collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Lupa para soldar  (Lida 10814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Lupa para soldar
« em: 15 de Agosto de 2020, 01:00 »
Olá.

Alguém usa uma coisa destas para soldar compoenentes mais pequenos ou outra coisa (qual)?

Lupa De Cabeça Com Iluminação

Por exemplo, para soldar uma ficha micro USB o raio dos pinos são muito pequenos, não me oriento muito bem com aquelas lupas mais pequenas è frente.. atrapalha um bocado..

Recomendam alguma 'lupa' em especial?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Lupa para soldar
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2020, 09:54 »
Eu tenho um candeeiro com lupa deste género:
https://www.aquario.pt/pt/product/sh-candeeiro-de-bancada-com-lupa-5-dioptrias-8066b

A minha é já muito velha, com lâmpada fluorescente que estou há espera que pife há demasiado tempo para procurar alguma coisa melhor.

Nunca experimentei desses visores, mas tenho a impressão que a profundidade de campo é muito pequena, que é uma chatice para quem está sempre a pegar em coisas e em ferramentas diferentes.

Sem ir para orçamentos mais pesados de  microscópios stereo, ou mesmo muito pesados de Tagarno e Mantis, vi uns reviews de uns microscópios eletronicos com monitor, uma boa profundidade de campo, monitor decente e sem lag que o pessoal recomendava para SMD há um par de anos.

Após uma pesquisa rápida (não é recomendação, mas parecem-me opões a explorar), algo deste género:
https://www.banggood.com/MUSTOOL-G1200-Digital-Microscope-12MP-7-Inch-Large-Color-Screen-Large-Base-LCD-Display-1-1200X-Continuous-p-1553823.html
ou mais pequeno e barato:
https://www.banggood.com/G600-Digital-1-600X-3_6MP-4_3inch-HD-LCD-Display-Microscope-Continuous-Magnifier-Upgrade-Version-p-1152799.html

Procurei melhor, e os baratos "recomendados" são os da Andonstar:
https://www.eevblog.com/forum/testgear/test-equipment-anonymous-(tea)-group-therapy-thread/msg3077725/#msg3077725

esses G600 e G1200 são fracotes (mas baratos!)

Edit: Mais umas pesquisas, o "favorito" no eevblog é o https://www.banggood.com/Andonstar-ADSM302-Long-Object-Distance-Digital-USB-Microscope-For-Mobile-Phone-Repair-Soldering-Tool-p-1232954.html , mais carote, mas que dá mais garantias por ter uma base de utilizadores maior.

« Última modificação: 15 de Agosto de 2020, 10:37 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Lupa para soldar
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2020, 21:43 »
Eu tenho um candeeiro com lupa deste género:
https://www.aquario.pt/pt/product/sh-candeeiro-de-bancada-com-lupa-5-dioptrias-8066b
Estive bastante tempo à procura de uma lupa dessas, mas o que encontrava era um bocadinho carote e acabei por nunca comprar  :-\
O que tenho usado é uma lupa daquelas do lidl com suporte para ferro, e uma lâmpada fluorescente de 11W.
(não recomendo a ninguém, mas tem-me dado imenso jeito e também a uso para furar pcbs, cansa menos a vista)

Acho os microscópios porreiros, entretanto só recomendaria a quem tivesse uma necessidade constante de os usar, micro-soldaduras e smds, mais para fins profissionais.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Lupa para soldar
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2020, 11:42 »
Dependo completamente de um igual ao do almamater com 2 lentes para dar a amplificação máxima e mesmo assim gostava de ter mais. Comprei outro no banggood que dizia ter mais amplificação mas a distância focal é demasiado pequena, dá para queimar o nariz no ferro.
Para a luz uso o meu espectacular chupador de fumos combinado com a barra de leds, (foto algures aí pelo forum), gostava de testar um desses candeeiros com luz e lupa built in mas nunca encontrei nada a preços decentes. E também ia ter que serrar um entalhe na minha bancada porque a borda não é um ângulo recto.
Quanto aos microscópios com LCD, não sei se me conseguiria adaptar a estar a olhar para um ecran em vez de estar a olhar para o ferro, dever ser uma questão de treino, mas só a ideia faz-me alguma confusão.
Tentei uma lupa de ourives mas não consigo fazer o esgar necessário para segurar aquilo no olho por mais que alguns segundos, devem ter aulas especificas de contorcionismo para fazer isso. :)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Lupa para soldar
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2020, 19:54 »
Vou arriscar e, para já, comprar a lupa que coloquei no tópico ou semelhante :) Também se não funcionar muito bem não é muito cara.

Costumo ver alguns vídeos do 'Adrian's Digital Basement' (https://www.youtube.com/channel/UCE5dIscvDxrb7CD5uiJJOiw) e ele quando solda qualquer coisa mais pequena usa uma lupa destas (ou muito parecida) (Exemplo)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Lupa para soldar
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2020, 10:36 »
Depois dá feedback da qualidade e utilização!

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Lupa para soldar
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2020, 10:41 »
É bom que tenhas memória muscular suficiente para saber onde está o raio do suporte do ferro, porque quando levantares a cabeça para poisar o ferro não se vê a pt. de um c.
 ;D ;D ;D
Ainda por cima, talvez por cause de usar óculos bifucais, depois de o usar por um bocado, quando os tiro tenho os olhos um bocado "trocados" e a visão confusa por uns minutos.
Com o tempo desenvolve-se a técnica de olhar por baixo das lentes.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Lupa para soldar
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2020, 21:12 »
LOL muito bom! Espero que não me aconteça isso! :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Lupa para soldar
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2020, 12:23 »
Nem de propósito.
O meu candeeiro-lupa partiu na base. Não sei ao certo quando o comprei, mas não está longe dos 20 anos pelo que cumpriu plenamente as suas funções, comprado na Aquario da Rua da Alegria  por menos de 50€.

Para desenrascar, encomendei este da Banggood: https://www.banggood.com/NEWACALOX-Flexible-Desk-Magnifier-5X-USB-LED-Magnifying-Glass-3-Colors-Illuminated-Magnifier-Lamp-Loupe-Reading-Rework-Soldering-Magnifier-p-1587028.html?ID=6157193&cur_warehouse=CZ
Por menos de 24€ e entregue numa semana, não está nada mal!
Como é LED em vez de fluorescente a "cabeça" é muito mais pequena, mas o tamanho da lente só é 1,5cm mais pequena no diâmetro (medidos 10,5 em vez de 12cm). É alimentada por USB e dá para regular a intensidade e temperatura de cor (tem 2 tipos de leds).

O que me está a faltar é que o alcance é muito mais curto (os braços são pequenos), mas ainda vou ver se dá para fazer uma fusão das duas.

Vai aí uma foto da velha partida com a nova!


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Lupa para soldar
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2020, 13:35 »
Ahh juro que não tenho nada a ver com isso!  ;D

Bem, a nova é muito mais pequena.. pelo menos ganhas em espaço livre :)

Gosto da arrumação!  ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Lupa para soldar
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2020, 10:09 »
Fuuuuusão!


Arrumei um bocado a mesa para não ferir susceptibilidades  ;D ;D ;D :P

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Lupa para soldar
« Responder #11 em: 01 de Outubro de 2020, 11:22 »
Hé lá! Grande ideia e parece-me que ficou muito bem!

Quanto à confusão.. bancada que é bancada tem de estar cheia de tralha  ;)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Lupa para soldar
« Responder #12 em: 26 de Outubro de 2020, 22:12 »
Por maior que seja a bancada, nunca é grande demais.

Reparei na foto do jm_araujo um multímetro da UNI-T parecido ao meu...
Adquiri há pouco tempo um (não é true rms) porque se avariou o que tinha.
UT61B e não estou nada satisfeito com ele  :(

É auto-scale, mas o auto é lentooooo, até na continuidade demora a dar o beep.
Então para condensadores tem de se ter uma mão firme ou perde o auto e volta ao principio da escala, que seca...

Entretanto já deu para reparar o multímetro antigo e calibra-lo, é um kiotto com um auto-scale excelente  8)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Lupa para soldar
« Responder #13 em: 26 de Outubro de 2020, 22:22 »
:) Eu tenho um dos chineses do dia a dia.. mas depois tenho um 'UT139C' e até gosto dele.. pode de facto de ser um pouco mais lento na continuidade sim, comparando até com o outro que tenho.. mas no geral gosto dele. Também nunca usei nenhum melhor  :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Lupa para soldar
« Responder #14 em: 27 de Outubro de 2020, 11:16 »
Os da série 61 só são parecidos por fora, que em termos de caraterísticas são bastante diferentes.

O meu é um UT-61E e gosto bastante dele, sendo o meu go-to. True RMS e 22000 count. Só lhe sinto a falta de medida de temperatura com termopar, mas tenho mais um Fluke 179 e um Aneng AN8008 que cobrem essa tarefa. Em uso corrente além desses também tenho uma pinça UT210E (True RMS com AC e DC, resolução de 1mA na pinça), que dá um jeitaço e pelo preço (30€ na Banggood) é 5*.


« Última modificação: 27 de Outubro de 2020, 11:21 por jm_araujo »