collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arrancador suave para motor monofásico  (Lida 4445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Arrancador suave para motor monofásico
« em: 03 de Março de 2016, 14:33 »
viva

precisava de fazer um arrancador suave para um motor monofásico com 1.8CV 230V, será que alguém me pode dar umas dicas?

encontrei já alguns esquemas na net, mas preciso perceber o seu funcionamento, e potências, para não meter os pés por as mãos...

segue em anexo o esquema que encontrei, que "talvez" faça o que eu quero...

a finalidade é ligar numa bomba de poço para que o arranque centrifugo da mesma não danifique os acessórios da mesma.

Cumps

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #1 em: 03 de Março de 2016, 19:25 »
De uma forma simples terás de aplicar um PWM com duty-cycle progressivo e frequência igual à da rede e sincronizada com esta.
Para isso terás de ter um dispositivo que te detecte a passagem da tensão por zero para sincronizar o ponto de início do duty-cycle e trabalhar a partir daí.
Equipamentos a usar não vou aconselhar porque sinceramente já não me lembro de cor e não tenho aqui os apontamentos de electrónica de potência, cálculos é desenhar o circuito num simulador e adicionar o factor cagaço no fim.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #2 em: 03 de Março de 2016, 20:04 »
Esse circuito não é para motores universais (berbequins e afins)?

Soft start em motores de indução monofásicos não sei se será fácil... O arranque dos mesmos recorre a "truques" (condensadores/enrrolamentos  comutados) que não sei até que ponto se dão com um circuito desses, ou mesmo com um inversor. Alguém tem experiência que possa elucidar?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #3 em: 03 de Março de 2016, 20:24 »
Por acaso tenho um comercial pequeno de um engenho de furar vertical, não sei se funciona em qualquer motor

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #4 em: 03 de Março de 2016, 21:44 »
pois, esqueci-me de mencionar que o motor, tem um condensador de arranque, que lhe atribui o sentido de rotação...

tinha ideia de algo que controla-se tensão gradual e não entrar na variação da frequência... algo tipo um potencio-me automático, desculpem-me a comparação mas é algo do género que é pretendido...

existem no mercado à venda destes dispositivos, no entanto custam para cima de 100€, e não me parece que seja alguma de mt complicado, para quem conhece bem o funcionamento de motores, que não é o meu caso...

cumps

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #5 em: 03 de Março de 2016, 21:51 »
A questão às vezes não é o ser complicado mas sim a segurança/fiabilidade que uma solução comercial te dá.
Especialmente se os conhecimentos são poucos eu apostava numa solução comercial, acima de tudo para não estar nos primeiros tempos sempre com medo de o material não aguentar

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Arrancador suave para motor monofásico
« Responder #6 em: 03 de Março de 2016, 22:59 »
isto é para minha casa... e o contactor vai sempre lá existir... em caso de alguma falha é só ligar directo...

até pode ser um preciosismo, mas que se formos analisar, trás mts vantagens...