collapse

* Posts Recentes

Motoserra Stihl 120C por almamater
[09 de Outubro de 2024, 17:01]

Meu novo robô por josecarlos
[06 de Outubro de 2024, 13:33]

Sirene NOVA maluca por dropes
[01 de Outubro de 2024, 18:26]

Shelly em jeito de watchdog por TigPT
[30 de Setembro de 2024, 21:21]

Transmissão de energia sem fios por dropes
[21 de Setembro de 2024, 16:50]

Spot Welder - O que acham? por jm_araujo
[20 de Setembro de 2024, 09:34]

Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes? por dropes
[21 de Agosto de 2024, 15:53]

Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta por SerraCabo
[21 de Agosto de 2024, 12:14]

Impressora - Valerá a pena? por dropes
[16 de Agosto de 2024, 17:09]

Fonte Monitor Samsung por jm_araujo
[14 de Agosto de 2024, 14:49]

Autor Tópico: Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes?  (Lida 733 vezes)

Offline KammutierSpule

• Mini Robot
  • *
Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes?
« em: 17 de Agosto de 2024, 11:03 »
Duvida para quem tem conhecimentos de instalações eléctricas:
Existem "fitas isoladoras" que são moles, pegajosas.. mais maneáveis mas colam menos e esticam mais, outras são lisas, mais rijas e não pegajosas.. mas esticam menos..

São tipos diferentes para finalidades diferentes ou são qualidades diferentes e uma é pior que a outra?

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes?
« Responder #1 em: 17 de Agosto de 2024, 15:57 »
Durante muito tempo só conhecia a tradicional de "plástico" que estica e com o tempo vai perdendo cola (fica mais pegajosa) e mais quebradiça, principalmente se usada em.ambientes mais extremos (exterior, dentro de carros). A marca mais vulgar que conheço desde que tenho memória é a "Tesa".
Em 2018 a navegar na net encontrei referências e comprei "acetate cloth tape" para experimentar. Tirando não ter elasticidade, considero ser superior em tudo. Cola muito melhor, é feita num tecido sintético que é muito resistente em esforço e abrasão, mas dá para rasgar no sentido do entrelaçados do tecido apanhando-lhe o jeito. Uso bastante mas o rolo que comprei de 15mmx30m ainda dura. O resultado final é parecido com as cablagens originais automóveis. Recentemente descobri uma outra semelhante "automotive cloth tape" que tenho há pouco tempo, parece-me semelhante mas é "peluda", tem pinta de ser mais resistente à abrasão.
Noutra onda de isoladoras, tens a fita de "Kapton". Não é elástica, não é muito resistente à abrasão. Mas é excelente isoladora, e principalmente é estupidamente resistente à temperatura, ao ponto de não derreter a temperaturas do ferro de soldar. Só com chama é que é afetada, e em vez de derreter arde, mas a temperaturas mesmo muito altas.
Há uma alternativa nova e mais barata ao Kapton, a "high temperature PET", que ainda não experimentei. Tem o mesmo aspeto mas em verde. Como estou satisfeito com a Kapton, e a que tenho dura muito, ainda não vi necessidade de experimentar.

Além dessas tenho experiência com outras fitas "exóticas", mas já não são isoladoras ;) (double sided 3M, VHB 3M, reforçada com fibra de vidro e fita de espuma de neoprene)

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2024, 12:06 »
O "esticar", às vezes é uma vantagem, outras não. Esticando mantém a coisa apertada quando o caso fizer sentido. Quando não queremos que aperte é por vezes um pouco difícil de aplicar sem esticar.

Nos casos envolvendo electricidade, uso a 'borrachosa auto-vulcanizável' e outra com pinta de normal.

De facto, quando topo que largam a cola deito-as fora.

Parece-me que vai sendo mais raro fitas isoladoras que largam a cola. Eu dantes procurava uma marca específica, que já não recordo, e hoje a que mais uso nem marca tem.

Tenho outras bastante largas que me parece não caberem na categoria de fitas isoladoras e que suponho serem da Tesa. Já me aconteceu que, com o passar do tempo, a fita descola da cola que fica agarrada ao objecto. Por isso desconfio delas para aplicações a longo prazo.

Abraço

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2024, 15:53 »
Nos casos envolvendo electricidade, uso a 'borrachosa auto-vulcanizável' e outra com pinta de normal.
Já somos dois ;)
Apesar de ser mais cara, fica com um aspecto melhor, no final  costumo aplicar cianoacrilato em cima para remover aquela sensação esponjosa.

Gosto particularmente das fitas em tecido, que #jm_araujo referiu, é usada em carros e tem boa aderência com o tempo e calor.

Tirando estas duas, fitas para mim é algo temporário, tubos termo-retráteis tem sido padrão.