collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Servos, motores dc, steper e afins. Qual escolher?  (Lida 8384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Servos, motores dc, steper e afins. Qual escolher?
« em: 06 de Janeiro de 2009, 23:39 »
Entao é assim: se pretendo construir um robot vou precisar dum par de motores. Mas o que devo escolher?? servos?steper?dc?? quais as diferenças? quais as principais aplicaçoes? qual o mais adequado? e quando quiser passar para o self balancing robot posso usar esses mesmos servos??

E placa controladora? preciso? qual? porque?

:)


Nao queria ser chato, mas e onde os compro? de certeza que ja fizeram esse tipo de pesquisas e estao desesperados por partilhar toda a informação

obrigado e participem
:)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Servos, motores dc, steper e afins. Qual escolher?
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2009, 23:51 »
para o balancing robot, se calhar os steppers sao os melhores....

eu aconselho dc....de todos os que utilizei, foi os que gostei mais....tem mais força e mais velocidade....no entanto, tens de fazer uma placa controladora com uma ponte h

da uma vista de olhos no meu projecto, Autobot, que podes ver os meus ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Servos, motores dc, steper e afins. Qual escolher?
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2009, 23:56 »
Sim senhor.. como tinha dito no PM em que te convidei a abrir o post, isto dá pano para mangas... camisolas... fato inteiro.

Basicamente um Servo é um mini motor DC com controlador, serve para ter precisão em rotações de 0º a 180º e quando alterados para rotação continua perdem precisão de velocidade logo não são boa aplicação para locomoção que exija precisão. São excelentes pelo baixo preço e facilidade de aplicação pois não exigem placa de controlo (são de baixos Amperes).

Motores DC, de boa precisão varia de motores para motores e exigem sempre uma placa de controlo, normalmente chamada de ponte H (h-bridge) o nome deriva do formato do esquema eléctrico. Tem contudo pouca precisão para baixas velocidades ou pequenos movimentos mas são mais fáceis de controlar que os motores Steppers. Atigem facilmente altas rotações!

Motores Steppers, de excelente precisão quer a baixas ou altas velocidades contudo não permitem grandes velocidade de rotação. Destingem-se dos outros pelo seu elevado poder de torque (força que impede o movimento não intencionado) e pela precisão de baixa velocidade (steppes de cerca de 1,8º (graus de rotação) de precisão mas varia de motores para motores. Exigem um controlo de locomoção mais cuidadoso que exigem mais processamento.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Servos, motores dc, steper e afins. Qual escolher?
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2009, 23:58 »
um colega meu tinha uns motores dc da maxon que tinham uma precisao soberba tanto em baixas rotaçoes como altas....mas o preço estraga tudo :P