collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Colocar Picaxe na Internet  (Lida 33243 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Colocar Picaxe na Internet
« em: 23 de Maio de 2010, 23:56 »
Olá Membros e Visitantes,

Acabamos de colocar na Internet uma aplicação de Picaxe. Um microcontrolador Picaxe(18M) é controlado através da porta série.

Tivemos que enfrentar um problema logo à priori por termos escolhido criar a aplicação para um servidor WAMP (W aqui significa Windows). Contrário ao que se diz, não se consegue controlar porta série nos Servidores Windows. A partir de Windows XP é de facto muito difícil controlar pela porta série, através da Internet, qualquer aplicação que seja . Ora, como é obvio, o melhor método de controlo de um micrcontroladores, e o mais fácil, é mesmo pela porta série!

Foi utilizado por nós um método inovador. Não temos a certeza se a técnica utilizada é segura, porém esta funciona.

A aplicação já está online, e pode ser experimentada no seguinte link:

http://aliatron.zapto.org

Zapto pertence a No-IP. Como devem constatar, estamos a utilizar um IP dinâmico.

O que faz esta aplicação? Liga e desliga um LED (que simula um alarme) e mede temperatura por um sensor 1-Wire DS18B20. Não tivemos que montar quase nada! A chave está na programação. A placa AXE050 com um cabo AXE027 faz tudo, incluindo a comunicação série com o Servidor!

Esperamos tornar público toda esta aplicação, logo que o documento técnico esteja pronto.

Os membros e visitantes podem experimentar a aplicação no link supra indicado.

Divirtam-se!

Tayeb

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2010, 14:12 »
Tinhamos problemas com a actualização do link. Assim passa a ser:

http://aliatron.dynalias.com


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2010, 14:57 »
Muito bem.. quer dizer então que estão a utilizar uma máquina como servidor web que faz os pedidos ao picaxe por porta serial e responde ao cliente com os dados de resposta do microcontrolador!?

Este tipo de aplicações demonstra muito bem que hoje em dia já é bastante simples começar a fazer "casas inteligentes" que possam ser facilmente controladas remotamente. Qualquer dia para abrirmos a porta de casa enviamos uma SMS com um pin para um computador em casa. Não estou a ver ladrões a conseguir penetrar num sistema destes com chaves mestre ;D

Obrigado por partilhar Tayeb. Excelente aplicação prática.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #3 em: 25 de Maio de 2010, 21:41 »
Olá Tiago,

Está a dar muitos problemas porque efectvamente uma aplicação destas devia estar protegida com uma palavra passe.

Também o IP dinâmico não ajuda muito além do servidor ser em Windows XP. Quem sabe destas coisas, reconhecerá que é convidar o ladrão à casa cheia de portas e janelas.

A ideia era mesmo experimentar com algo totalmente diferente. Utilizo um método inovador de controlo de porta série, que virei a explicar mais tarde com o documento técnico que estou a escrever. O método é também aplicável a ambiente Linux.

O gozo está mesmo em aprender como fazer as coisas e depois como o conhecimento é património da humanidade (adorei o livro que me ofereceste) é partilhar para que outros aprendam também.

O curso de Multisim não está esquecido! Os membros deste espaço que se inscreveram serão em breve com boas notícias.

Tayeb

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #4 em: 25 de Maio de 2010, 21:45 »
Vejam a página com novo visual, enquanto está online  8)

http://aliatron.dynalias.com/

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #5 em: 25 de Maio de 2010, 21:52 »
O termometro está colocado onde? dentro de casa? ou então há por aí belas noites tropicais  8)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #6 em: 25 de Maio de 2010, 22:27 »
Gostei desta mensagem  :D

A sério o sensor podia estar em qualquer lugar não húmido. E porque não outros sensores como de humidade? Etc.?

Em breve vou proteger a página e só disponibilizá-la a quem queira experimentar com o projecto. Um projectos destes deverá mesmo estar protegido, como regra.

Tayeb

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #7 em: 25 de Maio de 2010, 22:46 »
Olha, já agora fica como o meu próximo projecto  :o, uma weather station lê, humidade, temperatura, velocidade/direcção do vento, pressão atmosférica, mm de chuva, ainda em fase embrionária...

mais uma coisa, esse ''alarme'' o que acontece quando o activamos? apita por aí alguma coisa?  :P

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #8 em: 26 de Maio de 2010, 09:17 »
Boas....  gostei muito projecto, sinceramente idea esta que ja ando a para desenvolver ha muito tendo começando muito recentemente, e minha ideia não é controlar temperatura ambiente ou se chove em casa, mas sim se a porta é violada assim como janelas, tendo estas como desbloqueio o sistema I-Button enviando o relatorio atraves de e-mail uma vez que um protocolo de gsm ainda sai um pouco caro para começar numa fase experimentar de desenvolvimento....
quanto ao link aqui referido para experimentar como fizeram nao consigo aceder...  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #9 em: 26 de Maio de 2010, 10:23 »
Olha, já agora fica como o meu próximo projecto  :o, uma weather station lê, humidade, temperatura, velocidade/direcção do vento, pressão atmosférica, mm de chuva, ainda em fase embrionária...

mais uma coisa, esse ''alarme'' o que acontece quando o activamos? apita por aí alguma coisa?  :P

Boa ideia. Uma utilização interessante e já agora a página protegida com password encriptada.

O alarme é simplesmente um LED a acender. Podia ser mesmo algo a apitar ou a ligar um relé, ou porque não uma ligação a modem GSM para enviar uma SMS ao guarda nocturno?

O serviço está intermitente porque estou mesmo a aprender um pouco em como manter vivo um IP dinâmico. Quando publicar o artigo este tema de manter a página online também terá algumas considerações.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2010, 10:26 »
Boas....  gostei muito projecto, sinceramente idea esta que ja ando a para desenvolver ha muito tendo começando muito recentemente, e minha ideia não é controlar temperatura ambiente ou se chove em casa, mas sim se a porta é violada assim como janelas, tendo estas como desbloqueio o sistema I-Button enviando o relatorio atraves de e-mail uma vez que um protocolo de gsm ainda sai um pouco caro para começar numa fase experimentar de desenvolvimento....
quanto ao link aqui referido para experimentar como fizeram nao consigo aceder...  :-\

Boa ideia.

O serviço está intermitente porque ainda estou a aprender a manter vivo o IP dinâmico. Vá tentanto. Creio que isto será ultrapassado em breve. Quando publicar o artigo sobre a página explicarei como manter vivo o servidor.

Offline LordNelthon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 96
  • Programming Addicted
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #11 em: 26 de Maio de 2010, 10:45 »
A ideia está muito boa, mas não estou a conseguir abrir:(

Que rooter tens?
Simplesmente fanático por Open Source

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #13 em: 26 de Maio de 2010, 21:43 »
O servidor esteve offline todo o dia, mas agora está online.

Estou a endereçar problemas de IP dinâmico e umas coisas importantes que têm a haver com a segurança. Quem quiser vê-lo está online precisamente neste momento:

http://aliatron.dynalias.com


Offline LordNelthon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 96
  • Programming Addicted
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #14 em: 26 de Maio de 2010, 22:34 »
O servidor esteve offline todo o dia, mas agora está online.

Estou a endereçar problemas de IP dinâmico e umas coisas importantes que têm a haver com a segurança. Quem quiser vê-lo está online precisamente neste momento:

http://aliatron.dynalias.com
Está interessante só falta uma webcam em directo para ver o efeito. ;D

Estás a usar o IP dinâmico como? Se for com o programa deles? Aconselho antes configurares no rooter se ele suportar.
Simplesmente fanático por Open Source