collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvida SerialPOrts  (Lida 4591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Dúvida SerialPOrts
« em: 12 de Janeiro de 2017, 11:23 »
Ois,

Precisa de ligar um micro\arduino ao PC por forma a enviar\receber pedidos de um conjunto de portas virtuais.

Ou seja, estou a usar o software com0com, tenho uma aplicação que mediante os pedidos dá a resposta para uma das portas virtuais desta aplicação. Depois, se usar por exemplo o RealTerm e se me ligar na 2ª porta com0com (daquele par definido) consigo enviar os pedidos e receber as respostas sem problema.

A questão é fazer isto mas substituir o RealTerm por hardware\arduino, ligando o Arduino ao PC ele automaticamente fica numa determinada porta física, existe alguma maneira de ligar a porta virtual com0com com a porta do Arduino?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #1 em: 12 de Janeiro de 2017, 11:52 »
Ois,

Precisa de ligar um micro\arduino ao PC por forma a enviar\receber pedidos de um conjunto de portas virtuais.

Ou seja, estou a usar o software com0com, tenho uma aplicação que mediante os pedidos dá a resposta para uma das portas virtuais desta aplicação. Depois, se usar por exemplo o RealTerm e se me ligar na 2ª porta com0com (daquele par definido) consigo enviar os pedidos e receber as respostas sem problema.

A questão é fazer isto mas substituir o RealTerm por hardware\arduino, ligando o Arduino ao PC ele automaticamente fica numa determinada porta física, existe alguma maneira de ligar a porta virtual com0com com a porta do Arduino?

O Arduino quando ligado ao PC vai ser uma dessas portas com0com... O teu texto não esta muito perceptível. Estava com o inkscape aberto e desenhei isto, confirmas que e' isto que queres? (podes tirar esta ideia para a próxima vez que quiseres expor um problema e não saibas como explica-lo)


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #2 em: 12 de Janeiro de 2017, 12:08 »
Pois se calhar não me expliquei bem..



Objectivo é usar o Arduino em vez do RealTerm, mas a dúvida se calhar cai por terra qdo dizes que a porta do Arduino pode ser uma das portas do com0com, pois estava a pensar que não dava para atribuir uma dessas portas a um equipamento de forma manual..

P.S.: Não testei porque neste momento não posso, mas precisava de esclarecer isto para ver se dá para fazer o que quero.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #3 em: 12 de Janeiro de 2017, 13:29 »
Pois se calhar não me expliquei bem..



Objectivo é usar o Arduino em vez do RealTerm, mas a dúvida se calhar cai por terra qdo dizes que a porta do Arduino pode ser uma das portas do com0com, pois estava a pensar que não dava para atribuir uma dessas portas a um equipamento de forma manual..

P.S.: Não testei porque neste momento não posso, mas precisava de esclarecer isto para ver se dá para fazer o que quero.

Agora perdi-me completamente :s

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #4 em: 12 de Janeiro de 2017, 13:36 »
Oh pá.. LOL não me consigo explicar melhor! Mas mais logo, ao fim do dia, já tenho arduinos e afins e já vou testar aquilo que estou a dizer e confirmo se dá ou não mediante o que quero.

Mas basicamente quero meter um Arduino a Comunicar (TX\RX) com uma aplicação\simulador que utiliza o software de portas virtuais com0com.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2017, 14:06 »
Esse com0com é para criar uma porta com entre duas aplicações, não existem cabos, nem nada fisico, é uma emulação 100% software...
O Arduino com o atmega328 tem uma porta serial, que está nos pinos 0/1, mas que está tambem ligada ao FTDI/interface USB/Serial, se queres ter dados entre Arduino e o pc via essa porta não a podes usar para mais nada, podes é usar portas serial por software noutros pinos, mas com baud rates baixos ou vais ter perda de dados.

Aliás, pelo teu desenho só tens aplicações/programas, não estou sinceramente a ver como é que ai penduras um arduino, ou queres usar uma porta virtual para tirar os dados e enviar para o Arduino?

Parece-me que queres ver o que está a passar numa porta serial, e para isso, diria para pensares antes em usares simplesmente um usb-serial standalone ou um logic analyzer que faça decoding de protocolo serial..
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2017, 14:08 por senso »
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2017, 14:08 »
substituir o RealTerm por hardware\arduino, ligando o Arduino ao PC ele automaticamente fica numa determinada porta física, existe alguma maneira de ligar a porta virtual com0com com a porta do Arduino?

Mas basicamente quero meter um Arduino a Comunicar (TX\RX) com uma aplicação\simulador que utiliza o software de portas virtuais com0com.

Entao se o teu simulador liga a uma porta virtual, nao dá para configurar a ligar a uma porta real fisica? Bastando para isso ligar um conversor serial USB e voila?

Se nao der para configurar a porta COM a usar (o q é estranho?) tens de arranjar um outro software que te faca a ligacao virtual de portas COM.

Mesmo assim se nao conseguires facilmente, podes fazer tu ou procurar algum software que o faca de enviar dados de uma porta para a outra.

COM A.open();
COM B.open();

while(1)
{
A.send(B.receive());
}

qq coisa assim..  mas ja deve existir.

Se o protocolo "estiver bem feito" e nao tiver problemas de timings. entao safa a coisa.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #7 em: 12 de Janeiro de 2017, 15:50 »
Pois, ou é muito simples e estou a complicar ou então tem que se dar algumas voltas e com software gratuito não se consegue fazer a coisa.

Especificamente o que fazer é usar o https://icculus.org/obdgpslogger/obdsim.html para me gerar e simular os valores, e o objectivo é ligar o Arduino à USB e fazê-lo comunicar com o com0com e com essas portas virtuais.

Em tempos penso que tinha chegado à conclusão que teria de redireccionar os dados entre as portas, mas não encontrei nenhum software free que me fizesse isso, os que instalei não resultaram e nunca mais peguei nisto..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #8 em: 12 de Janeiro de 2017, 15:57 »
Não entendo porque é que não é viável ligar o software diretamente ao Arduino, que se apresenta ao PC como uma porta série.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Dúvida SerialPOrts
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2017, 16:25 »
From manual:

http://icculus.org/obdgpslogger/manpages/render/obdsim.txt

Código: [Seleccione]
       -t|--tty-device
      Instead  of  opening  a  pty,  try  to  open  this entry in /dev
      instead. POSIX only.

       -w|--com-port <comport>
      Specify virtual com port to be used on windows [eg "COM1"]. Win-
      dows only.

Apesar de ai dizer "virtual" deve funcionar com qq porta, tal como no exemplo "COM1".
a opcao -t é para o linux.