collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Migrar para Gentoo !?  (Lida 3554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Migrar para Gentoo !?
« em: 20 de Dezembro de 2008, 16:19 »
Pois é, estou cansado de "sistemas operativos" que me dão mais trabalho do que me ajudam a trabalhar.

Ok ok, já utilizei ubuntu durante bastante tempo, mas estava numa de construir uma maquina onde pode-se ter as coisas estáveis e poder utilizar como base para qualquer necessidade que tenha.

O meu grande dilema é... Eu preciso mesmo de utilizar Win, preciso de uma aplicação Win32 chamado PSoC Designer que com o wine não corre muito bem pois é bastante pesada, e para alem disso o PSoC programer só tem drivers para win. Mas estava a pensar correr Win em maquina virtual e quanto ao programador.. bem passava o hex por uma pen para uma maquina win para programar.

Estava interessado em instalar gentoo na base da minha maquina, mesmo que por uns tempos tivesse que correr quase tudo em maquina virtual, mas ir tentado migrar e conhecer melhor o gentoo.

Já utilizei ambientes deb por uns 2 anos, mas à primeira vista o gentoo é muito diferente. Alguém tem experiência com gentoo que me possa dar umas dicas, ou partilhar uns sites para iniciantes? Sugerem outras alternativas?!

;)

Offline defer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 57
Re:Migrar para Gentoo !?
« Responder #1 em: 20 de Dezembro de 2008, 18:30 »
Eu usei gentoo em todas as minhas máquinas durante cerca de 2 anos (há 4 anos atrás), entretanto fartei-me porque o tempo de compilação apesar de não parecer incomodar, quando mais precisas tens que estar à espera imenso tempo.
Entretanto o que encontrei foi um compromisso entre uma distribuição simples e com o poder de gentoo mas com pacotes pré compilados. É o archlinux, experimenta, se gostas de coisas do género de gentoo não vais ficar desiludido.

Offline defer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 57
Re:Migrar para Gentoo !?
« Responder #2 em: 20 de Dezembro de 2008, 18:51 »
Já agora, em relação às máquinas virtuais, se usares o Virtualbox (grátis, tão bom como o vmware workstation na minha opinião) tens suporte para usar a porta série e usb do host na máquina virtual, portanto penso que possas usar o programador directamente.
De notar que há duas versões do VBox uma open source e uma da Sun que também é grátis mas é proprietária e esta segunda tem bom suporte para USB.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Migrar para Gentoo !?
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2008, 18:54 »
Já agora tens link para essa segunda? Assim experimentava.

O meu grande problema é os drivers de Wireless da ar5007eg que dão problemas em todos os SOs.  :-\ estava mesmo a pensar comprar uma mas enfim... é triste que o pc tá na garantia, e é uma Atheros.

Offline defer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 57
Re:Migrar para Gentoo !?
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2008, 19:04 »
Pois, experiência com wifi só tenho com placas de portátil da intel que são sempre bem suportadas.
O site do archlinux: http://www.archlinux.org/

Acho que li à pouco tempo que as placas atheros tinham um driver open source agora que deve ser melhor.