collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ajuda / ideias para um "quadripé"  (Lida 20316 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
ajuda / ideias para um "quadripé"
« em: 13 de Fevereiro de 2017, 21:33 »
Viva pessoal mecanico e outros,
preciso de ajuda aqui com umas ideas para uma coisa que nem sei o que chamar, que vou tentar explicar o resultado que quero e se for preciso ate depois faco uns desenhos.

Primeiro, imaginem um tripé mas de 4 patas, algo tipo um banco ou um cavalete (de 4 patas)
Ou entao, imaginem uma base quadrado / rectangulo e nos 4 cantos obliquos, levam pés, que vao abrir "para fora" como um tripe ou seja abrem 45graus em relacao ah orientacao do quadrado (e 90 graus entre si)

Vista de cima:
Código: [Seleccione]
\    /
 Base
/    \

Vista lateral:
Código: [Seleccione]
   _Base_
 /        \
/          \

Isto seria algo mt simples como colocar uma dobradica na base e aparafusar la os pes (estou a falar de madeira).
So que tenho algumas condicoes:
  • A abertura tem de ser sempre a mesa (ou seja, abre sempre da mesma forma com o mesmo angulo de abertura)
  • Nao podem haver ligacoes cruzadas no meio (nao pode passar nada no meio diagnoalmente, mas pode lateralmente entre os pés)

Isto no final o que dá é uma "mesa"/suporte de "trabalho"(para depois meter em cima a funcao que quero) e da para arrumar diminuindo o espaco da abertura (como nos tripes) assim encolhendo as patas. Quando precisar de abrir, aquilo abria tambem mecanicamente automaticamente (com recurso a algum sistema de molas)

Na pratica (para efeitos de escolha de elementos), a base sera de madeira, um quadrado +- 50cm/50cm, as patas em madeira terao 1m .. 2m
e o peso assim por alto do que tera de suportar(na base) deve ser uns 2..3kg.

Eu ja tenho umas ideias, mas nao quero influenciar as sugestoes :P

Agradeco alguma coisa que possam contribuir!

Edit: Mais algumas condicoes ou opcoes:
  • Os pes tem de estar sempre la, nao podem ser extraidos.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 10:08 por KammutierSpule »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:09 »
neste caso será um quadripé ;)

tens que ter semrpe travessas a ligar as pernas entre si, mas para este caso terao que ser pelo perimetro da mesa e nao cruzadas. Essas travessas terao que ter uma dobradiça a meio em cada uma para puderes fechar a mesa e assim ocupar menos espaço e nas pontas das travessas que ligam nas pernas tambem teras que ter dobradiças a funcionar ao contrario das do centro e entre a base da mesa e o topo das pernas tambem tens que ter dobradiças.

portanto precisas de 16 dobradiças, nao necessariamente todas do mesmo tamanho. :)
se as pernas fossem em tubo quadrado metalico penso que terias umas estrutura mais solida com tanta dobradiça.

Agora os angulos de posicionamento das dobradiças tem que ser muito bem estudados por causa do angulo de abertura das pernas...

se ficassem na vertical seria mais facil "articular" essa "geringonça". ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:28 »
Porquê quadripé?
Se não for tudo "perfeito" vai mancar: pernas tem de ser exatamente  do mesmo tamanho ao mm e o chão plano.
Um tripé não sofre desse mal.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:36 »
araujo, qadripé porque ele quer uma mesa com 4 pés...

o tripé foi um exemplo que ele deu...

se é para ter movimento ou manuseamento de algo em cima da base, 4 pés sao mais estaveis que 3 pés...

e com dobradiças e parafusos a madeira a usar tem que ser boa e resistente para nao se alargar os furos dos parafusos ao fim dum ano ou dois. se forem as pernas e travessas em ferro dura muito mais tempo...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:51 »
Porquê quadripé?
Se não for tudo "perfeito" vai mancar: pernas tem de ser exatamente  do mesmo tamanho ao mm e o chão plano.
Um tripé não sofre desse mal.

Quadripé porque eu preciso da area e volume "cónica rectangular".
A solucao nao precisa de ficar muito estavel, ou melhor, nao pode abanar, mas pode ficar mais de lado ou adaptar-se ao chao irregular.
Ja pensei em depois usar umas sapatas de rosca ou pode ser algo que faca de "mola" no chao.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:53 »
e com dobradiças e parafusos a madeira a usar tem que ser boa e resistente para nao se alargar os furos dos parafusos ao fim dum ano ou dois. se forem as pernas e travessas em ferro dura muito mais tempo...

à partida nao vou (inicialmente) para metal. De momento ja ficaria contente com uma solucao que durasse 1 ano.
Um dos possiveis contrangimentos é que a solucao ficaria melhor qt mais portátil fosse (logo pesar menos) e mais facil de manobrar. daí tambem as patas recolherem...

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2017, 08:53 »
ha umas sapatas de rosca boas para chao irregular, porque a base é encaixada numa ponta esferica da rosca e assim serve todas as inclinaçoes possiveis.

ao estilo dos "grampos" de bancada de serralharia....

kamutier, percebeste o que eu escrevi antes nao percebeste? ;)


edit:

todo em madeira tambem fica pesadito.
Ha uns perfis de aluminio resistentes e bons para fazer "pernas" que ficam levezinhos, só nao sei é o preço actual desses perfis...

o AkI costuma ter muitos materiais para fazer coisas deste genero...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 08:55 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:02 »
Agora os angulos de posicionamento das dobradiças tem que ser muito bem estudados por causa do angulo de abertura das pernas...

Se bem entendi acho que a tua solucao nao funciona, porque repara que as patas ficariam todas ligadas entre si, logo ao fechar, ia ficar a faltar um "grao de liberdade" para as travessas do meio irem para uma nova posicao.
Ou seja, como dizes, só daria para fechar "num plano" e ficavam espalmadas, nao daria para fechar as 4 ao mm tempo.

Depois ha outro problema que nao me da muito jeito, que é eventualmente as travessas no meio dobrarem .. se dobrassem alinhadas com as patas tudo bem, mas se saissem fora do "plano conico" ja seria um possivel problema. Eventualmente poderiam dobrar um pouco para dentro, mas nao para fora.

Em todo o caso podia usar essa ideia so para dois lados, e arranjava outro sistema para outros 2 lados.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:10 »
dá sim Kammutier.

se tiveres so as pernas sem nada a mante-las no perimetro requerido, elas vao acabar por sair do sitio.
por isso precisas das travessas a volta e situadas para ai a uns 15 centimetros do chao.
essas travessas tem que ter dobradiças no centro e nas pontas para poderes fechar as pernas ate ao perimetro do tampo.

se prenderes as dobradiças das pontas das travessas ás pernas da mesa, atraves dum unico pino central, as travessas vao rodando e encolhendo a medida que encolhes as pernas da mesa.

como quando se fecha as pernas da mesa a distancia entre elas diminui as travessas precisam de ter uma dobradiça central a puxar as duas partes da travessa uma para a outra e ao mesmo tempo precisa de outro eixo de rotaçao contraria na uniao com as pernas.

se for para fechar as pernas so ate ao perimetro do tampo tens muito espaço para dobrar as travessas para dentro sem se estorvarem umas as outras.

para manter a estrutura aberta e segura podes sempre meter o gancho com camarao nas dobras centrais das travessas a bloquear a dobradiça para nao se fechar...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:18 »
Ou algo me escapa ou as pernas podem ser simplesmente pedaços de madeira ou metal, pessoalmente ia para uma extrusão 5050 ou 4040, cortada a 45º no lado da mesa, dobradiça decente com 5 parafusos tanto no tampo como na perna, no lado do chão leva isto:


Que há em plástico como LVirtual já disse e está feito.
Se é para lhe ir martelar em cima, estás a pensar no tipo de mesa errado, se é para ser á prova de sismo, idem aspas..

Ou queres que as pernas dobrem algures a meio para ficares com o tamanho do tampo?
Se assim for tens de ir para algo mais complicado e com mais dobradiças e suportes pelo meio.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:27 »
neste site tens aqui um tipo de dobradiça perfeita para fazer esses movimentos ;)
http://ferramentavitalicia.com/contents/pt/d90_dobradicas_ajustaveis.html

podes replicar a dita cuja numa impressora 3D até em vez de as comprares....
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:31 »
Ou algo me escapa ou as pernas podem ser simplesmente pedaços de madeira ou metal, pessoalmente ia para uma extrusão 5050 ou 4040, cortada a 45º no lado da mesa, dobradiça decente com 5 parafusos tanto no tampo como na perna, no lado do chão leva isto:


Que há em plástico como LVirtual já disse e está feito.
Se é para lhe ir martelar em cima, estás a pensar no tipo de mesa errado, se é para ser á prova de sismo, idem aspas..

Ou queres que as pernas dobrem algures a meio para ficares com o tamanho do tampo?
Se assim for tens de ir para algo mais complicado e com mais dobradiças e suportes pelo meio.

Nao é para martelar, é so para pousar e deixar estar.
Depois transportar e arrumar, dobrar pode ficar do tamanho do tampo.
Ao abrir, a abertura tem de ser sempre a mesma (+- as folgas)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #12 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:32 »
Se o tampo tem 50cm e as pernas têm 1m, vai-te sobrar 50cm de perna para cada lado se usares uma perna sólida e uma dobradiça.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #13 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:33 »
olha tens aqui um exemplo quase perfeito do mecanismo que eu descrevi mais atras.
andei a fazer uma pesquisa entretanto e ja descobri imensas coisas para fazer isso. :)

http://www.palser.pt/images/produtos/embalagens01g.jpg


edit:

e nas pesquisas das dobradiças, encontrei esta perola:
https://thecreatorsproject-images.vice.com/content-images/contentimage/no-slug/1d4cf4c447615a1d8aaa562406ba19fc.jpg


mais um edit:
ja que isso vai ser em madeira, podes fazer as dobradiças centrais das travessas neste genero:
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/97/2e/ed/972eedff3b82aba74bfe67adac666f42.jpg
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 09:47 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: ajuda / ideias para um "tripé"
« Responder #14 em: 14 de Fevereiro de 2017, 09:47 »
olha tens aqui um exemplo quase perfeito do mecanismo que eu descrevi mais atras.
andei a fazer uma pesquisa entretanto e ja descobri imensas coisas para fazer isso. :)

http://www.palser.pt/images/produtos/embalagens01g.jpg

Este exemplo, so sobra em 2 partes, como eu falei, so num plano. O necessario para este caso teria de ser as 4 dobrarem todas.

No teu outro post falas de um pino, so se fosse ao ligar as patas, haver uma ligacao que permitisse esse grau de liberdade. Por exemplo algo como um L com algo que podesse rodar para todos os lados para deixar fechar.