collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"  (Lida 13544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"
« Responder #30 em: 30 de Setembro de 2015, 19:04 »
Bem, meu conhecimento em C pra ser sinsero, não sei oque te dizer cara até pq comecei a estudar mesmo um livro de liguagem de programação em C a 3 dias. E meu real objetivo com esse projeto é fazer um braço robótico que se mova de acordo com meus movimentos. Ou seja, eu poderia usar pontenciometro no lugar dos acelerômetros, mas isso ficaria com imprecisão. E os acelerômetro são bem melhores!

Deu pra entender algo? kkk

Sim deu para entender tudo, com já suspeitávamos os teus conhecimentos AINDA não são suficientes para um projecto deste tipo. Isto não é mau, apenas indica que tens de aprender mais, tens de começar pelo básico da linguagem de programação e ir evoluindo a partir daí.
Não se constrói uma casa começando pelo telhado mas sim pelas suas fundações, se as fundações não estiverem bem feitas começaram a surgir problemas mais tarde que no extremo podem levar a casa a ruir, é o que está a acontecer contigo não tens as fundações necessárias e como tal estás a cometer erros nas coisas mais básicas e não os consegues resolver sozinho apesar do compilador indicar explicitamente quais são, se continuares a insistir neste projecto sem regressar às fundações do código vais chegar a um extremo em que vais ficar desmotivado e desistir da electrónica e de microcontroladores.
Não estou a dizer para esqueceres este projecto, o que tens de fazer é arrumá-lo durante algum tempo, mas sem nunca o esquecer, e dedicares algum tempo a estudar a linguagem C e a lógica de programação Arduino. Não é nenhum bicho de 7  cabeças e depois de compreenderes bem os blocos básicos da linguagem perceberás que o céu é o limite.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"
« Responder #31 em: 30 de Setembro de 2015, 19:25 »
Entretanto como o Senso já alertou essa ideia tem alguns problemas, este projecto tem algum fim específico ou é só mesmo para "entretenimento" pessoal?
É que o que à partida parece simples não o é, os acelerómetros não te darão um deslocamento físico mas apenas um valor de aceleração que depois tens de transformar num vector de deslocação (distância e ângulo). Para simulares algo parecido com um braço humano (penso que seja isso que queres pois queres ir buscar directamente o movimento à posição do teu braço) irás precisar de no mínimo 6 eixos, para ser uma "cópia" fidedigna precisas de 7 que são os que o braço humano possuí, e tens de ter em conta que os sensores a usar para medir este movimento teriam de ser colocados em diferentes locais do braço e que o sensor do pulso por exemplo irá captar todos os movimentos dos "eixos" mais atrás que se não forem filtrados resultam em "ruído" sobreposto ao que queres realmente medir.

Trabalhei em ambiente industrial com um braço robótico destes e posso-te dizer que o firmware que eles possuem tem de ser muito complexo mesmo:


Poderias eventualmente reduzir o número de eixos para 3 e fazer algo deste género:

Este poderia em teoria ser controlado por apenas um acelerometro de 3 eixos colocado na palma da mão mas terias de garantir que este se encontraria sempre "paralelo ao chão" para garantir medições correctas e de alguma cinemática inversa para transformar estas medições nos movimentos necessários dos motores para que o actuador no fim do braço robótico se colocasse na posição desejada. Novamente muito acima das capacidades que tens agora.

Isto não é de todo dizer para parares, muito pelo contrário, deves interpretar como um incentivo para aprenderes para que num futuro próximo já tenhas as capacidades necessárias.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"
« Responder #32 em: 30 de Setembro de 2015, 19:32 »
Entretanto não sei que livro estás a ler mas se quiseres um bom livro sobre linguagem C em português posso-te recomendar o mesmo que me foi recomendado, "Linguagem C" de Luís Damas.
No Brasil uma pesquisa rápida apareceu aqui http://www.saraiva.com.br/linguagem-c-10-edicao-2007-1568252.html mas se for como em portugal qualquer grande superficie que venda tecnologia e tenha secção de livraria tem. Também se encontra em formato "e-book" nos locais habituais...

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"
« Responder #33 em: 30 de Setembro de 2015, 23:12 »
Obrigado mesmo por toda ajuda que me foi dada e conselhos. No inicio achei ruim, tipo fiquei meio que me achando burro, mas eu reconheço que não tenho tal conhecimento. Obrigado a todos!

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Como posso ligar 3 acelerometro MMA7361 em apenas um "Arduino MEGA"
« Responder #34 em: 30 de Setembro de 2015, 23:14 »
Vou parar por um momento não com o projeto em si, apenas com a programação. Tentar achar uma solução para usar potenciometro de uma maneira mais precisa em vez do acelerômetro!