collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mercado de robótica  (Lida 4504 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Mercado de robótica
« em: 25 de Dezembro de 2010, 23:45 »
Não estou muito informado sobre esse desenvolvimento. Qual o curso superior que mais se aproxima da pesquisa em robótica? Como está o mercado de trabalho em Portugal? Os rendimentos são bons?

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Mercado de robótica
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2010, 02:58 »
Talvez engenharia electrotecnica.. Rendimentos ainda nao sei:)

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: Mercado de robótica
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2010, 03:49 »
Diria engenharia electrotécnica, electromecânica ou mecatrónica. É uma questão de tentares saberes as cadeiras que há nesses cursos ;)
De mercados e rendimentos não te posso ajudar :-\

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Mercado de robótica
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2010, 11:43 »
Mecatrônica é mais a nível industrial, robótica sim mas mais com automatismos grandes uma vez que bases de electrónica são poucas ou nulas como no meu caso..  Electrotecnia pelo o que sei é praticamente a base de electrónica tendo também as noções de um Mecatrônico...

com ambas as áreas consegues dedicar-te a mesma vertente mas pelo o que vejo tem algumas diferenças em nível de conhecimentos (mecatrônico mais forte em mecânica e electrotecnia mais forte em electrónica)....
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Mercado de robótica
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2010, 15:09 »
Estava a pensar algo na UC. Encontrei na internet http://www.isr.uc.pt/home.php . Como quero área de pesquisa, esse seria um dos bons locais. Alguém tem mais informações?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Mercado de robótica
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2010, 15:17 »
Isto é um assunto sempre muito "discutivel"... Porque para além de a robótica se dividir em várias vertentes, existem cursos com o mesmo nome que se dedicam a áreas um pouco diferentes... Na realidade que eu conheço, Engenharia Electrotécnica, temos dois ramos: 1) Energia e Automação; 2) Eléctronica e Telecomunicações. Esta distinção a nivel de cadeiras e praticamente so de um ano.. portanto, ficamos sempre com uma boa base de electronica digital, electronica analogica, máquinas electricas, programação (em C), instrumentação, entre outros. A nivel de robotica, é mais robotica de manipulação.. robotica movel é no mestrado.

Contudo, achas que deves escolher entre duas áreas distintas: electronica e mecanica. Ou seja, acho que um bom percurso para robotica seria: Engenharia Electronica/Electrotecnica + Mestrado em Sistemas Roboticos por exemplo. Assim ficas com todas as bases de electronica e depois sabes como aplicá-las em robotica...

Digo eu! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Mercado de robótica
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2010, 16:26 »
Qual universidade está melhor actualmente para engenharia electrotécnica?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Mercado de robótica
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2010, 17:38 »
Qual universidade está melhor actualmente para engenharia electrotécnica?

Epa.. isso é muito relativo! :P Depende de muitos factores.. eu conheço uma realidade, outro pessoal conhece outras realidades e não íamos chegar aqui a uma consenso.. ;) Podes procurar pensando quais as unviersidades que ficam mais perto de casa por exemplo (caso queiras ficar ao pe de casa)..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Mercado de robótica
« Responder #8 em: 26 de Dezembro de 2010, 17:59 »
Qual universidade está melhor actualmente para engenharia electrotécnica?

Epa.. isso é muito relativo! :P Depende de muitos factores.. eu conheço uma realidade, outro pessoal conhece outras realidades e não íamos chegar aqui a uma consenso.. ;) Podes procurar pensando quais as unviersidades que ficam mais perto de casa por exemplo (caso queiras ficar ao pe de casa)..

Beirão, tenho que discordar um bocadinho contigo, não quer dizer que sejam as melhores mas há rankings. E as duas melhores segundo esses rankings em Portugal são a FEUP e o IST, eu ando na FEUP e gosto quanto às outras não posso falar, eu não posso dizer que a FEUP é melhor que as outras pois nunca lá andei, mas acredito que seja bem pior que o MIT ou CMU e mais nunca andei nestas duas!

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Mercado de robótica
« Responder #9 em: 26 de Dezembro de 2010, 18:25 »
Andei a teclar no google e gostei da FEUP. O que andas a fazer lá? Achas o departamento de pesquisa avançado? Tenho grande interesse em área de pesquisa.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Mercado de robótica
« Responder #10 em: 26 de Dezembro de 2010, 18:43 »
Na FEUP, normalmente, condições de trabalho e dinheiro é coisa que não falta e há imensos projectos em que podes trabalhar logo desde inicio. Estou em Electrotécnica com especialização em Robótica!

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Mercado de robótica
« Responder #11 em: 26 de Dezembro de 2010, 20:22 »
Ainda faltam uns anos (sou um pouco novo), mas irei estudar as condições para estudar na FEUP.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Mercado de robótica
« Responder #12 em: 26 de Dezembro de 2010, 23:23 »

Qual universidade está melhor actualmente para engenharia electrotécnica?

Epa.. isso é muito relativo! :P Depende de muitos factores.. eu conheço uma realidade, outro pessoal conhece outras realidades e não íamos chegar aqui a uma consenso.. ;) Podes procurar pensando quais as unviersidades que ficam mais perto de casa por exemplo (caso queiras ficar ao pe de casa)..

Beirão, tenho que discordar um bocadinho contigo, não quer dizer que sejam as melhores mas há rankings. E as duas melhores segundo esses rankings em Portugal são a FEUP e o IST, eu ando na FEUP e gosto quanto às outras não posso falar, eu não posso dizer que a FEUP é melhor que as outras pois nunca lá andei, mas acredito que seja bem pior que o MIT ou CMU e mais nunca andei nestas duas!

Isso sem dúvida.. Mas o que eu quis dizer, é que não conseguimos chegar a um consenso da "melhor" ou é "aquela" a universidade para onde deves ir.. Isto porque cada um conhece uma realidade, e o que para mim podem ser condições altamente para ti podem não ser, e vice-versa.. Mas é claro, que a FEUP e o IST estão num patamar muito bom!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein