collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)  (Lida 6975 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« em: 18 de Janeiro de 2013, 04:31 »
Boas.
Alguem conhece alguma alternativa mais barata para este efeito?

http://www.chipquikinc.com/store/prod_smd1.htm

Nunca usei, mas parece facilitar bastante a coisa... Mas é bastante caro, o kit traz só um bocadinho de solda... :s

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2013, 14:00 »
Que chip queres dessoldar mesmo?
Se for um SO, com fluxo e malha de desoldar consegues tirar isso bem.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2013, 14:10 »
Se não precisas do chip depois de o dessoldar, é fácil...

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2013, 17:06 »
Era um módulo destes:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Roving-Networks/RN42-I-RM/?qs=sGAEpiMZZMskUkxWo%2fqA8rA3O%252bdGX9Mp

Já tentei com malha, mas acho que fica já sempre um pouco de solda por baixo, porque ele continua preso... :s
Ah e sim, a idéia era não estragar o módulo no processo ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2013, 18:09 »
Também dava se tivesses uma estação de ar quente. Se tiveres uma pistola de calor com uma saída estreita tb dá (não sei se um secador atinge temperatura suficiente, mas até é capaz). Ou enfiar um papel ou algo do género por baixo das patas assim que a solda liquidifica.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2013, 23:47 »
Boas.
Alguem conhece alguma alternativa mais barata para este efeito?

http://www.chipquikinc.com/store/prod_smd1.htm

Nunca usei, mas parece facilitar bastante a coisa... Mas é bastante caro, o kit traz só um bocadinho de solda... :s

mas queres dessoldar ou queres solda pra soldar?
com a station da compra colectiva que pediste (envio-ta na segunda) e com malha de dessoldar n precisas de mais nada pra dessoldar (ha nozzles k outro pessoal pediu pra certos pachages de ICs..no teu caso n sei bem k ic keres dessoldar mas tb podias ter pedido ou arranjar um nozzle proprio pra conseguires dessoldar uniformemente com a station)!
Pra soldar basta dpx fluxo  e fio de estanhar que posso arranjar e enviar-te dentro da caixa da station:

Pasta/fluxo (tah sem stock mas arranjo outras de 100gramas k acabei de receber e k ainda n stokei na webloja G7):
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/126-pasta-para-soldar-20g.html

Solda: (tenho solda da mouser que posso vender ao cm (dpx digo-te o preço, mas tenho de diamtero 0.032" (0.8mm) e é o produto com a refª: 590-4865-227G da mouser.com), mas tb tenho soldas de diam de 1mm em rolinhos de 100gramas)

Malha de Dessoldar: (pensei k tinha stockado na loja mas é disto k tenho, dpx digo-te  preço se tiveres interessado)

Depois se queres alguma ventosa, pra segurar no ic dpx qdo soldas, chupa-soldas ou um ferrinho pra usares com a malha tb te posso arranjar isso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2013, 00:34 »
Hugo, chipquik é uma solda que fica liquida a partir dos 70ºC ou por ai assim, então metes um monte daquilo nas patas de um componente e a solda fica liquida tempo suficiente para aqueceres os pinos todos e pegar no chip.

Com estação de ar quente, é aquecer isso com cuidado e lentamente, a solda derrete e está feito é só tirar para o lado com uma pinça.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2013, 01:40 »
Bom o senso já respondeu a parte das perguntas... O que eu queria era mesmo conseguir remover o módulo com uma solda de temperatura mais baixa. Vou colocar duas imagens para se perceber melhor a coisa.
Se tudo correr bem daqui a uns dias realmente já terei a estação de ar quente, mas visto que vai ser a minha primeira estação e nunca sequer usei nenhuma antes, não tenho bem ainda a noção do que posso fazer com ela.
Uma das minhas dúvidas é que o que eu quero remover não é um IC, é um módulozinho bluetooth que ele próprio já vem montado numa pcb, como se pode ver na imagem:
https://www.dropbox.com/s/d2ogbyps91u3xcj/2013-01-19%2001.14.27.jpg
O que eu fiz foi uma breakout board para conseguir usar o módulo numa breadboard. Mas alguma coisa correu mal e há algures um curto-circuito. Já passei horas a olhar para as ligações todas com uma lupa e não vejo nenhum contacto visível.
Nesta segunda foto, mostrando o lado de baixo, vem-se umas manchas que não sei bem o que são...
https://www.dropbox.com/s/d2ogbyps91u3xcj/2013-01-19%2001.14.27.jpg
Podem ser apenas uns restos de flux, mas não sei se não poderá haver tambem algum pedacinho de solda. :s

Bom mas para resumir este testamento... Estava a tentar resolver a coisa com o ferro de soldar porque:
1) tenho alguma urgencia na coisa, e queria avancar com isto ainda este fds
2) como n tenho experiencia com o ar quente, não sei se não poderia estragar o módulo no processo (visto que aquilo é uma pcb com componentes montados e não apenas um chip).

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2013, 01:43 »
Ah em relação aos componentes para soldar smd e à malha para dessoldar já tenho isso tudo, e já tentei usar mas não deu resultado, vou tentar mais uma vez, e tentar usar um papel como o Njay sugeriu.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2013, 01:59 »
Hugo, chipquik é uma solda que fica liquida a partir dos 70ºC ou por ai assim, então metes um monte daquilo nas patas de um componente e a solda fica liquida tempo suficiente para aqueceres os pinos todos e pegar no chip.

Com estação de ar quente, é aquecer isso com cuidado e lentamente, a solda derrete e está feito é só tirar para o lado com uma pinça.
pensei k o chipquik fosse um kit de dessoldadura.. :P
mas pra isso ha a pasta de estanho k é usada pra soldar smds... aplicas com uma seringa nos pads ou com um stencil e dpx metes os comps em cima e vai a board ao forno.. mas qto a esses modulo bluetooth, duvido k suporte tempªs em cima do modulo, por isso o melhor é mm soldar com ferro!..

@tarquinio: tb pode n ser curto-circuito ou má soldadura, mas pistas da pcb cortadas ou algum header mal soldado!.. Mas se quiseres, envia-nos o modulo e a pcb onde queres soldar isso que a G7 dessolda e volta a soldar direitinho! (envia-me pm se queres orçamento!)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2013, 12:47 »
Já tive um problema semelhante e não era com um módulo...

Era simplesmente "solda fria" ou lá como lhe chamam...o ferro era dos chinocas, e derreteu o estanho, mas o estanho embora lá estivesse não atingiu a temperatura suficiente e não estava a dar o contacto necessário para as coisas funcionarem correctamente.

Arranjei um ferro melhor, dei lhe estanho para cima e ficou a funcionar direitinho.. ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #11 em: 19 de Janeiro de 2013, 12:52 »
Hugo, chipquik é uma solda que fica liquida a partir dos 70ºC ou por ai assim, então metes um monte daquilo nas patas de um componente e a solda fica liquida tempo suficiente para aqueceres os pinos todos e pegar no chip.

Com estação de ar quente, é aquecer isso com cuidado e lentamente, a solda derrete e está feito é só tirar para o lado com uma pinça.
pensei k o chipquik fosse um kit de dessoldadura.. :P
mas pra isso ha a pasta de estanho k é usada pra soldar smds... aplicas com uma seringa nos pads ou com um stencil e dpx metes os comps em cima e vai a board ao forno.. mas qto a esses modulo bluetooth, duvido k suporte tempªs em cima do modulo, por isso o melhor é mm soldar com ferro!..

@tarquinio: tb pode n ser curto-circuito ou má soldadura, mas pistas da pcb cortadas ou algum header mal soldado!.. Mas se quiseres, envia-nos o modulo e a pcb onde queres soldar isso que a G7 dessolda e volta a soldar direitinho! (envia-me pm se queres orçamento!)

Pois, e eu não disse que é para dessoldar componentes?
Isso deve ser sono..
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Onde comprar kits para de-soldar peças SMD (tipo chipquick)
« Responder #12 em: 22 de Janeiro de 2013, 18:21 »
Bem com jeitinho lá consegui remover a cena... Não consegui dessoldar completalente, tive que usar uma lamina para cortar um pouco da pcb. Continuo sem preceber o que é que estava a funcionar mal (o módulo está a suncionar bem, soldei 4 fios, liguei directamente à breadboard e ainda funciona).
Brevemente deverei ter a hot air station, aí poderei então tentar atacar o problema outra vez com tecnologia mais adequada :)