collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Digitalização 3D  (Lida 2793 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Digitalização 3D
« em: 29 de Agosto de 2021, 17:13 »
Boa tarde,
Alguém tem conhecimento de empresas em lisboa , que façam digitalização de peças para 3D e depois fazer a impressão da mesma? 

Alguma ideia se um custo de uma digitalização em 3D?


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Digitalização 3D
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2021, 19:28 »
Pode-se perguntar que tem de tão especial a peça que não possas fazer photogrammetry em casa? (Assumindo que não é geométrica, senão é ainda mais fácil)
https://all3dp.com/1/best-photogrammetry-software/

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Digitalização 3D
« Responder #2 em: 30 de Agosto de 2021, 08:12 »
de design nao é nada por ai além,  no entanto fiquei  na duvida se com esse método consigo ter as dimensões real  da peça.

A tampa é esta
https://m.avito.ru/moskva/zapchasti_i_aksessuary/kolpak_litogo_diska_3b7601149grb_1967655355?slocation=639940

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Digitalização 3D
« Responder #3 em: 30 de Agosto de 2021, 09:03 »
Lol.
Isso é uma peça "geométrica". Digitalização 3D vai ficar sempre com qualidade inferior a se for feita uma modelação em CAD, que fica com dimensões exactas e facilmente rectificadas se necessário (o que é sempre).

Com a vantagem que podes optimizar certas partes para impressao (aqueles pinos de retenção precisam de reforço para garantir resistência numa impressão)

É  instalar Fusion 360 com licença gratuita e meter mãos à obra.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 09:06 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Digitalização 3D
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2021, 17:10 »
CAD não é uma ferramenta muito intuitiva que se aprenda em casa, mesmo com um curso fica-se com umas luzes... nada como praticar alguns meses (ou anos).
Quanto mais 3D  ???

A peça em si, tem detalhes que um scanner 3D não vai conseguir captar, para isso teria de ser por etapas, e a meu ver como referiu jm_araujo, nunca ficaria com as dimensões corretas (para ajudar é de encaixe).

Dio123, não sei se tens alguma peça contigo para tirar medidas, sempre posso ajudar no que for preciso  ;)

ps: procurei na net por essa peça e ela anda por 45, um bocado abusado por um plástico. Já no site russo que referiste, fica em 7,5 (convertendo a moeda) sem portes.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 17:22 por dropes »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Digitalização 3D
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2021, 17:54 »
CAD não é uma ferramenta muito intuitiva que se aprenda em casa, mesmo com um curso fica-se com umas luzes... nada como praticar alguns meses (ou anos).
Quanto mais 3D  ???

Discordo totalmente. Aprendi CAD (3D) em casa, sem cursos nem background (geometria descritiva e uma semestral de desenho técnico, tudo em papel, não conta, pois não?) , e acho que nunca foi tão fácil aprender como agora. E já convenci amigos a experimentar Fusion360 e apanharam rápido o jeito.

Depois de fazer uma CNC caseira, experimentei bastantes programas de CAD e de CAM até acabar no Fusion360, que é dos mais amigáveis para os não profissionais e apanha-se-lhe rápido o jeito.


PS: O que não é intuitivo é desenho de esquemas e pcbs. É um cabo dos trabalhos ganhar ritmo dos shortcuts e criar simbolos e footprints, e cada um faz à sua maneira. Sempre que saltei de programa parece que se começa de zero...
« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 17:59 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Digitalização 3D
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2021, 23:24 »
 :) Eu só pratiquei CAD no trabalho (arquitectura e consultoria de engenharia) apenas 2D.

Tive curiosidade em desenhar 3D e acabei por aprender em casa, sempre em AutoCAD.
Fusion360 nunca experimentei, será que também se pode gravar em DXF? Um dia destes quando tiver o PC a trabalhar bem, experimento.

obs: minha gráfica pifou e agora tenho uma PCI de 4Megas... nem sequer é acelaradora e meu ambiente de trabalho passou para 16bits a uma resolução deprimente  :-[ entretanto já encomendei outra.

ps: Quanto ao problema de se desenhar PCBs, também concordo contigo, cada novo circuito tem de levar componentes fora das normas, ou inexistente; depois é andar a saltar entre polegadas, milímetros e outros.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Digitalização 3D
« Responder #7 em: 05 de Setembro de 2021, 10:56 »
Entre muitas pesquisas encontrei no face um rapaz que digitalizou a peça e imprimiu, e pelas fotos finais a coisa está top.
No entanto já lhe encomendei a peça, depois é só betumar e pintar a cor da jante.

Para curiosidade de 6 ou 7 emails que enviei a pedir orçamento apenas 1 respondeu emetres em odivelas.


 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Digitalização 3D
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2021, 14:45 »
Isso é tão comum, vale mesmo a pena mandar fazer uma peça dessas, para mais para montar numa jante que aquece bem devido aos travões que estão logo ao lado..
Avr fanboy