collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CNC homemade?  (Lida 48441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: CNC homemade?
« Responder #60 em: 31 de Março de 2010, 00:24 »
cerelak, és novo no fórum e digámos que não começas muito bem assim.

Editei o teu post, e mesmo assim acho que ele está aqui mal. Existe uma zona no fórum apropriada para as vendas e já lá tens um tópico a vender a placa, que até nem está nada bom. Não precisas de criar posts em tudo quanto é tópico só para tentar vender mais depressa.

Não devia ser chamo-me?
Eu sei que isto parece stalking, mas um novo membro que começa do nada a vender coisas sem sequer se apresentar é meio suspeito...
Não sei se ele se é ele que se chama ou não....De qualquer das maneiras, tá editado ;)

Cumprimentos

Offline cerelak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: CNC homemade?
« Responder #61 em: 31 de Março de 2010, 00:26 »
peco desculpa se quiseres podes retirar entendo,vou tentar ser mais moderado.obrigado

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: CNC homemade?
« Responder #62 em: 31 de Março de 2010, 00:37 »
Penso que fui um pouco "bruto" com o outro post :P

Não quero que entendam o post como uma "repreensão" mas sim como um conselho. Criar vários posts a dizer o mesmo fica sempre mal. Ainda pior quando são vendas. Imaginem que usam a pesquisa para pesquisar por cnc3ax e só vos aparece à frente posts iguais a dizer "vendo". Percebem o que quero dizer?

Não é que seja proibido dizer que tens uma placa que estás disposto a vender (aliás, por isso não apaguei o post). Agora meter o mesmo em todos os post é que já não acho bem. (Só editei para retirar o número de telemóvel)

Já agora, não te aconselho a meteres o número de telemóvel nos posts como tinhas neste. Mete mais informações no post de vendas e se alguém quiser o número pode pedir-te por Mensagem Privada. Este é um fórum público, e embora isso seja difícil entre os users , pode haver alguém que venha "visitar" o fórum com más intenções ;)

Cumprimentos

Offline cerelak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: CNC homemade?
« Responder #63 em: 31 de Março de 2010, 01:02 »
Mais uma vez peço desculpa e obrigado pelas dicas,mas repara este ponto de vista nem todos teem conhecimento de eletrónica eu por ex ando há muito tempo a estudar a cnc3ax ,alias fartei-me de pesquisar por alguem em portugal a quem a podesse comprar e como nao conseguia encontrar ninguem e já tinha estudado eletronica meti maos há obra fui a muita lojas de eletronica queimei muito verniz fotosensivel vi-me há rasca para encontrar lampadas ultravioleta até lampadas para lagartos comprei estudei  fontes de alimentação fiz tinas de estanhagem andei basicamente 1 ano a queimar dinheiro e muitas quequas que não dei. Por isso tenho a dizer a todos postem a venda desta placa ou de outras similares neste e noutros forums há quem não perceba de eletrónica é claro se o mesmo for possivel porque penso que a aprendizagem deste tipo de drivers CNC faz bem ao nosso pais e a quem percebe pouco de eletronica pessoas como nos poderemos ajudar,tambem tenho a dizer que tambem estou aqui para ajudar no que for preciso em duvidas mecanina etc etc  de alguem que as tenha mediante as minhas possibilidades.e tempo como já li algures por este ou por outro forum "o dinheiro um dia será trocado por conhecimento".

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: CNC homemade?
« Responder #64 em: 04 de Junho de 2010, 17:12 »
Vou fazer uma.. tenho 3 l293d e um arduino.. Tenho todo o material necessário para começar.. Mas com a ponte h, o arduino apenas consegue mecher um motor de cada vez.. Alguma sugestao de como por isso a funcionar?
Tenho tambem 3 IC STK672-600, mas tenho de fazer uma placa para poder controlar isso com o dir pin e step pin, certo? ja andei a fazer muita pesquisa na net, mas nunca vi nenhuma feita por pontes h com o arduino..

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homemade?
« Responder #65 em: 04 de Junho de 2010, 23:21 »
estou a basear a electrónica da minha a partir desta:

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1258354000

alguma duvida pergunta, tenho bastante informação recolhida...

cumps

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: CNC homemade?
« Responder #66 em: 06 de Junho de 2010, 01:15 »
Na ponte h que o tipo mostra na ligaçao aos steppers, la tem transistors.. qual o ganho que os mesmos devem ter?
Ja comecei a montar a estrutura, e ja tenho o arduino pronto a ligar aos motores...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homemade?
« Responder #67 em: 06 de Junho de 2010, 14:56 »
qualquer transístor NPN deve funcionar...

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: CNC homemade?
« Responder #68 em: 06 de Junho de 2010, 16:46 »
Mais uma vez peço desculpa e obrigado pelas dicas,mas repara este ponto de vista nem todos teem conhecimento de eletrónica eu por ex ando há muito tempo a estudar a cnc3ax ,alias fartei-me de pesquisar por alguem em portugal a quem a podesse comprar e como nao conseguia encontrar ninguem e já tinha estudado eletronica meti maos há obra fui a muita lojas de eletronica queimei muito verniz fotosensivel vi-me há rasca para encontrar lampadas ultravioleta até lampadas para lagartos comprei estudei  fontes de alimentação fiz tinas de estanhagem andei basicamente 1 ano a queimar dinheiro e muitas quequas que não dei. Por isso tenho a dizer a todos postem a venda desta placa ou de outras similares neste e noutros forums há quem não perceba de eletrónica é claro se o mesmo for possivel porque penso que a aprendizagem deste tipo de drivers CNC faz bem ao nosso pais e a quem percebe pouco de eletronica pessoas como nos poderemos ajudar,tambem tenho a dizer que tambem estou aqui para ajudar no que for preciso em duvidas mecanina etc etc  de alguem que as tenha mediante as minhas possibilidades.e tempo como já li algures por este ou por outro forum "o dinheiro um dia será trocado por conhecimento".

Quando se pode fazer uma placa controladora com um arduino e tres pontes-H quem é que vai comprar isso?

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: CNC homemade?
« Responder #69 em: 25 de Junho de 2010, 01:58 »
a minha ja esta funcional. mandei hoje o primeiro g code 3 os 3 eixos mecheram independentemente:)
tenho de fazer umas pesquisas para arranjar um gerador g code.. se alguem souber algum que converta dwg/dxf ou ate para google sketchup, agradeço..

to do:
tenho os stepper's a serem conduzidos por l293d.. nao me parece que durem muito tempo, pois acho que passa la bem mais que 0.6A.. Pedi samples do l298hn, mas nao funcionam la muito bem com o esquema dos 2 fios com o arduino.. acho que vou tentar outra vez com esses integrados..

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: CNC homemade?
« Responder #70 em: 25 de Junho de 2010, 12:42 »
em vez dos L293 usa SN754410 http://loja.lusorobotica.com/componentes/15-h-bridge-motor-driver-1a.html

são compativeis com o L293 pino-a-pino, não preciosas de fazer nenhuma alteração...

deixa umas pics do teu trabalho  ;D

cumps

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: CNC homemade?
« Responder #71 em: 26 de Junho de 2010, 01:18 »
ainda ta em breadboard, e vai ficar por uns tempos ate fazer um pcb. tou a pensar na cnc3ax, ou com um arduino mega. a ver se amanha posto as fotos:)