collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 41542 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #30 em: 24 de Maio de 2014, 17:51 »
Eu gosto da ocular zoom para começar como disse acima. Não são muito caras e em vez de ficar com valores discretos de distância focal ficas logo com uma gama.

Uma barlow é sempre uma boa ideia, "duplica-te" o numero de distências focais a custo reduzido.
As eretoras só servem para observação terreste. Para observação astronómica não lhe vejo nenhuma vantagem.

Eu deixava os filtros mais para a frente. Solar tens de saber o que estás a comprar senão arriscas a fritar o telescópio ou pior, a vista.
Lunar é mais  para não desabituar a vista do escuro, mas consegues observar a lua mesmo sem um. Uma maneira simples é um par de filtros polarizadores, rodando um em relação ao outro varias o escurecimento.

Boas,

Eu nas Zoom a única que penso valer a pena a um preço razoável é a da Baader Hyperion Zoom, existem outras
a um preço inferior mas a relação preço/qualidade acaba por ser bem pior.:
https://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p675_Baader-Hyperion-Zoom-Deluxe---3-5mm-to-24mm----.html

Abraços,
PA


Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #31 em: 24 de Maio de 2014, 19:13 »
269€  :o :o :o :o :o
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #32 em: 24 de Maio de 2014, 19:52 »
Não digo que as zoom baratas são boas, mas pelo preço de uma plossl barata e para quem está a começar, serve para explorar as diferentes distâncias focais e descobrir onde compensa investir.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #33 em: 25 de Maio de 2014, 14:56 »
Mas acho que preferia investir numa barata mas fixa, por ter mais qualidade.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #34 em: 25 de Maio de 2014, 15:00 »
Na astroshop por 280€. Achas que há mais barato noutro sitio ou pelo mesmo preço consigo algo melhor?

Boas,

Nesse modelo/marca não ... mas não te esqueças que tens que pagar os portes pois essa loja
fica na Alemanha.

Tens também um SkyWatcher com as mesmas características aqui:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2493_Skywatcher-Skyliner-150P---Classic-6--f-8-parabolic-Dobsonian.html

Existem 2 "Orions", uma nos EUA e outra Inglesa, esse XT6 é da Orion americana e pessoalmente penso que
ficas mais bem servido com um SkyWatcher, mas é sempre relativo pois existe também o factor "sorte" na
qualidade do espelho que vir no teu telescópio.
O focador do SkyWatcher é superior ao do Orion pois é mais preciso e tem menos folgas.

Abraços,
PA

Agora fico reticente... Ja mandaste vir alguma coisa dessa loja?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #35 em: 25 de Maio de 2014, 15:15 »
Na astroshop por 280€. Achas que há mais barato noutro sitio ou pelo mesmo preço consigo algo melhor?

Boas,

Nesse modelo/marca não ... mas não te esqueças que tens que pagar os portes pois essa loja
fica na Alemanha.

Tens também um SkyWatcher com as mesmas características aqui:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2493_Skywatcher-Skyliner-150P---Classic-6--f-8-parabolic-Dobsonian.html

Existem 2 "Orions", uma nos EUA e outra Inglesa, esse XT6 é da Orion americana e pessoalmente penso que
ficas mais bem servido com um SkyWatcher, mas é sempre relativo pois existe também o factor "sorte" na
qualidade do espelho que vir no teu telescópio.
O focador do SkyWatcher é superior ao do Orion pois é mais preciso e tem menos folgas.

Abraços,
PA

Agora fico reticente... Ja mandaste vir alguma coisa dessa loja?

Boas,

Sim, e já a visitei pessoalmente, fica perto de Munique ... é 100% ! Possivelmente a maior loja da Europa.

PS: Envie uma PM.

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #36 em: 26 de Maio de 2014, 19:50 »
Bem, como vou motorizar o telescopio e ja andava a fazer off-topic, segue o texto decorrido noutro topico (futuramente se quiserem mudar o topico de sitio estão à vontade, visto que irei relatar a motorização, etc...):

Preciso para um novo projecto uns drivers que façam microstepping. Ja pedi uns samples mas nunca me enviaram nada :P

Boas,

Até quantos microsteps pretendes ir ? Acima dos 32 ?

Abraços,
PA

Não sei ate quanto preciso ir. Ainda nao estudei o caso, depende também da caixa de redução que usar com os steppers. Mas é para motorizar o telescopio que quero comprar.


Pois, vais necessitar de MUITOS, mas tudo depende da relação entre o eixo do motor e os eixos da montagem.
Se for para o XT6 (ou uma montagem Alt/Azimutal Dobson) tens que entrar em conta com o método que vais
usar para mover os eixos, se for por fricção (o norma nos Dobs) tens que calcular em função do diâmetro das
rodas em vais aplica essa mesma fricção.

De qualquer forma tens que ter em conta que existe um coisa chamada limite de Dawes que dá a resolução
de uma determina abertura e que deve ser respeitada nos "steps" do movimento de forma a que quando estás
a observar pela ocular o movimento da montagem não seja perceptível, ou seja (e de uma forma muito básica)
que não se veja as "estrelas aos pulos" por cada step/microstep do motor.

Podes contar sempre um um mínimo de 64 microsteps ... mas como disse depende da relação motor/eixos do
telescópio.

Se existir interesse, e se se justificar, posso partilhar alguns trabalhos nessa área vocacionados para montagens
Equatoriais e/ou AltAzimutal.

Abraços,
PA

Limite de Dawes. Ja estou a ver que vou ter muito trabalho pela frente.

Ainda nem sei bem como adaptar a montagem para a poder controlar, não queria alterar muito a montagem inicial, queria manter a integridade do meu telescopio.


Sim tenho interesse em ver essas montagens, se poderes partilhar agradecia.

Então e alguém conhece um bom ic que perfaça 1/64 ou 1/128?

O DRV8825 faz 1/32.

Faz as contas se em conjunto com motores de 400(0.9º) passos em vez dos habituais 200(1.8º) não será suficiente.

É que a essas resoluções os passos também deixam de ser tão precisos.

Então e alguém conhece um bom ic que perfaça 1/64 ou 1/128?

Boas,

Essa é a pergunta que vale 1 milhão de euros ... pois é o santo graal que todos andam a procurar :)

Existem algumas soluções em "chip" que podem ir até aos 512 usteps, tenho usado o TMC260 que
sendo estupidamente potente é complexo de implementar,  mas possivelmente não necessitas de ir
tão longe.

Vamos abrir outro tópico para este tema.

Abraços,
PA
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Telescopio
« Responder #37 em: 26 de Maio de 2014, 20:04 »
Um motor de 400 passos, transmissão 2:1 não te deve ocupar muito espaço, tens menos necessidade de micro-stepping.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #38 em: 26 de Maio de 2014, 20:14 »
Mas eu já tenho os motores e são de 200 steps...

A verdade é que com mais microstepping poderia jogar melhor com as velocidades, etc, com uma caixa de redução fico limitado às suas características, a não ser que compre outra :P

Mas também é como referiram, fico com menos precisão. Talvez seja desta que dê uso aos enconders da austriamicrosystems.

Ja tou a ver que se adivinha uma grande batalha e algum $$$$$  >:( ;D
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Telescopio
« Responder #39 em: 26 de Maio de 2014, 20:42 »
Usas polies e correias dentadas, muito por onde escolher.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #40 em: 26 de Maio de 2014, 22:53 »
[texto removido]
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:28 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #41 em: 26 de Maio de 2014, 23:11 »
[texto removido]
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:28 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #42 em: 26 de Maio de 2014, 23:32 »
[texto removido]
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 22:29 por StarRider »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #43 em: 28 de Maio de 2014, 00:35 »
Fenomenal! Muito obrigado pela partilha de conhecimento e desta forma tão bem elaborada.
Vai ser muito útil. Quando tiver tempo (exames) já analiso a situação para o meu telescópio.

Muito fixe  :D :D :D
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #44 em: 01 de Junho de 2014, 12:24 »
Bem andei à procura de IC's que façam 1/256 (vai ser a minha meta) e estou a considerar três modelos diferentes:

DRV8711 - Texas Instruments
IM483 - IMS
TMC260 - Trinamic

Sendo que o StarRider ja conhece o da Trinamic, estava mais virado para este. StarRider porque dizes que é complexo de implementar? Para fazer 1/256 tenho de o programar ou utilizar algum protocolo de comunicação?

O da TI tem uma vantagem, oferecem samples  ;D Trata-se de um pré-driver e portanto terei de lhe acrescentar os mosfets e provavelmente mais alguma coisa.


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke