Olá a todos
Este é o 4º projeto que faço com LASERs.
Já pensava em fazer algo com mais cores, 1º pensei em 3 apontadores, se bem que o azul deles é mais para o roxo. Colocaria dentro de um tubo de acrílico, em que estes apontadores rodavam para formar um cone, para evidenciar mais o efeito, usaria um nebulizador dentro do tubo.
Depois de procurar por estes grupos LASERs, mudei de ideias, e optei por usar grupos com maior potência e fora da box. Pelo preço não se justificava usar apontadores, de potências duvidosas e cores que combinadas, nunca dariam o branco, usarei algo mais dedicado para este fim.
A alimentação é semelhante ao que usei no VD, sem fios e esquema totalmente modificado.
Tive de refazer as bobines da alimentação sem fios, as dimensões não dariam para o propósito, coloquei também discos de ferrite em ambas as bobines para poderem estar perto de superfícies metálicos sem saturarem. Alterei também a frequência ressonante, de 80kHZ para 120kHz, a indultância baixou um pouco neste processo.
Desta vez apliquei o MP1482 no receptor, infelizmente ignorei a tensão máxima de alimentação de 18V, que é bastante abaixo da medida, 30V.
Necessitava de uma entrada de 14 a 18V para que funciona-se bem, uns ajustes no emissor, e ficou resolvido.
Não consegui colocar o WIFI a funcionar, não sei o motivo, talvez por estar perto das bobines, ou algo no esquema que não fiz bem, não sei mesmo, tenho outro igual do mini-C3 e funciona bem.
Estes esquemas são os originais, entretanto sofreram algumas alterações físicas, protótipos.
O disco foi alterado para que o motor rode de forma continua, usei um 555 em modo temporizador, o pino 7 (DISCHARGE) de colector aberto, é usado para bloquear uma linha de comunicação do controlador do disco para o drive dele, após 5 segundos não há mais conversa entre eles.
A alimentação deste disco é feita através dos conectores das cabeças, cortei algumas pistas e refiz as ligações para ter apenas uma ficha para alimentar tudo.
Neste momento está em falta o balanceamento, e se uso ou não um tubo para fechar o topo, a rotação está em 7200rpm.
Também faltam colocar os prismas de vidro, reflexão a 45º, deverão ter ajustes de angulo, para que os círculos fiquem sobrepostos ao projetar.