collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Uma pen banda larga vs dois portateis?  (Lida 9557 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Uma pen banda larga vs dois portateis?
« em: 21 de Dezembro de 2011, 02:55 »
Boas pessoal!

Tenho esta situaçao: tenho banda larga tmn, que a partir de janeiro vao aumentar pra 7.2Mbps e vou mais trafego e estava a pensar se n haverá maneira de dois portaties usarem a mm conexão da banda larga, tipo fazer o plug in num portatil e dpx por wifi o outro se conectar ao portatil k tem conexao à internet pela pen da tmn, e partilhar tb a ligaçao à internet?


É possivel configurar isso ou existe algum programa k faça ja essa configuraçao toda? ...eu acho k havia um programa k usava o wifi dos portateis pra fazer/criar uma rede local entre portateis k permitia usar um chat especial e haver comunicaçao entre computadores sem tarem conectado à internet ou a uma lan kk... n sei se o dito programa permita partilha de internet, mas tb ja n me lembra do nome do programa...

Ambos os portateis teem ubuntu, mas o meu tem dual booting entre ubuntu e o xp...

Se alguém me pudesse dar umas dicas ou partilhar algum soft ou soluçao de modo a ter akilo k kero, era fixe!

obg!

Offline ruimarinhopt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 71
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #1 em: 21 de Dezembro de 2011, 03:34 »
O programa que eu uso para fazer isso é o connectify-me, de fácil uso e bastante leve usa o wireless de um pc , e forma uma rede ara os outros se conectarem a este, criando assim uma rede....
Boa sorte com isso!
Cumprimentos ruimarinhopt

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #2 em: 21 de Dezembro de 2011, 10:28 »
Em ubuntu não sei como se faz, mas pelo menos no seven, basta criares uma rede ad-hoc e activar a partilha de ligação à net... estou neste momento com net assim  ;D


Abraço

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #3 em: 21 de Dezembro de 2011, 11:22 »
Eu tenho uma pen da Vodafone e uso com a Vodafone Sharing Box que não é mais do que um pequeno router em que metes a pen. A TMN deve ter algo parecido. Se não tiver, devem haver equipamentos semelhantes genéricos.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #4 em: 21 de Dezembro de 2011, 11:23 »
Creio que a optimus também tem um. Deve de ser mais fácil com um equipamento desses, creio que são baratos.

Offline tiagogala

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
    • therandombit.wordpress.com
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #5 em: 21 de Dezembro de 2011, 12:19 »
Sim, a Optimus também tem:
http://loja.optimus.pt/Particulares/Telemoveis/Detalhe/Huawei/E5830?Elem=34&smodelo=Todos&smarca=Todas&preco=1000&procuro=Todas&filter=&ordena=ci_Preco
Em ubuntu é fácil partilhar a net através de uma ligação ad-hoc, faz-se pelo network-manager, mas tem alguma tendência a dar problemas. Quando descobrir mais detalhes disso faço um tutorial.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #6 em: 21 de Dezembro de 2011, 15:24 »
crias uma rede AD HOC (no xp) no portátil que tem a pen ligada e partilhas a ligação, simples e eficaz

tens ainda a opção de comprar um router com porta USB, os firmwares mais recentes já suportam as pens 3G

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #7 em: 21 de Dezembro de 2011, 18:37 »
E pah, tar a comprar mais um aparelho n keria mto...e 60€ ainda n é assim tão barato!..

Eu por acaso tenho um router smc encostado, mas nem me lembrei de usá-lo com a pen...nem sei se dará!  ?:/ ...

o modelo é este:
SMC Barricade 54Mbps g (SMCWBR14-G2), tem wlan, wan e 4 lans... às tantas era fixe, porque assim smp tinha mais rede wireless mais forte pela casa

Fez-se luz!! lol...estava a imaginar ligar a pen ao router, mas k burrice minha! o router nem tem usb..terei de ligar a pen ao meu portatil, dpx ligar o router ao portatil e o router dpx com o wireless ligado ou um cabo de rede pró segundo portatil!.. :P

Logo já experimento! senao tento um ad-hoc ou um desses programazitos k sugeriram!.. ;)


LATER EDITED:
Acho este equipamento equivalente pra tmn:
Router ZTE MF10
...30€..smp é mais barato.. ninguem tem um de segunda mão k keira vender? :P
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 19:40 por Hugu »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #8 em: 21 de Dezembro de 2011, 19:30 »
Ligação ad-hoc é do mais simples que há...nao precisas de cabos, nem routers extra :)

Se usares o Ubuntu mais recente (11.10) criar uma ligaçai ad-hoc é bem simples tambem...Nos mais antigos nao me lembro bem como era :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #9 em: 21 de Dezembro de 2011, 23:37 »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #10 em: 22 de Dezembro de 2011, 02:16 »
A sharing box da vodafone custa 30 euros e ainda pode fazer de servidor de ficheiros se tiveres uma pen USB com slot para cartao uSD. Não seié se também funciona para TMN ou se vem bloqueada a vodafone. No entanto também tens da TMN ao mesmo preço: http://www.tmn.pt/portal/site/loja/template.PAGE/menuitem.99faf5d49c1325597bd15b10751056a0/?javax.portlet.tpst=8c6fc77b5da404994130ec10751056a0_ws_MX&javax.portlet.prp_8c6fc77b5da404994130ec10751056a0_viewID=view_loja&javax.portlet.begCacheTok=token&javax.portlet.endCacheTok=token&vgnextoid=edae378d4edac210VgnVCM1000005401650aRCRD&vgnextchannel=c635050de9ad8210VgnVCM1000005401650aRCRD&vgnextfmt=default

ya, é o Router ZTE MF10.. até é giro e se alguem tiver um em segunda mão até comprava um co prenda pra mim mm! :P

Tb me perguntei se n haverá routers genéricos, linha branca que permitam dar ou estar deslokeado pra todas a redes e assim conectar qq pen banda larga de kk operadora!...ja andei a ver no ebay e nao encontrei nada do género para pens banda-larga... se alguem sabe ou descobre algo no ebay, k me avise!  8)


Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #11 em: 22 de Dezembro de 2011, 03:22 »
Linha branca não sei, mas sei que existem genéricos da SMC como este: http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/46460/Router-Wireless-N-3G-SMC-SMCWBR11S3GN
Quanto ao router da TMN, se for como a Sharing Box da Vodafone vale bem a pena :) Não acho que 30€ seja caro para o equipamento que é. Não sei se a TMN tem algum sistema de pontos como os pontos do clube Viva da Vodafone. Se tiver e tiveres pontos podes tentar comprar dessa maneira. A minha da vodafone foi pelo clube Viva :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2012, 23:57 »
Pessoal, preciso de ajuda!  :'( :'( :'(

é o segundo fds que eu perco com tentativas falhadas de meter dois portateis ligados "wirelessemente"

Alguém que me possa dar umas dicas vias mns? (msn: aammhhvv@hotmail.com)

A cena é esta:

Portátil A (windows xp, com net via banda larga tmn)
Portátil B (ubuntu e sem net)

Objectivo: criar conexão ahdoc entre os dois portateis e o portátil B poder tb ter net (ou seja, portatil A partilhar net com portatil B)

Duvidas: onde raio crio a ligaçao ahdoc? e como partilho a internet?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Uma pen banda larga vs dois portateis?
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2012, 01:11 »
EU fiz isso este natal mas com o win7 funciona as mil maravilhas isto ate se desligar o pc que depois ao ligar tenho de apagar aquela rede e voltar a criar.

Vai a "gerir redes" ou "ligar a" e tens la a opção para ahdoc das um nome e pass e esta feito, procuras com o outro a rede metes a pass e já tens net.

se precisares de ajuda já sabes.

fica aqui um link que pode ajudar-te http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-vista/Set-up-a-computer-to-computer-ad-hoc-network

ai ate esplica pq de não dar quando se desliga o pc  ;D
Abraço
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 01:18 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte