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Autor Tópico: DC Motor breaking  (Lida 14379 vezes)

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Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #15 em: 28 de Março de 2015, 00:05 »
dropes: força com essa simulação ;)
working on that

Até agora só consegui capturar 300ms e colocar em excel para ser apresentado em gráfico.
Amanhã já testo um motor sem acordar ninguém  :)

Offline Hugu

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Re: DC Motor breaking
« Responder #16 em: 28 de Março de 2015, 12:57 »
no meio desta lengalenga toda ainda nao descubri qual era o motor em causa!..

starrider: podias colocar o datasheet do motor? (tvz o tipo da aplicaçao tb ajudava...se é indor, outdor, dentro duma caixa ao ar livre, tem ventilação forçada? vai trabalhar em ambientes quentes?.. alimentação AC, DC ?)

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #17 em: 28 de Março de 2015, 13:17 »
Teste de 400ms, a azul a corrente de arranque, a vermelho a corrente de travagem numa resistência de 1ohm:


StarRider

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Re: DC Motor breaking
« Responder #18 em: 28 de Março de 2015, 14:50 »
Teste de 400ms, a azul a corrente de arranque, a vermelho a corrente de travagem numa resistência de 1ohm:



Boas,

Excelente trabalho ! ! ! !

Essa escala da corrente é em miliamps ?

Abraços,
PA

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #19 em: 28 de Março de 2015, 16:00 »
Sim, estão em miliamperes  :)

Tive de colocar um divisor para não ultrapassar o limite do ADC (1023) pois o motor debita perto de 5A no arranque e teria de colocar uma resistência mais baixa para medir a corrente. (o divisor manteve-se nas duas medições)

Tive em atenção o valor da resistência para medir o arranque e travagem de forma a não influenciar os resultados, daí ter sido calibrado com multímetro em relação ao medido pelo ADC.

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #20 em: 29 de Março de 2015, 21:58 »
Aproveitando o balanço, aqui vai um desenho que acabei de fazer, trata-se de um "dínamo" em que o núcleo é constituído por um íman, mantendo-se este em rotação segundo a seta que está em cima.
À volta tem uma bobina com os respetivos terminais.

A questão é, qual a corrente de saída, AC ou DC ?



Este exemplo foi-nos dado o ano passado durante uma "formação de electrónica", meus 24 colegas + 2 "formadores" discordaram da minha resposta...  ???

Offline artur36

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Re: DC Motor breaking
« Responder #21 em: 29 de Março de 2015, 23:33 »
Posso estar a dar uma grande calinada mas cá vai:

Assumindo o campo magnético como homogéneo, o sentido de rotação em relação à polaridade do íman não causa alterações da intensidade do campo pelo que não se induziriam correntes nos enrolamentos, pois estes veriam um campo magnético estático.
Se olhar-mos para o caso partido do motor de indução com rotor de gaiola de esquilo vemos isso, o rotor nunca atinge a velocidade de sincronismo, porque ao atingir esta deixam de existir correntes induzidas no rotor e este perde o magnetismo, deixando por isso de puder acompanhar o campo girante...

Na realidade como nada é prefeito o campo magnético não seria homogéneo pelo que iria provavelmente existir uma pequena tensão à saída dos enrolamentos mas sempre alternada (é claro que como o condutor também não seria perfeito e como tal a sua resistência iria reduzir ainda mais essa tensão).

P.S.: Porquê "corrente contínua"? Se o efeito de indução só existe na presença de um campo magnético de intensidade e polaridade variável a polaridade da tensão induzida acompanhará sempre esta variação, logo nunca existiria "corrente contínua" mas sempre "corrente alternada".

P.S.2: coloquei corrente contínua e corrente alternada entre aspas por preferir sempre usar termos em português quando estes existem, no entanto neste conceito misturar o termo corrente é "esquisito" pois como temos um circuito aberto apenas se induz tensão e não corrente

Offline artur36

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Re: DC Motor breaking
« Responder #22 em: 29 de Março de 2015, 23:39 »
P.S.3: observando novamente o desenho não se percebe se o circuito é aberto ou fechado, caso seja um circuito fechado na eventualidade de existir força electromotriz induzida circularia uma corrente no circuito que segundo as leis da electricidade por causa da inductância tenderá a ser constante em intensidade  e sentido, se o movimento do íman for também ele constante, no entanto a tensão será sempre em "corrente alternada" (AC) como pressuposto no meu posto anterior

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #23 em: 30 de Março de 2015, 00:49 »
Obrigado pela resposta @artur36, esperarei por mais antes de dar a minha, não te surpreendas  ;)

Coloquei um circuito em aberto e tens razão quanto à corrente, não pode ser medida desta forma, por isso parte do principio que a tensão é alterna ou continua, a questão mantém-se.

Online jm_araujo

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Re: DC Motor breaking
« Responder #24 em: 30 de Março de 2015, 10:05 »
DC... de 0V (se é 0, não alterna :P)
Não há variação do campo, não há correntes induzidas (partindo do principio que o imã desenhado gera um campo uniforme e na polaridade indicada no desenho)
Uma experiência prática pode apresentar uma corrente alternada se essa uniformidade não se verificar.


Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #25 em: 30 de Março de 2015, 14:07 »
Concordo totalmente com vossas respostas, afinal não estou sozinho, ufa  ::)
Se não há variação de campo magnético então a corrente é 0, nem AC de DC.

O que me foi explicado, foi:
- Um dínamo de bicicleta é realizado desta forma
- Como o norte está em cima e o sul está em baixo, a corrente é continua

Um grande disparate que não quis dar continuidade à discussão para não atrasar a matéria...
Existem de facto dínamos em que a corrente é continua (acima de 0V), isto deve-se à forma como as bobines estão dispostas assim como os ímans dos rotor, entretanto não são aplicados em bicicletas.

Online jm_araujo

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Re: DC Motor breaking
« Responder #26 em: 30 de Março de 2015, 14:19 »
Num dínamo a corrente só é DC se tiver um comutador (como um motor de escovas) ou díodos, senão é AC.
O rotor de um dínamo é realmente um íman cilíndrico, mas os polos não são opostos na direção axial mas sim transversal.

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #27 em: 30 de Março de 2015, 14:35 »
Num dínamo a corrente só é DC se tiver um comutador (como um motor de escovas) ou díodos, senão é AC.
Também pensava assim, mas existem dínamos com tensões sempre acima ou igual a 0V sem escovas ou rectificação.
Muito procurei na altura...

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O rotor de um dínamo é realmente um íman cilíndrico, mas os polos não são opostos na direção axial mas sim transversal.
Certo

Online jm_araujo

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Re: DC Motor breaking
« Responder #28 em: 30 de Março de 2015, 14:39 »
Também pensava assim, mas existem dínamos com tensões sempre acima ou igual a 0V sem escovas ou rectificação.
Citar
Essa nunca vi, mostra lá

Offline dropes

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Re: DC Motor breaking
« Responder #29 em: 30 de Março de 2015, 15:09 »
Também pensava assim, mas existem dínamos com tensões sempre acima ou igual a 0V sem escovas ou rectificação.
Essa nunca vi, mostra lá

Não encontro de momento nada relacionado no meu PC, minha net está lentinha e não te consigo mostrar nada por enquanto...  :-\