collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por TigPT
[Hoje às 19:58]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72953 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #165 em: 13 de Março de 2014, 17:55 »
A placa azul é boa. Agora meter um arduino num produto para vender não faz muito sentido a nível técnico. Isso que mostraste parece ser mais uma prova de conceito do que um produto final.

No entanto, pode fazer sentido a nível de marketing.


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #166 em: 13 de Março de 2014, 18:56 »
Citar
Já para não falar das questões legais ... para ser sincero nunca li a EULA do Arduino, mas  penso não ser permitido usar

Pois nem tinha pensado por ai.... agora que fala nisso....acho que li a uns tempos que não podia ser usado em situações destas

Citar
Já agora, e somente por curiosidade, esse "caixa" serve exactamente para ? ...  não consigo perceber pela imagem.

Segundo eles isso é para não deixar passar corrente em um sentido que não desejamos, mas passo a tentar explicar melhor:

EX: Você em sua casa tem um consumo energético standby de 500w então decide adquirir o fotovoltaico para tentar eliminar esse consumo e injecta na sua rede de casa esses Watt's mas por alguma razão durante isso o seu standby baixa para 400W o que ficam 100W a ir para a rede de distribuição e isto é que não pode acontecer ( caso tenha contador recente )  pois vai dar raia, então o que isso faz é não deixar passar essa energia para o nosso contador....dizem eles

Mas agora se eles fazer a pcb do sistema......era só acrescentar o ATmega, PIC,..., assim com a placa azul lá e uns fios pendurados é que não, nada pro aquilo muito pelo contrario.

Citar
Qual deles ?  ;)

Aquele que muitos tem receio de dar, largar o IDE do arduino......é como começar de novo  :(
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #167 em: 14 de Março de 2014, 01:19 »
Va mas estes nao usam o IDE :D
Sublime ao poder ;)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #168 em: 14 de Março de 2014, 09:46 »
Não percebo, porque ele usa o sublime, mas o codigo é arduino.
Pode estar a abrir o ficheiro ino, no sublime e depois vai abrir o arduino só para upload.

Que projecto bastante interessante......

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #169 em: 15 de Março de 2014, 04:15 »
O sublime tem suporte para arduino.
Com um plug-in consegues ter "o IDE do arduino" do sublime.

O projecto é interessante. E uma vez lembrei-me de fazer uma parecida, mas foi apenas numa conversa de cafe. AFial a ideia ate tinha potencial ahahaha.

Já agora dos users que estão aqui quem é que usa diferentes programas para programar o arduino/ATmega, e quais as razões e vantagens? Queria dar esse passo mas gostava de um pouco de sjuda.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #170 em: 15 de Março de 2014, 09:11 »
já exprimentei foi arduino no avr studio.
Depois já vi tutorial para o  Eclipse e para o  Xode (mac)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #171 em: 15 de Março de 2014, 11:53 »
no avr studio é muito porreiro

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #172 em: 15 de Março de 2014, 14:53 »
Eu uso AVR Studio 6.1 para Atmel, MplabX para Microchip e Eclipse em ambiente Ubuntu para ARMs e X86 que correm Embedded Linux (existem várias distribuições).

Neste momento só programo em C, no entanto, há um projecto para portar o código que já tenho para C++.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #173 em: 16 de Março de 2014, 11:23 »
A portabilidade para outros ambientes não requere a reprogramação do chip ATMEL?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #174 em: 16 de Março de 2014, 11:30 »
Nada de nada, como tem bootloader nem sequer é preciso comprar um programador, e se quiser programar outros atmegas, até pode tornar o arduino num programador ISP.
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #175 em: 16 de Março de 2014, 11:36 »
Nada de nada, como tem bootloader nem sequer é preciso comprar um programador, e se quiser programar outros atmegas, até pode tornar o arduino num programador ISP.

Já entendi usando core library de Arduino. Como o Arduino utiliza GCC, inclui-se core library de Arduino.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #176 em: 16 de Março de 2014, 11:42 »
O quê?

O atmega que está no arduino tem um BOOTLOADER dentro, um pedacinho de código que corre no topo da flash e que recebe dados por serial e que pode apagar e escrever páginas de flash,e é exactamente isso que ele faz, recebe o programa compilado em binário, e programa a flash, nada mais, nada menos.

Se eu for ao avrStudio 6, um blinky ocupa 184 bytes de flash ou algo por ai perto, NÃO tem NADA de bibliotecas de arduino, é esse tipo de confusões de acharem que de alguma maneira o Arduino se equipara a uma biblioteca run-time que está no atmega ou algo do género que me faz pensar se as pessoas quando falam de arduino realmente sabem o que é aquilo(a nivel de software).
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #177 em: 16 de Março de 2014, 11:47 »
Na minha opinião AVR Studio é so uma transição para um melhor IDE.

Estive a ler um tutorial para me aperceber melhor:

http://www.engblaze.com/tutorial-using-avr-studio-5-with-arduino-projects/

Continuo a defender uma quebra não muito radical com o core de Arduino e eventualmente com form factor Arduino para um uso direto de chip.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #178 em: 16 de Março de 2014, 11:49 »
O quê?

O atmega que está no arduino tem um BOOTLOADER dentro, um pedacinho de código que corre no topo da flash e que recebe dados por serial e que pode apagar e escrever páginas de flash,e é exactamente isso que ele faz, recebe o programa compilado em binário, e programa a flash, nada mais, nada menos.

Se eu for ao avrStudio 6, um blinky ocupa 184 bytes de flash ou algo por ai perto, NÃO tem NADA de bibliotecas de arduino, é esse tipo de confusões de acharem que de alguma maneira o Arduino se equipara a uma biblioteca run-time que está no atmega ou algo do género que me faz pensar se as pessoas quando falam de arduino realmente sabem o que é aquilo(a nivel de software).


Estive a referir-me ao AVR Studio.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #179 em: 30 de Março de 2014, 11:37 »
Já à muito existe esta questão:
http://dangerousprototypes.com/2009/08/27/why-do-you-hate-the-arduino/
Um evento em Lisboa em que fui convidado para assistir a uma palestra na "ISCTE - Lisbon University Institute":
http://new.livestream.com/livestreaming-pt/events/2865719
http://arduinoday2014atiscte.wordpress.com/

Será motivo de colocar isto no CV ?!

Sinceramente já me enjoa, azia ou não a electrónica está-se a misturar com esta coisa como se tivesse algo a ver, procuro no GOOGLE sobre um esquema específico e lá vem esta porcaria associada em tudo o que é sítio.

Só faltava um curso técnico ou superior de electrónica inserir isto, a meu ver tornou-se uma praga que vem contaminar a NET e a electrónica deixou de ser o que era, é triste chegarmos a este ponto... por mim todos os projectos apresentados nas faculdades deviam ter nota negativa caso o integrassem.
« Última modificação: 30 de Março de 2014, 11:39 por dropes »