collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: adaptar um fonte de um pc  (Lida 6729 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
adaptar um fonte de um pc
« em: 03 de Novembro de 2012, 16:10 »
Tenho uma fonte de um pc e gostaria de transforma-la numa fonte de tensao regulavel simetrica com limitidor de corrente, que desse para variar entre

0 ou 0.5V ate 12v ou 11v ajustavel
0 ate 1A ajustavel

vi este video e gostei bastante:

mas nao é simetrica, e nem sei onde posso encontrar o lt3080

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2012, 17:11 »
É um IC estranho, não tinha conhecimento dele.
Existe na Digikey: http://www.digikey.pt/product-search/en?lang=en&site=pt&KeyWords=lt3080&x=0&y=0
Para criares uma fonte simétrica tinhas de arranjar duas fontes, ou alterar o rolamento secundário do transformador, algo mais trabalhoso e técnico.
O que se perde ao usar uma fonte de PC neste caso é a potência máxima que vais ter (cerca de 12W) quando podias ter 10 x ou mais.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2012, 17:19 »
Podes comprar na digikey:
http://www.digikey.com/PTM/PTMPartList.page?site=us&lang=en&ptm=11978&WT.z_ptm_structured=Buy%20Now%20Button

eu sou capaz de abrir uma compra colectiva @digikey la pro meio da semana, se quiseres aproveitar.... (fica atento a estes topicos: "Encomenda Colectivas")

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2012, 17:30 »
É um IC estranho, não tinha conhecimento dele.
Existe na Digikey: http://www.digikey.pt/product-search/en?lang=en&site=pt&KeyWords=lt3080&x=0&y=0
Para criares uma fonte simétrica tinhas de arranjar duas fontes, ou alterar o rolamento secundário do transformador, algo mais trabalhoso e técnico.
O que se perde ao usar uma fonte de PC neste caso é a potência máxima que vais ter (cerca de 12W) quando podias ter 10 x ou mais.

mas a fonte de pc tem +12v e -12v e a ground, por isso so precisava de um regulador para ambos

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2012, 17:33 »
Um ampop ligado a um MOSFET/transistor (tens de ver qual o melhor), faz-te de ~0V a pelo menos 11.5V com bastante potência de saída.

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2012, 18:04 »
Um ampop ligado a um MOSFET/transistor (tens de ver qual o melhor), faz-te de ~0V a pelo menos 11.5V com bastante potência de saída.

hei de ver alguma coisa desse genero,mas acho que um circuito integrado iria funcionar sempre melhor

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2012, 18:33 »
Os -12V da fonte costuma ser de baixa corrente... tenho uma "OCZ Fatality" de 550W e só tem 300mA em -12V

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2012, 18:46 »
hei de ver alguma coisa desse genero,mas acho que um circuito integrado iria funcionar sempre melhor

Vais precisar sempre de electrónica de potência para regular a saída.

Duvido que tinhas integrados que te regulem a tensão e ponham ao mesmo tempo uma corrente satisfatória na saída (acima de 2/3A por exemplo).
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2012, 18:51 »
Os -12V da fonte costuma ser de baixa corrente... tenho uma "OCZ Fatality" de 550W e só tem 300mA em -12V

nao sabia que era assim tao pouco

hei de ver alguma coisa desse genero,mas acho que um circuito integrado iria funcionar sempre melhor

Vais precisar sempre de electrónica de potência para regular a saída.

Duvido que tinhas integrados que te regulem a tensão e ponham ao mesmo tempo uma corrente satisfatória na saída (acima de 2/3A por exemplo).

sim mas como escrevi no inicio nao precisava de mais de 1A, é uma fonte para "laboratorio" para testar circuitos electronicos, acho que nao preciso mais que isso

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2012, 19:18 »
Então é simples LM317 e LM337, abres a datasheet de cada um deles e vês como fazer o que pretendes, mas é verdade, os -12v das fontes dos PC's são muito anémicos, se calhar vale mais um transformador com saida de voltagem simétrica, adicionas pontes retificadoras, uns condensadores, LM317 e LM337 mais os devidos passivos e potenciometros e tens uma fonte de bancada baratinha.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2012, 21:34 »
Então é simples LM317 e LM337, abres a datasheet de cada um deles e vês como fazer o que pretendes, mas é verdade, os -12v das fontes dos PC's são muito anémicos, se calhar vale mais um transformador com saida de voltagem simétrica, adicionas pontes retificadoras, uns condensadores, LM317 e LM337 mais os devidos passivos e potenciometros e tens uma fonte de bancada baratinha.

tenho de experimentar fazer com uma versao com menor queda de tensao que esses dois, pk se ponho dois lm317 ( um para a corrente e o outro para a tensao) vou ter uma queda de tensao de uns 4V

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2012, 21:40 »
sim mas como escrevi no inicio nao precisava de mais de 1A, é uma fonte para "laboratorio" para testar circuitos electronicos, acho que nao preciso mais que isso

Procura na net por LDO's e encontra um que te permita fazer regulação...

David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2012, 21:56 »
Um 1117 ajustavel por exemplo..
Mas para controlo de corrente tens quase quase sempre de ter uma resistência para medir a corrente via queda de tensão na mesma e uns quantos op-amps, tens N projectos desses pelas internets fora.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2012, 01:58 »
Um 1117 ajustavel por exemplo..
Mas para controlo de corrente tens quase quase sempre de ter uma resistência para medir a corrente via queda de tensão na mesma e uns quantos op-amps, tens N projectos desses pelas internets fora.

encontrei uns quantos com corrente ajustavel  ou com tensao simetrica, mas nao encontrei um unico projecto com ambos

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: adaptar um fonte de um pc
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2012, 02:10 »
Avr fanboy