collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino ou PIC ?  (Lida 15404 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Arduino ou PIC ?
« em: 23 de Julho de 2009, 20:17 »
Boas noites.

Em termos de robótica percebo muito pouco... só vou ter robótica para o ano, até ao 12º ano nunca tive oportunidade de me dedicar à coisa e a vida universitária também não nos dá muito tempo  :P Contudo, quero aprender umas coisas sobre robótica... Isto é, eu sei programar...sei programar em C...e sei programar PIC´s... nomeadamente o PIC18F4520...desde LCD, USART, ADC, PWM, I2C, SPI, interrupções, timers, entre outros... so que aqui toda a gente fala em arduino.... o que eu quero perguntar é: qual o melhor microcontrolador? arduino ou PIC? é que aqui ninguem usa PIC´s....

obrigado!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2009, 21:07 »
Se sabes programar e já sabes usar PICs, então usa PICs :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2009, 21:13 »
Aprende AVR (core do arduino) e depois decide por ti próprio :)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2009, 22:19 »
Hum.. penso que os PIC´s estejam um pouco mais "avançados"... contudo, são mais caros  :P
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2009, 23:14 »
Depende do PIC, depende do AVR, depende da utilizaçao, etc :P

Nao se pode dizer que PIC é mais avançado....cada modelo de PICs tem a sua utilizaçao, e os AVR normalmente andam iguais.....Podem é conhecer mais projectos "avançados" que usem PIC, mas isso nao quer dizer nada :)


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #5 em: 24 de Julho de 2009, 01:02 »
Como já foi dito... Arduino utiliza AVR, que é só um simples concorrente do PIC.

Se já sabes trabalhar com PIC, pk não aproveitares esses recursos e utilizar PIC ?! Se depois quiseres experimentas a concorrência para ver se gostas mais, mas para já utiliza o que conheces que serve perfeitamente ;)

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2009, 01:06 »
Tal como te tinha dito, como já sabes PIC, deves usar PIC. Mas nada te impede de experimentar a concorrência. ;)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2009, 02:48 »
Obrigado por todas as respostas.

Sim, vou ver se começo a fazer umas coisas engraçadas com os PIC´s. Já agora, se alguem precisar de ajuda para trabalhar em PIC´s (preferencia para familia dos 18F) está à vontade  :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2009, 08:49 »
se precisares de ajuda, avisa. eu trabalho com o pic18f4550 e ja trabalhei muito com os 16F
o meu robot está todo feito com o 18f4550, com bootloader por usb.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2009, 13:05 »
ainda vou pedir a alguem para me "gravar" uma pic que eu nao tenho programador ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2009, 13:08 »
ainda vou pedir a alguem para me "gravar" uma pic que eu nao tenho programador ;D

Offtopic: E ele a dar-lhe k os PICs são fêmeas e os AVRs são machos... custa-te muito pensar k se é um uC, é tudo masculino e não "uma" PIC... LOL

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2009, 13:12 »
ARRRRG.....isto é o que dá 3 anos a tratar PIC's por "elas"......agora é complicado habituar-me ao termo correcto :P São os PICs e não as PICs ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2009, 13:15 »
ARRRRG.....isto é o que dá 3 anos a tratar PIC's por "elas"......agora é complicado habituar-me ao termo correcto :P São os PICs e não as PICs ;D
Quando tiveres namorada vou avisa-la que sempre tiveste um fraquinho PELAS PICs.

Quanto a fazer robots com PICs, beirao há quem jure a pés juntos que PICs são mais poderosos e fiáveis por isso, força continua a utiliza-los.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #13 em: 24 de Julho de 2009, 13:23 »
Pois, acho que vou mesmo continuar com os PIC´s  ;D

se precisares de ajuda, avisa. eu trabalho com o pic18f4550 e ja trabalhei muito com os 16F
o meu robot está todo feito com o 18f4550, com bootloader por usb.


Podes indicar-me lojas onde se encontrem PIC´s a bom preço? é que eu programei PIC´s na faculdade, e tenho um simulador (MPLAB+PROTEUS) mas queria comprar para começar a fazer umas especies de robots..:P
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re:Arduino ou PIC ?
« Responder #14 em: 24 de Julho de 2009, 14:16 »
sei programar...sei programar em C...e sei programar PIC´s... nomeadamente o PIC18F4520...desde LCD, USART, ADC, PWM, I2C, SPI, interrupções, timers, entre outros... so que aqui toda a gente fala em arduino.... o que eu quero perguntar é: qual o melhor microcontrolador? arduino ou PIC? é que aqui ninguem usa PIC´s....
obrigado!


Não é verdade que ninguém usa PICs!  aqui fala-se quase exclusivamente em Arduino, porque foi a plataforma de eleição para este pessoal da robótica.

A escolha entre qual usar, depende do trabalho a fazer.

# Se for de aprendizagem, para quem nunca trabalhou com uma plataforma microcontrolada, então Arduino ou PICAXE é a melhor introdução.

# Se for trabalho profissional, então tem que ser o microcontrolador em bruto, pois é o que permite o controlo em tempo real de todo o processamento.

# a decisão entre arquitectura PIC ou AVR, depende dos gostos e dos amigos. Há argumentos para as duas partes, todos ganham.

O melhor é saber trabalhar com as duas. Qualquer profissional que se prese, deve saber trabalhar com várias plataformas. Quanto muito conhecer várias, de maneira a que se aparecer um trabalho obrigatório em uma delas, não se ficar descalço.



Trabalho com todas as séries de PIC, desde os 10 até aos 33.
Em assembler e em C. Principalmente em Assembler.
A escolha da linguagem, também depende do trabalho a fazer. Se usarmos um micro com 256 Bytes de memória de programa, usar um compilador de C é puro suicídio.
De igual forma, pode fazer-se um projecto em Assembler, com 8kByte de programa, com total controlo de processamento e de ciclos. Vivam as interrupções e as máquinas de estado.

Passei por várias plataformas, até estabilizar em PIC, aqui há muitos anos. Inclusivé AVR.
Gostei dos uP Rabbit, bastante interessantes.




É uma escolha pessoal !!

Nada melhor que "passar a mão" por todas!

 ;)