collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dicas para arranjo de Fio\Ficha  (Lida 4300 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« em: 18 de Julho de 2018, 19:32 »
Tenho aqui um aspirador Rainbow (fora da garantia), mais propriamente aquela escova para limpar Tapetes, que resolveu deixar de funcionar.

O conjunto é este:


A escova que falo e que deixou de funcionar é esta:



Depois de a abrir, descobri que a avaria era o fio partido que liga desde a ficha de alimentação (220V) até à placa interna da escova. Como o fio passa por dentro daquele "braço" que anda sempre em movimento, algo deve ter forçado o fio e este partiu (não devia de ser suposto não sei..):






Como o sacana do fio partiu mesmo junto daquela parte de plástico\borracha, é difícil fazer o que quer que seja, pensei em descarnar e soldar e meter manga a tapar, mas presumo que a solda viesse depois a partir com o movimento da escova..

Já liguei para a assistência e numa loja disseram que tinha de comprar aquele 'braço' todo (86€) e noutra pediram para lá ir com a ficha para ver se podiam mandar vir. Eu sei que existe só a ficha à venda, mas é lá fora e só em portes não compensa muito..

Alguma ideia para juntar o fio novamente? Ou é melhor tentar comprar a ficha\fio?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2018, 23:45 »
Abrir com x-acto a ficha, soldar novo condutor (fazer a emenda) e voltar a fechar com cola quente! Nem que coloques manga em numa boa parte de fio de forma a criar resistência na torção! (Pelo que percebi não tem problema com esforço aplicado à tracção?)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2018, 23:53 »
pensei em descarnar e soldar e meter manga a tapar, mas presumo que a solda viesse depois a partir com o movimento da escova..

Era o que eu experimentava primeiro. Eu tenho por hábito a primeira solução para uma avaria ser a mais simples possível, independentemente de ficar a parecer manhosa ou do tempo que presumo que vai aguentar. Se funcionar e não voltar a avariar, 5*. Se demora um tempo razoável até voltar a avariar, repite a solução (tem boa relação qualidade/tempo perdido). Se avaria passado pouco tempo, aí perco mais tempo a inventar soluções mais complicadas. Essa para mim está na primeira fase.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #3 em: 19 de Julho de 2018, 00:43 »
Também podes tentar encontrar a peça na "Electro cruzeiro" (procura o site no google, é em MemMartins/Sintra)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #4 em: 19 de Julho de 2018, 08:09 »
Obrigado pelas Opiniões!  ;D

Vou optar por soldar e meter um pouco de cola quente, pode ser que aguente.

Vou ainda contactar a loja que o Njay indicou.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #5 em: 19 de Julho de 2018, 08:31 »
Fizeste-me lembrar de uma dica que aprendi há uns anos do Bunnie que protege e reforça uma ligação: meter cola quente antes de deslizar manga termica por cima, e depois aquecer até a cola quente sair pelos lados com o encolher da manga. Fica completamente isolada, e muito protegida fisicamente pelo conjunto de manga e cola endurecida. Dá para usar também como strain-relief de cabos à saída de conectores, é o que faço quando reparo cabos de áudio p.ex.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas para arranjo de Fio\Ficha
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2018, 23:28 »
Já fiz a 'emenda' com cola quente e manga por cima  :P





Thanks!