collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PCB para linefollower  (Lida 4885 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rafasta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
PCB para linefollower
« em: 03 de Março de 2013, 14:02 »
Boa tarde,
Recentemente construí um robot linefollower com um arduino e um sensor da pollulo o qtr-rc. Depois de concluído pensei como melhora-lo claro e apercebi-me que tinha cabos a mais... Então resolvi criar a minha PCB. A minha pergunta é: e muito difícil implementar um micro controlador numa PCB? Que cuidados devo ter no circuito? Alguém conhece um tutorial ou semelhante para me ajudar no design de circuitos?
Desde ja obrigado


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCB para linefollower
« Responder #1 em: 03 de Março de 2013, 15:50 »
Onde pensas desenhar a pcb?

Se usares o eagleCAD, na net ha mtos tutoriais de desenho de circuitos no eagle e o youtube tb está cheio de videos..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB para linefollower
« Responder #2 em: 03 de Março de 2013, 17:23 »
É seguir a datasheet, e ver por exemplo outras pcb's para tirar ideias.
Avr fanboy

Offline rafasta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: PCB para linefollower
« Responder #3 em: 03 de Março de 2013, 18:39 »
Queria usar o eagle mas nao tenho muita experiência só desenhei nele uma ou duas vezes. O meu problema e mesmo em desenhar o circuito por causa das resistências e etc. Ja agora depois para programar o atmega usa-se o ide do arduino certo? Assumindo que ele vem com o bootloader do arduino

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB para linefollower
« Responder #4 em: 03 de Março de 2013, 21:16 »
Podes e deves deixar ai ligação para o interface ISP, caso precises de programar o bootloader, ou para mudar fuses, ou algo do género.

Que duvidas tens em concreto?
Queres uma imagem da implementação minima de um atmega328p em Eagle?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: PCB para linefollower
« Responder #5 em: 03 de Março de 2013, 21:21 »
Queria usar o eagle mas nao tenho muita experiência só desenhei nele uma ou duas vezes. O meu problema e mesmo em desenhar o circuito por causa das resistências e etc. Ja agora depois para programar o atmega usa-se o ide do arduino certo? Assumindo que ele vem com o bootloader do arduino

Mas queres aprender a desenhar a pcb, ou tens urgencia no fabrico da pcb?
E onde pensas fazer a pcb?

Se quiseres, contacta a G7 que nós desenhamos a pcb no eagle e tratamos do fabrico da pcb, tb.., manda-me pm ou mail para comercialg7@gmail.com pra te dar orçamento.

Se queres aprender a desenhar pcbs, convem fazeres um esforço em usar o eagle, porque pra alem de ser gratis, é uma boa ferramenta para desenhar pcbs e ha muitos tutoriais na net..
E além disso, tem auto-routes, podes reeditar o circuito que a pcb altera automaticamente, e podes gerar gerbers ou os layouts em pdf que é o output necessario para enviares ás empresas de PCBs para o fabrico das PCBs.

Ha quem dá os primeiros passos no fritzin..

Offline rafasta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: PCB para linefollower
« Responder #6 em: 03 de Março de 2013, 23:11 »
Um pouco de ambas queria experimentar uma implementação mínima de um atmega numa PCB mas tenciono continuar a evolui por isso um pouco de ambas. Experimentar implementar um atmega e depois evoluir para mais ::)

Offline Kaus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
PCB para linefollower
« Responder #7 em: 03 de Março de 2013, 23:33 »
Eu uso o  fritzing.2013, e faço o etching das placas em casa com a impressora lazer.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PCB para linefollower
« Responder #8 em: 04 de Março de 2013, 10:16 »
Um pouco de ambas queria experimentar uma implementação mínima de um atmega numa PCB mas tenciono continuar a evolui por isso um pouco de ambas. Experimentar implementar um atmega e depois evoluir para mais ::)

Podes por exemplo fazer o download dos ficheiros de desenho do Arduino, ele é desenhado em Eagle, se bem que o esquema daquilo não seja do melhor para aprender boas práticas.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: PCB para linefollower
« Responder #9 em: 04 de Março de 2013, 11:45 »
nao sei o que tens no teu robot mas uma placa feita para ele deve ser +/-  parecida a esta. http://store.extremeelectronics.co.in/images/D/LineFollowerBoardTopLabled.jpg

1º tens de fazer  schematic no eagle.  Se fizeres um shematic organizado ficas com uma ideia mais ou menos depois como vais arrumar os componentes na pcb final.

E para nao teres tanto trabalho para nada, faz o schematic no eagle e depois posta aqui, para ver se nao tem erros.

nao é dos melhores é dá para ter uma noção de como eagle funciona. Video Aula Eagle 1

duvidas e só postares.

Offline rafasta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: PCB para linefollower
« Responder #10 em: 04 de Março de 2013, 22:59 »
Obrigado pessoal e sim aquela boar e bastante semelhante com o que quero fazer se bem que sem os leds. Na quarta que e quando tenho tempo ja começo a desenhar o circuito e só depois passo para a PCB, quando o circuito estiver pronto posto aqui