collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica  (Lida 6029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« em: 10 de Setembro de 2017, 00:09 »
Olá,

Fiquei a conhecer isto hoje:
É viável? Que pontos devemos considerar quando optamos para uma solução destas? Coisas como a dissipação da temperatura devem ser complicadas, certo?

Obrigado

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2017, 10:02 »
Não necessariamente.
Apesar de ter um ar emborrachado pode ser um condutor de calor aceitável, tens que estudar as especificações.

Por muito bom que seja, passava-me se fosse abrir alguma coisa, para ver como funcionava (ou  porque não funcionava) e desse com um tijolo desses. Mas tenho que aceitar que deve haver situações onde tal coisa tenha mesmo que ser feita.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2017, 10:40 »
Deve ser algo deste gênero mas opaca:
http://argon.pt/produtos/gel-resinas-termorretrateis/mpgel-100

Já vi ser usado em caixas de derivação no exterior enterradas e numa máquina de lavar minha que se finou. No caso da máquina protegia todo o circuito electrónico, provavelmente pela proximidade à gaveta do detergente, a máquina funcionou durante 8 anos diáriamente sem problemas de maior apesar de desde "cedo" se notar nesse isolamento pontos "queimados" junto à ponte rectificadora e alguns MOSFETs e transistores de potência.
O pior do raio do gel é mesmo retirar, quando quis verificar onde existia a falha na electrónica.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2017, 14:41 »
pois, essa resina pode ser muito boa para bloquear o acesso a eletronica toda, mas depois se for preciso reparar algum componente esquece, ou existe um antidoto para derreter a resina sem deixar estragos na placa e se calhar custa 10 vezes mais que a resina ou entao pegas na placa e deitas fora.

para isolar circuitos da oxidaçao existem muitos produtos que para alem de serem transparentes, tambem permitem facil acesso aos componentes e soldaduras.

Este tipo de soluçao so serve as empresas que querem manter os euros a entrar na conta e bloqueiam tudo o que é circuito electronico para que em vez de se mandar reparar a placa nalgum lado se tenha que ir á fabrica comprar uma placa nova.

eu nao te aconselho a usares esta resina nos teus prototipos, ou entao fazes sempre dois de cada um com resina e outro sem ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2017, 15:30 »
Existem conformal coating em gel que é facil de "abrir" para reparar e é self healing..
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2017, 15:51 »
Existem conformal coating em gel que é facil de "abrir" para reparar e é self healing..
Isso é interessante, podes dar mais informações, especialmente preços que o gel que deixei acima já é upa-upa...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #6 em: 10 de Setembro de 2017, 16:54 »
Anda tudo á volta do mesmo preço, pesquisa por re enterable conformal coating.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Encapsulamento - proteção mecânica e electrica
« Responder #7 em: 10 de Setembro de 2017, 20:06 »
Isso do video normalmente designa-se por "potting"... não sei a tradução portuguesa; acho que conformal coating é quando é em camada fina tipo verniz. Conformal coating existe em spray e é mais barato; também há versões que permitem reparar por cima (derrete com o calor do ferro e supostamente até actua como fluxo), mas a única desse tipo que já experimentei acabava por sair com o tempo, é coating temporário (usava para proteger o cobre das PCBs depois de feitas em casa). As outras têm que ser raspadas para sair, nos locais em que se quer fazer a reparação.

O potting já vi ser usado em "centralinas" e em dispositivos de alta tensão (para evitar o arco, pelo que terá uma tensão de "breakdown" superior à do ar), como aqueles aparelhos que geram alguns kV para testes a electrónica.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, 20:07 por Njay »