collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: AJUDA (osciloscópio)  (Lida 17451 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #15 em: 09 de Fevereiro de 2010, 22:15 »
pessoal vou ter de escolher o primeiro o owon porque o uni-t não tem garantia, quer dizer tem mas tem de ir para a china e depois não me pagam os portes e é só 12 meses. o outro é na Grã-Bretanha  e são 3 anos.


Rappa

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #16 em: 13 de Fevereiro de 2010, 16:22 »
boas!

mandei vir ontem o bicho, deve chegar segunda... espero eu :) depois quando vier eu digo algo :)

Rappa

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #17 em: 14 de Fevereiro de 2010, 01:53 »
Ya, força, depois fazes aí uma review do osciloscópio para o pessoal :).

Offline naf18

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #18 em: 31 de Março de 2010, 13:33 »
Boas,

Chegas-te a comprar algum dos osciloscópio? Eu estou também a pemsar comprar um e gostava de saber se tens alguma experiencia para partilhar, não só das caracteristicas o aparelho em si mas também da compra, tipo tempo de envio e outras coisas que aches relevantes.

Com os Melhores Cumprimentos
Naf18
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 13:35 por naf18 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #19 em: 31 de Março de 2010, 17:28 »
Compras um destes aqui nesta loja:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.30573

E depois lês este tutorial e ficas com um osciloscópio de 100Mhz:
http://hackaday.com/2010/03/10/50mhz-to-100mhz-scope-conversion/
Avr fanboy

Offline naf18

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #20 em: 31 de Março de 2010, 19:41 »
Mas isso vai parar na alfandega de certeza. Os outros vinham da europa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #21 em: 31 de Março de 2010, 21:02 »
Sempre ouvi falar bem da dealextreme, nunca ninguem se queixou de parar na alfandega e os portes são oferta, e os Rigol têm muito boa fama mesmo.
Tenho um colega de curso que já comprou um e não parou nada na alfandega e veio da Deal Extreme.
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #22 em: 01 de Abril de 2010, 01:53 »
Isso da alfandega, para uma caixa desse tamanho e com esse valor, é mesmo sorte... tanto pode parar como nao parar... Mas eu, pessoalmente, nao arriscava, até porque caso pare pagas logo mais uns quantos €€€

Offline naf18

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #23 em: 01 de Abril de 2010, 11:05 »
Por isso é que eu gostava de ouvir alguém que tem experiência em mandar vir da Europa. Rappa sempre chegas t a mandar vir?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #24 em: 01 de Abril de 2010, 21:33 »
Agora ainda é mais fácil passar dos 50Mhz para os 100Mhz.
http://hackaday.com/2010/03/31/update-50mhz-to-100mhz-scope-conversion/

Offline Carlos Magno Wanderley

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #25 em: 08 de Abril de 2010, 00:26 »
hummm.... pois é, não tinha reparado nisso. Ainda é uma boa diferença.
Entretanto medi a diagonal do meu osciloscópio, que é um osciloscópio "normalíssimo", e tem 13cm de diagonal, ou seja 1,5cm mais pequeno que o 2º (o de menor resolução). Agora não sei é se 320x240px ficam com boa definição nesta área. Já usei uns Tek topo de gama (aquilo fazia 2.5GS/s) portáteis deste género mas não sei qual era a resolução do ecran.

Update: estive a ver os Tek (são dos melhores do mundo) e a gama mais baixa (que vai a mais de 2000€) tem toda ecrans de 320x240. http://www.tek.com/products/oscilloscopes/tds1000_tds2000/
Por isso é que eu gostava de ouvir alguém que tem experiência em mandar vir da Europa. Rappa sempre chegas t a mandar vir?
Carlos Magno precisa de aulas de Osciloscopio, onde encontra

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #26 em: 08 de Abril de 2010, 00:34 »
És de que zona?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #27 em: 15 de Abril de 2010, 12:00 »
Bom, deu-me um vaipe e comprei o Rigol de 50MHz, chegou-me às mãos há minutos :)
Comprei na Batronix.com, por cerca de 490€ com envio incluindo. Mais caro que na
dealextreme claro, mas vem da Alemanha e portanto não há crise com alfandegas, e o
suporte será mais fácil e pareceu-me ser bom. Aproveitei o "free shipping" para mandar
vir também um bom multimetro que o meu já tem mais de 10 anos.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #28 em: 17 de Abril de 2010, 14:36 »
E o que achas desse osciloscópio Njay? Podes fazer uma "review" para nós? :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #29 em: 17 de Abril de 2010, 16:40 »
Olha, o osciloscópio é bem melhor do que eu esperava. Não sou grande entendido em osciloscópios mas já usei alguns DSO quase topo de gama da Tektronix (tipo 5GS/s, 1GHz de largura de banda, etc), e a 1ª coisa que me surpreendeu é que este menino parece fazer quase tudo o que fazem os outros que já experimentei, no que toca a funcionalidade. A própria interface é muito intuitiva, não tive nenhum problema em usá-lo e ainda nem olhei para o manual, mas isto pode ser porque já mexi noutros osciloscópios do género e este é funcionalmente muito muito similar. Tem até algumas características de usailidade que não me lembro de ver nos outros Tek, como os botões que rodam também darem para carregar; por exemplo o botão de ajuste de offset da onda faz "reset" ao offset, sendo assim muito fácil e rápido voltar a por o sinal "centrado" depois de termos andando a "brincar" com ele para baixo e para cima.

Como tem "auto ajuste" basta meter o sinal que queremos analizar (se for periódico), carregar no botão auto, e num segundo temos a melhor visão possível do sinal, ele auto-ajusta a escala de tempo e tensão, e ainda tem um "shortcut" para mostrar apenas um periodo da onda, vários periodos, etc. Muito bom. Como tem muita memória também permite estar a ver uma onda e depois "congelar" e fazer um zoom enorme.

Depois de o ter encomendado é que andei a dar uma vasculhada na net e encontrei mais videos sobre este Rigol, do mesmo bacano do video do hack 50MHz -> 100MHz, e o gajo, que é um tipo com experiência, diz muito bem deste. Ele tem até um video em que abre o osciloscópio e fala sobre a boa qualidade de construção e dos componentes. Também é curioso que este osciloscópio usa chips ADC over-clocked! Tem as versões de 40MHz duns ADC da AnalogDevices e usa-os a 100MHz :D.


http://www.eevblog.com/2009/04/05/eevblog-1-rigol-ds1052e-oscilloscope-reviwed/ (review do Dave)
http://www.eevblog.com/2009/07/19/eevblog-19-rigol-caught-with-their-pants-down/ (o Dave fala no overclock dos ADCs)
http://www.eevblog.com/2009/10/12/eevblog-37-rigol-ds1052e-oscilloscope-teardown/ (o Dave expõe-lhe as entranhas)

O ecran também é um pouco melhor do que eu pensava. Pela resolução das specs não parecia grande coisa mas na prática é perfeitamente adequado, e tem um aspecto também ligeiramente maior do que esperava.

Há 2 coisas que não gosto nele, sendo a principal o facto de ter uma ventoínha lateral e portanto faz algum barulho (e que por acaso até é também a única desvantagem que o Dave do blog aponta). Por ter ventoínha podia-se pensar que deve ser porque aquece muito mas não, já o tive ligado umas 2 horas e não aqueceu nada de especial, pouco se notava.
A outra, e que é um aspecto "menor" e até corrígivel com novo firmware, é que acho o 1º nível de menus às vezes um pouco confuso, isto é, deviam ter um design melhor, as separações entre opçoes deviam ser um pouco mais "nitidas". Os botões estão mesmo ali ao lado das opções e não há que enganar, mas não estando habituado, às vezes, alí por 1 ou 2 milisegundos, fico ligeiramente baralhado sobre em que estado está a opção. É uma questão puramente gráfica.

É pequeno e leve e portanto transporta-se facilmente, e tem uma pega robusta... agora já posso levá-lo para fora de casa :), coisa que é quase impensável fazer com o meu Kiotto analógico de 20MHz (é maior que uma mini torre de PC). E 50MHz de largura de banda (com os famosos 1GS/s) é uma óptima melhoria face ao Kiotto, e será melhor ainda quando o transformar num de 100MHz ;). Acho que o meu Kiotto vai "encostar à box" porque não estou a ver nada que eu precise que o Rigol não faça...

Tou super contente com ele, e mesmo que fique "só" a 50MHz (que para o que eu faço chega e sobra) acho que é um aparelho impecável e recomendo 8) .

Actualização:
Encontrei outro video do Dave:

eevblog-77-rigol-ds1052e-ds1102e-oscilloscope-hack-update/

Na versão mais recente do firmware do Rigol, "02.04", já foi cortada a possibilidade de fazer o hack, impedindo a mudança do "model number".
No entanto, é possível fazer downgrade para uma versão anterior, fazer o hack, e voltar a fazer o upgrade, ficando o hack activo mesmo no firmware mais recente. No video, para poder fazer o hack, o Dave faz downgrade para a versão "02.02 SP2", que é a versão do firmware que está actualmente no meu :)

O "sarilho" da Rigol deve ser que, como o hardware é exactamente igual no modelo de 50MHz e no de 100MHz, a única maneira que o firmware tem de saber qual é o modelo é pelo nº do modelo que fica escrito algures numa EEPROM, e portanto, qualquer firmware "posterior" tem que acreditar no nº do modelo que já está gravado no aparelho. Eles só se vão safar disto se alterarem o hardware de forma a que o firmware saiba realmente em que modelo está a correr.
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 02:38 por Njay »