collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Broca diabólica  (Lida 3777 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Broca diabólica
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2020, 14:16 »
Será mesmo necessário a chave de impacto?


Com furadeira normal, uma "arvore de natal" de qualidade fura aço de blindagem

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Broca diabólica
« Responder #2 em: 20 de Setembro de 2020, 15:23 »
Citar
Será mesmo necessário a chave de impacto?

É capaz disso, porque quando o diâmetro de um furo cresce, a coisa torna-se mais complicada. Parece-me que o impacto funciona, para efeitos práticos, como um aumento de binário à custa da velocidade. A ser assim, permite fazer um furo com furadeira (berbequim em Portugal) mais ligeira.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Broca diabólica
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2020, 10:10 »
Concordo com o fundamento do que dizes. Infelizmente berbequins de impacto não são muito comuns por estas bandas nem costumam ter preços simpáticos (recentemente vi um em promoção no Lidl ou Aldi, e em vez dos ~30€ de um berbequim normal sem fios, custava acho que perto de 70€, que se torna caro para uma ferramenta especializada que só compensa se fizer muito trabalho de mecânico com muito parafuso encravado!) , e também não acho piada a usar essas brocas em chapas muito grossas, a aplicação para que são mesmo fixes é para abrir buracos em painéis para montar fichas, potenciómetros e passar cabos.

Usei o termo "furadeira" porque não me estava a sair berbequim de coluna, em que o binário é menos problemático!

Edit: "recentemente" mesmo! Vai estar disponível 5ª Feira!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2020, 10:44 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Broca diabólica
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2020, 13:02 »
O nosso drama é que com a facilidade com que por outras paragens compram berbequins com pancada nós apenas compramos uma broca de um pouco mais qualidade (por assim 'dzer').

A vida é dura.

SC

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Broca diabólica
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2020, 22:59 »
Utilizo muito essas brocas para furação de quadros eléctricos para aplicação de bucins e passar cabos, antigamente pagava entre os 35/70€ uma broca escalonada, agora compro no lidl, por 6,5€ por três brocas de tamanhos diferentes, não tem a qualidade das outras mas compensa o preço em muito.
PDI

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Broca diabólica
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2020, 23:19 »
Comprei, também recentemente no mesmo Lidl, alguns escareadores amarelos e fiquei impressionado. Ainda não os experimentarei em aço, mas já trabalhei bastante com um deles em cobre que, sendo macio, é manhoso. Estão bem fabricados e foram, de facto muito baratos. Ainda não sei da resistência em aço mas sei de outros que, muito mais caros, se finaram perante o cobre.

SC

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Broca diabólica
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2020, 23:26 »
O cobre é tramado, pois tem de ter um fio de corte menos acentuado para não enterrar, a chapa dos quadros não costuma ser grossa, mas costumam ser muitos furos e utilizo uma aparafuzadora normal, antes era uma duwalt, agora uma parkside, as baterias da primeira já não seguram carga.
Segundo o que li essa cor amarela é um tratamento que aumenta a dureza, que depois de afiado já não é igual.
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Broca diabólica
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2020, 11:41 »
Quando usavamos bucins era furo de 6/8mm e saca bocados, mais rápido e bastante mais limpo, atualmente só usamos passa muros da Murr, um corte com rebarbadora e passas 24/28 cabos.
Gama para cabos pré assemblados(aka com fichas):
https://www.murrplastik.com/products/cable-entry/cable-entry-systems-for-pre-assembled-cables/kdlh/

Para cabos que são para terminar em bornes e afins:
https://www.murrplastik.com/products/cable-entry/cable-entry-systems-for-cables-without-plugs/cable-entry-plate-kdp-plastic-rectangular/

O que mais usamos são os KDP/E 24, só o tempo que poupa usar isso paga os 8 ou 9€ que custa, para além de que depois de 4/5 cabos fica mais barato que bucins, e é IP65 se bem instalado.
Longe vão os tempos de andar á luta com brocas escalonadas e o ups esqueci-me de mais 3 cabos para pendurar mais um sistema de visão não sei onde, é cada quadro com um passa muros para cabos feitos e outro para cabos normais e nunca falta buraco para passar cabo.
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Broca diabólica
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2020, 19:22 »
Não conhecia esses Senso, Alguns quadros já trazem umas tampas com umas"mamas" para furar e passar os cabos, mas não gosto por rasgar e não vedar bem e quando se tem quadros junto de aguas que é a maioria, é complicado, vou ver se algum dos meus fornecedores tem disso para ver e se calhar experimentar.
PDI