collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode  (Lida 42938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« em: 21 de Janeiro de 2009, 02:47 »
Olá a todos!

Bom tenho um Arduino há menos de uma semana e infelizmente já tive de reprogramar o bootloader!
Estava eu muito bem a testar algumas coisas e a ver as capacidades do Arduino, ja que o TigPT tanto insistia para que eu o experimentasse  :P (eu costumo trabalhar com PICs). Continuando... Experimentei fazer umas coisas com i2c e criei um array de dimensões razoáves (~<4kbytes). Ao mandar isto para o Arduino reparei que estava a demorar demais a enviar o código. Ao fim de 1 minuto e tal a enviar lá se deu por concluído, mas... Agora o Arduino estava todo maluco! Quando fazia reset, o Led PIN nao parava de piscar e a um ritmo estonteante, sempre que tentava descarregar algum código para lá o programa dizia que lia 0x24 e esperava 0x51 e assim nem programar conseguia!
Nos tempos em que queimava PICs "como quem troca de cuecas" :P, percebi logo que o bootloader tinha ido de c****** ops xuxu, mas porque? Acontece que o programa Arduino tem um bug e não lida bem com arrays muito grandes (ate já o TigPT pode constatar comigo, ontem com dois arrays de uns 400 bytes cada, estes ficavam sobrepostos durante a compilação). Esta situação é agrava quando se usa i2c no mesmo código.
O programa ao compilar o meu código gerou um ficheiro hex com quase 1 MB, conseguem imaginar isso? Ao descarregar isto tudo para o Arduino o bootloader desapareceu e assim Arduino, "Adios Adieux Aufidersein Goodbye, lala". ;D

Como gosto de fazer tudo à manapula e nem o programador de PICs comprei, decidi começar a ver esquemas de programadores de AVR para poder flashar o bootloader do Diecimila (=Duemilanove). Encontrei este site http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html que até já tinha sido referido aqui e pensei, "oh ouro sobre azul" e fiz logo o que eles mostravam.
Senti alguma dificuldade em soldar 4 os pinos X3 pois um dos buracos ainda não era buraco :P! Ultrapassado este problema foi so ligar os fios. Recomendo que usem uma daquelas pontas de ligar USBs à motherboard que vagueiam lá por casa, liguem os fios aos pinos X3 seguindo o esquema da na imagem em anexo.

De seguida é so executar os passos que o tipo diz la no site e já está, Arduino está de volta! Foi bastante simples!
Durante o processo ele pede para se alterar um ficheiro e adicionar umas coisas etc, para isso deixo um RAR já com tudo e com um .bat e assim é só executar o bat e "dar" ok, contudo sigam o tutorial da página http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html para garantirem que está tudo ok. Se não se sentirem a vontade com o bat copiem os comandos da página http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html.

Alterando apenas o ficheiro .conf  e algumas ligações é possivel programar qualquer AVR e Também é possível flashar qualquer bootloader! :D

Cumprimentos,
Tr3s

Nota: isto só funciona em Windows! Para usar em outras plataformas instalem uma máquina virtual com windows.
Nota: Ah se quiserem um programador de PIC por porta COM usando apenas 3 resistências é só pedir!
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2009, 17:02 por TigPT »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2009, 03:37 »
obrigado pela informaçao detalhada ;)

gostei especialmente da frase: Nos tempos em que queimava PICs "como quem troca de cuecas"  ;D

ja agora, relata lá o programador de pics com 3 resistencias :D se for o que eu estou a pensar, já o fiz, mas este tambem leva um diodo ;D :P

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2009, 00:43 »
Pensei que já tinha feito reply a este post mas é capaz de ter havido algum erro ou edit.. weard...

Obrigado por partilhares a tua experiência e os ficheiros, assim facilitas a vida a quem tenha que passar pelo mesmo :D

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2009, 00:48 »
Sim ja tinhas! Houve uma transferencia de topico parece! Alguma coisa foi comida pelo caminho :P
http://lusorobotica.com/index.php/topic,436.0.html
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 00:49 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2009, 00:51 »
Ahh ok, entendido ;)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2009, 01:12 »
pensei que aquilo era resposta ao programador ;D

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #6 em: 06 de Fevereiro de 2009, 23:32 »
bem, isto é fantástico!   
não que eu pense em vir a queimar Atmels, mas sim para fazer os meus arduinos de raiz sem precisar de comprar chips já flashados.

um dia que me sinta cheio de confiança hei-de experimentar  :D

obrigado por partilhares tr3s  ;)


Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #7 em: 02 de Março de 2009, 20:50 »
bah...já tou farto de ter de meter o bootloader no arduino :P hoje tive de meter outra vez

...
Senti alguma dificuldade em soldar 4 os pinos X3 pois um dos buracos ainda não era buraco :P! Ultrapassado este problema foi so ligar os fios. Recomendo que usem uma daquelas pontas de ligar USBs à motherboard que vagueiam lá por casa, liguem os fios aos pinos X3 seguindo o esquema da na imagem em anexo.
...

ó tr3s...foste roubado ;D o meu tinha os 4 buracos! :D ah....e arranjei uma ficha de umas usbs da motherboard....maravilha :D

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #8 em: 02 de Março de 2009, 21:11 »
fogo ao fim de um m ficaste preocupado? o meu demora normalmente uns 15minutos...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #9 em: 02 de Março de 2009, 21:12 »
Eu não sei como tens paciencia lol eu normalemnte em 15 minutos já alterei o programa meia duzia de vezes :P

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #10 em: 02 de Março de 2009, 21:26 »
fogo ao fim de um m ficaste preocupado? o meu demora normalmente uns 15minutos...
bootloader...não é o programa :P

Eu não sei como tens paciencia lol eu normalemnte em 15 minutos já alterei o programa meia duzia de vezes :P
true ;D me too :P

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #11 em: 02 de Março de 2009, 21:29 »
Eu não sei como tens paciencia lol eu normalemnte em 15 minutos já alterei o programa meia duzia de vezes :P

pois lol por isso é que demoro para sempre a arranjar bugs... tenho de deixar o ,programa que uqero mais perto do que quero e tá a andar :P

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #12 em: 02 de Março de 2009, 21:42 »
Tem uma vantagem é que te preocupas mais antes de enviar o programa. Eu é mais mandar e depois ver o que não funcionou em vez de pensar no que estou fazer, o que é uma má metodologia!

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #13 em: 04 de Março de 2009, 19:05 »
fogo ao fim de um m ficaste preocupado? o meu demora normalmente uns 15minutos...

Como é que isso é possível? Já pensaste em formatar o PC :P !?
Provavelmente tens algum serviço a correr que te está a "estragar" a comunicação... Tem cuidado porque isso não é bom sinal! Já agora os LEDs RX e TX piscam muito rápido (tipo 5x por seg.) ou durante os 15 minutos ou piscam mesmo muito devagar (tipo 1x de 2 em 2 seg)?
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Flashar bootloader no Arduino - BitBang Mode
« Responder #14 em: 04 de Março de 2009, 22:03 »
fogo ao fim de um m ficaste preocupado? o meu demora normalmente uns 15minutos...

Como é que isso é possível? Já pensaste em formatar o PC :P !?
Provavelmente tens algum serviço a correr que te está a "estragar" a comunicação... Tem cuidado porque isso não é bom sinal! Já agora os LEDs RX e TX piscam muito rápido (tipo 5x por seg.) ou durante os 15 minutos ou piscam mesmo muito devagar (tipo 1x de 2 em 2 seg)?

só começam a piscar uns 5 segundos ates de dizer ''done uploading'' mas o disco rígido está todo partido, e o windows não tem certificado windows(o PC man instalou uma cópia depois de desfragmentar e apagar tudo)... estou agora é espera de um portátil da e-escola :) tenho um PC de jeito agora, mas é para a familia toda... é o irmao no MSN sempre... lol mas há dias que não usam tanto :)