collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Laser Engraver - Alguém tem?  (Lida 15092 vezes)

0 Membros e 18 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Laser Engraver - Alguém tem?
« em: 04 de Dezembro de 2023, 22:03 »
Tenho há uns anos uma impressora 3D, nunca passei da Anet A8, estive há bem pouco tempo para adquirir uma mais rápida e mais moderna mas não cheguei a comprar.

Comecei no entanto a olhar para uma CNC a Laser, sinceramente nunca usei nenhuma e não sei se vale a pena o investimento, penso que o resultado dos trabalhinhos que vejo pelo Youtube fora são de qualidade e não dão assim muito trabalho, muita tentativa erro mas faz parte.

Alguém por aqui tem e\ou recomenda alguma em especial?

Andei a ver várias marcas\preços, logicamente seria algo para iniciante mas já percebi que o valor vai aumentando consoante os acessórios que se forem juntando e não sei quais são mesmo necessários.. mas também depende do 'pack' que se adquirir.

Eu gostaria de fazer mais coisas por lado de caixas e assim, mas aqui em casa há quem esteja a pensar em fazer madeirinhas e coisas mais úteis no dia a dia.

Já percebi que a parte dos fumos é algo importante, tem de estar em local arejado, mas diria que depende dos materiais que se cortarem, acrílico acredito que seja um pivete e a madeira deve fazer algum fumo também..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2023, 09:26 »
Tenho uma laser CO2, a popular e "barata" k40.
É uma máquina inacabada que precisa de muitas modificações  para ficar decente, torna-se ela própria um projeto, mas é a máquina (tenho 3d printer filamento e CNC capaz para aluminio) a que dou mais uso. Foi uma aposta que fiz numa maquina barata do OLX (estava a metade do preço normal) e valeu a pena que era um fim de curso desligado e mal alinhamento.
Sendo uma CO2, tenho sérios preconceitos sobre as laser a LED. Falta de extração, falta de caixa para proteger de reflexos (mais perigosos que os das CO2),, laser com potências inventadas (dizem 50w quando é o total que a máquina consome, o laser anda pelos 5 a 10w), e tempos de vida muito curtos. Muitas limitações nos materiais que é capaz de cortar, e relativamente lenta que aumenta o risco de aquecimento localizado e fogo. É apenas um resumo dos pontos que considero negativos, e consigo elaborar se quiserem
As máquinas LED tidas como melhorzinhas já entram dentro do preço da k40 que é outra liga, e sem caixa nem extração.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2023, 09:32 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2023, 13:05 »
Ah bolas... pensava eu que estas eram alguma coisa de jeito :)

Mas sim, já tinha reparado nas CO2.. mas como a diferença ainda é alguma pensei que estas dessem conta do recado.

Ok, então assim por 'alto' quanto te ficou a tua? e quanto achas que ficaria uma a funcionar, do tipo plug and play e sem andar a fazer grandes remendos?

Enccontrei esta e esta.. mas deve haver mais, recomendas alguma dentro destes preços?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2023, 14:37 »
A minha é igual a essa da Vevor que metes nos links, mas a versão old (que é superior à nova versão, o painel digital é o principal responsável por tubos de laser queimados).
Citar
Ok, então assim por 'alto' quanto te ficou a tua?
A minha custou-me no OLX 200€, e devo ter gasto outro tanto nos extras essenciais: extrator + tubos (85€), bomba de ar(35€), nova mesa de corte (lojas de ferragens), sensores de temperatura de água e de fluxo de água (ali), tubagem de silicone (ferragens), calha de passagem de tubo(ali), bilha para água. Entretanto já levou também uma cabeça de corte nova (não é essencial mas recomendada para proteger melhor a lente), e como consumíveis já levou espelhos e uma lente nova.

Ainda é alguma massa, mas já ganhou para ela, uns amigos que pedem umas coisas, outros conhecidos da esposa que vêm uns trabalhos e querem umas cenas personalizadas e afins, vão aparecendo negócios quase sem procurar (isto sem chular nos preços! cobro material mais uns trocos para pagar a maquina e a contar que eventualmente o tubo laser ou a fonte de alimentação vão pifar).
Citar
e quanto achas que ficaria uma a funcionar, do tipo plug and play e sem andar a fazer grandes remendos?
Que eu saiba não há nada parecido com as K40 plug-and-play. É barata porque é uma maquina que considero inacabada, com o mínimo para queimar coisas com o laser mas que não chega para quem quiser dar um uso mais apropriado. 
O mais próximo de plug-and-play é tipo as Gweike ou Glowforge, mas custam uns milhares de €€.
Para mim as lasers são maquinas "a sério" que não se enquandram no plug-and-play (um pouco como as impressoras 3d, apesar de aí o mercado já estar a mudar). Obrigam a entender o funcionamento, e requerem conhecimento para se manter a funcionar mesmo quando tudo corre bem: é preciso limpar lentes e espelhos e troca-los no fim de vida, verificar e corrigir o alinhamento, fazer limpezas, cuidar dos movimentos (tensão nas correias, rolamentos lubrificados, limpar zonas de rolagem).
A K40 é a versão mais radical de uma CO2 e o oposto do plug and play, é obrigatório fazer modificações para que se tornar útil.
Mas a outra que mostras (esta) não conhecia, e já parece uma versão com a maior parte das modificações efetuadas (mesa de corte, air assist) e algumas melhorias: guias lineares pelo menos no eixo horizontal, cabeça de corte melhorada. As únicas modificações essenciais que não vejo é medidor de corrente do laser (um amperímetro analógico de 30mA de escala, é só ligar 2 fios e custa uns 2 ou 3€ ), e sensor de temperatura de água (também 1 ou 2€). É uma boa aproximação ao plug-and-play possível nas CO2, e o preço parece-me justo tendo em conta o trabalho(e material) que se poupa em relação à K40.

Desculpa pelo testamento, mas não dá para passar informação sem escrever, né? E está no âmbito do fórum, uma CO2 é um robot cartesiano :D

Edit: esqueci-me de uma coisa muito importante: tens de aprender a (e gostar de) desenhar em vetorial.  Eu uso Inkscape, mas podes usar o programa que gostares (Corel, Ilustrator). Tirando casos em que faço muitas peças, a maior parte das vezes perco mais tempo a aperfeiçoar um desenho no PC do que a CO2 passa a cortar. Encontra-se alguma coisa online gratuita, mas muitas vezes precisam de ajustes, e se quiseres personalizar tens de meter as mãos na massa. É ainda "pior" que com as impressoras 3D, sem fazeres modelação ainda te vais safando porque há muita oferta de modelos gratuitos. Nas Laser há menos oferta, e personalizar é uma parte essencial. Na minha pasta de trabalhos laser tenho já quase 500 ficheiros SVG (nem todos são cortes, muitos são intermédios), mas todos já foram trabalhados por mim (alguns sacados da net, mas que levam retoques)
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2023, 14:57 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2023, 15:44 »
Bom, agradeço toda a explicação e é um 'testamento' bastante útil que vou ler com muita atenção!

Vou ler tudo muito bem e tomar uma decisão :) Mas parece-me uma boa aquisição, mesmo sendo um projecto a longo prazo!

Uma coisa que não percebi se trazem, óculos de proteção? é algo menos crítico nestas porque estão numa caixa fechada?

Podes p.f. ver esta, parece-me que tem já muitos 'upgrades' e é compatível já com o software que o pessoal fala muito..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2023, 16:06 »
(Vê se apanhaste o Edit que meti acima, falo de um ponto importante)

Não trazem óculos.
São menos necessários, não só porque deves operar a maquina com a caixa fechada, mas também porque o laser CO2 (comprimento de onda 10um) é mais facilmente absorvido por muitos materiais (por isso é que corta tão bem :D). No meu caso trabalho muitas vezes com a maquina aberta, e quando espreito costumo estar com os óculos de ver ao perto, que sendo de acrílico absorvem muito bem o laser (corta lindamente, mesmo transparente).

Essa que mostras falta mesa de corte, e não é só vendida nos EUA?
O lightburn o ppl fala muito bem, mas é pago(à parte). O K40Whisperer que é o software compatível com a controladora original é muito amigável. A grande vantagem de um controlador compatível com lightburn será para gravações com gradientes (fotorealistas),  que ainda não tive paciencia de me aventurar. Enquanto o lightburn permite modular a potência do Laser, a controladora original é on-off, o que não quer dizer que com dithering não se consigam tymbém bons resultados, mas como disse, não tenho experiência. Cheguei a desenhar e montar uma controladora para experimentar para esse fim, mas deixei o projeto a meio porque me tenho safado bem como está!

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Laser Engraver - Alguém tem?
« Responder #6 em: 16 de Dezembro de 2023, 14:23 »
Bom, já percebi que é um mundo completamente diferente do que pensava. Mas parece-me muito aliciante.

O meu medo é comprar uma máquina destas (CO2) e demorar muito tempo a aprender a trabalhar com ela, o interesse é mesmo fazer trabalhos e (de alguma forma) lucrar também com o resultado para que, ao menos, o valor da compra seja compensado.

A minha dúvida é mesmo qual a máquina CO2 a comprar, essas de 40W já percebi que vêm "incompletas" e tem de se fazer montes de upgrades, será um projeto a longo prazo, mais em conta mas com muitas nuances, se bem que é uma otima forma de ficarmos a aprender vários truques.

Tens conhecimento de alguma que já venha mais equipada com as coisinhas todas (refrigeração água\ar, etc) e que seja relativamente em conta?  Cá em PT aredito que se encontre mas parece ser mais difícil, se calhar só através de fornecedores específicos (industriais)..