collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Soldar com eléctrodos  (Lida 2572 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Soldar com eléctrodos
« em: 12 de Junho de 2012, 16:05 »
Olá,

Não sei se o assunto se encaixa bem nesta área, preciso de comprar uma estação de solda daquelas que usam eléctrodos mas sinceramente não percebo muito bem do assunto e preciso, no caso de alguém perceber, que me diga aquilo que preciso de ter em atenção na compra.

No Leroy existem lá algumas, umas mais caras que outras consoante a potência pelo que percebi, os eléctrodos têm de ser de acordo com a máquina que comprar não é?

Se me conseguirem dar alguma explicação para escolher um aparelho destes, o objectivo é soldar de vez em quando algumas coisas.. não é para uso diário.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Soldar com eléctrodos
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2012, 17:13 »
Primeiro que tudo, que tipo de metais queres soldar?
Eletrodes só serve quase para soldar ferro, e com pelo menos 1mm de espessura, nesse caso usas eletrodes de 1,5mm ou 2mm a 60A mais ou menos, se for barras de ferro de 2mm para cima é eletrodes de 2,5mm a 80 ou 100A conforme a espessura do ferro.

Actualmente já não encontras praticamente aparalhos antigos que eram simplesmente um transformador gigante, é tudo Inverter, ou seja os aparelhos de soldar são basicamente amplificadores classe D com uma duzia de Mosfets ou IGBT's, comprei em Dezembro um por 300€ que é bastante bom, abaixo desse preço não sei se ficas muito bem servido, se procurares em lojas de ferragem assim mais antigas de certeza que encontras um einhell ou um Baco dos antigos com transformador ai por 80-100€, têm a vantagem de ser muito mais baratos, mas pesam uns 15kg ou mais, mas se é só para usar em casa, não tem problema nenhum de pesar mais.

Aconselho comprares uma luvas de cabedal para soldar, que ajudam muito, depois é começar a praticar, apesar de parecer muito simples, já soldo com eletrodes á mais de 10 anos e só á pouco tempo é que as soldas têm saido mesmo perfeitinhas, que ainda é preciso alguma técnica.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Soldar com eléctrodos
« Responder #2 em: 13 de Junho de 2012, 01:02 »
ah ok, 300€ ainda é bué.. vou ver se encontro as antigas  :D