collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros  (Lida 9087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« em: 09 de Fevereiro de 2013, 03:01 »
Já disse por aí várias vezes que, um bom truque para ajudar a fazer furos centrados em PCBs caseiras, é no desenho do cobre todos os furos serem de um diâmetro pequeno. Depois de feita a placa fica só um "furinho" sem cobre no centro do furo, e esse "furinho" ajuda a centrar a broca e a mantê-la centrada enquanto se fura.

Normalmente faço o desenho da placa com os furos do tamanho que devem ter. Se eu for mandar fazer a placa toda bonitinha numa loja especializada, eles fazem os furos bonitinhos e centrados, como é óbvio. Mas os protótipos faço em casa e portanto tenho que furar a placa à mão.

Para gerar o desenho do cobre com furos pequenos tenho que fazer uma cópia do ficheiro .brd (os ficheiros que são os PCBs no KiCAD) e depois ir editar todos os furos (pads) para meter um tamanho pequeno (geralmente meto 0.5 a 0.8mm), que é obviamente uma grande seca. Mas como sei que os ficheiros de KiCAD são todos de texto hoje resolvi dar uma olhada para ver se era fácil alterar os furos automágicamente na cópia, e é. A forma de o fazer é substituir todas as ocorrências de

Dr <número> ...

por por exemplo

Dr 220

O número é em unidades penso que de 1/10000 de polegada, mas 220 é cerca de 0.55mm.
Não devem substituir os Dr que têm um zero logo a seguir, pois esses são pads SMD que não têm furo (se os substituirem ficam com pads SMD com furo :) ). Se usarem um editor que suporta expressões regulares na substituição (como o Programmer's Notepad 2), podem usar a seguinte expressão de procura, que rejeita "Dr 0":

Dr [^0][^ ]+

e é só substituir por Dr 220.

Divirtam-se :)
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 03:18 por Njay »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #1 em: 22 de Julho de 2014, 00:22 »
Há uma maneira mais simples :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2014, 00:44 »
Na versão de KiCAD que tenho não há essa opção :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #3 em: 22 de Julho de 2014, 01:35 »
pois eu prefiro ter furos reais nas pcbs que vou furar que ter apenas um ponto no cobre...pra alem de nao dar cabo das brocas, eu ao furar assim corto praticamente só a fibra de vidro e nao o cobre tb que pode criar limalhas e provocar flexoes nas brocas e parti-las...por isso prefiro ter smp os pads com os furos reais na vez de pontos ou marcas...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2014, 10:44 »
Na versão de KiCAD que tenho não há essa opção :)

A sério? desde que uso o kicad que me lembro de isto existir, usas algo mais antigo que a estavel?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2014, 13:12 »
A minha versão deve ser aí de 2009...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #6 em: 22 de Julho de 2014, 14:08 »
A minha versão deve ser aí de 2009...

Actualiza que não te vais arrepender :)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #7 em: 22 de Julho de 2014, 22:22 »
Se usares Windows actualiza com o kicadbuilder - 5*

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #8 em: 22 de Julho de 2014, 22:46 »
Kicad é melhor do que o Eagle? E isso dá para enviar para cnc?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #9 em: 22 de Julho de 2014, 22:58 »
É efectivamente free open source, de resto, nunca usei.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #10 em: 23 de Julho de 2014, 00:06 »
Kicad é melhor do que o Eagle? E isso dá para enviar para cnc?

Eu quando estava na faculdade usava o NI ultiboard pois tinha licença gratuita e gostava mas como não me aptecia estar a usar mais um software crackado decidi experimentar e dos dois, eagle e kicad, gostei muito mais do kicad. Claro que sim, exportas para gerber e é enviar para as casas de fabrico, até hoje nunca tive qualquer problema. A unica coisa que sinto faltar relativamente ao NI Ultiboard é o wizard para criar componentes, ha soluções para kicad mas não tão boas e o facto de que no NI Ultiboard conseguia fazer alterações na board que eram actualizadas no esquematico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #11 em: 23 de Julho de 2014, 00:40 »
É algo util quando realmente se precisa, mas nunca gostei muito de atirar componentes para a placa sem os ter no esquema, manias.
E então com o altium nem pensar, depois o annotation passa-se dá para lá erros que nunca mais acaba.

É um bocado coiso usar programas crackados, mas as alternativas gratuitas são todas meio estranhas ou têm sempre um senão.

O que me faz confusão no Kicad, é associar footprints á parte do esquema, apesar de ver a potencialidade que isso tem para tornar o programa muito mais flexivel, olha, quero mudar isto tudo de 1206 para 0805, é ir lá e mudar, presumo eu.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #12 em: 23 de Julho de 2014, 01:07 »
Ya, a minha versão tá a precisar de ser actualizada mas tenho andado a perguiçar e como a coisa tem funcionado para o que quero... Sei que o CERN tb andou a fazer uns "upgrades" ao KiCAD.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #13 em: 23 de Julho de 2014, 01:28 »
É algo util quando realmente se precisa, mas nunca gostei muito de atirar componentes para a placa sem os ter no esquema, manias.
E então com o altium nem pensar, depois o annotation passa-se dá para lá erros que nunca mais acaba.

É um bocado coiso usar programas crackados, mas as alternativas gratuitas são todas meio estranhas ou têm sempre um senão.

O que me faz confusão no Kicad, é associar footprints á parte do esquema, apesar de ver a potencialidade que isso tem para tornar o programa muito mais flexivel, olha, quero mudar isto tudo de 1206 para 0805, é ir lá e mudar, presumo eu.

Eu sinto mais falta quando por exemplo tenho um conector ligado a 4 pinos do micro e depois na board descubro que se mudasse a ordem o router era mais facil no ultiboard conseguias fazer essa alteração no esquematico com um click. No kicad tenho que ir ao esquema fazer a alteração, criar o netlist e voltar a importar na board, hoje se calhar já é algo que faço tão rapido que ja nem sinto falta.

No kicad para fazer esse tipo de alteração tens mesmo no pcbnew uma opção que é alterar um footprint por outro para todos os componentes com esse footprint, por acaso não sei se ele actualizar o a relação entre esses componentes e footprints no netlist.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Truque no KiCAD para ajudar a furar PCBs caseiros
« Responder #14 em: 23 de Julho de 2014, 11:45 »
Para mim a maior falha do Eagle é a falta de "hierarchical design" como deve ser: http://www.eaglecentral.ca/forums/index.php?t=msg&goto=156564&9965f4d59ac2bfa4ea5094ec7670f887/
É uma feature da nova versão (7) mas só se aplica a schematics. Não faz sentido não se aplicar também ao layout.
O kicad sei que tem hierarchical blocks já ha bastante tempo, mas não sei se também se aplica a layout. Alguem confirma?

Ha uns tempos tentei mudar-me de Eagle para Kicad aliciado por essa feature mas acabei por desistir, desmotivado essencialmente pela forma como são criadas/geridas as bibliotecas de componentes.