma razão é proibido..
Faróis extra e xenon do chinês montados ás 3 pancadas é das coisas que mais nojo me mete na estrada...
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:14 »
A ideia não é para usar na estrada, é só para ser utilizado em incursões fora de estrada.

A minha ideia é ir buscar o controlo aos médios/máximos e depois colocar um relé adicional para activar em conjunto com os máximos e um circuito para ligar em conjunto com os médios.

Por isso é que me lembrei de utilizar um regulador dc para alimentar os farois com uma tensão mais reduzida. Alimentando directamente com um mosfet controlado por pwm não terei problemas?

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:27 »
Com reles é fácil e barato (é so comprar os réles e fazer os fios de ligação), e depois de montado é para durar tanto quanto o carro.

Com PWM funciona, mas tens de fazer algum desenvolvimento em eletrónica, pois tens filtrar e regular a alimentação, escolher circuito para gerar o PWM (um 555 pode chegar), escolher um mosfet apropriado para a carga, circuito de proteção por causa do flyback inductivo e picos (as lâmpadas são resistivas, mas os fios compridos tem sempre indutância e boas antenas para apanhar os picos), e para ficar decente meter tudo numa PCB, com uma caixinha e dissipador para o mosfet.


E não esquecer que as lâmpadas de halogéneo perdem muito tempo de vida se não estiverem a trabalhar à potência nominal. Precisam da temperatura elevada para que o ciclo do halogéneo ocorra (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_de_halog%C3%AAneo)

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #9 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:50 »
Pois, não sabia desse problema das lampadas trabalharem a uma potência mais reduzida.

Assim acho que o melhor é mesmo estar quite e usar o farois apenas como longo alcance, e em conjunto com os máximos!

De qualquer forma muito obrigado pelas respostas!

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Dimmer para luz 12v
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2014, 20:35 »
E colocar uns motores tipo de afinação que quando ligas os médios eles ficam inclinados para baixo apontando paraonde queres, e quando pões os máximos eles sobem.
PDI